Exercícios sobre Renascimento comercial e urbano
Leia o trecho a seguir e responda à questão:
Ao norte, […], uma ampla confederação comercial, que rapidamente adquire também força política, domina as trocas num amplo raio de ação […]. No final do século XIII ela estende sua influência desde Flandres e Inglaterra até o norte da Rússia.
LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 69.
O trecho acima fez menção a uma associação comercial que surgiu na Europa com o renascimento do comércio. O trecho faz referência:
a) às cidades italianas.
b) às feiras que surgiram na região de Champagne.
c) aos comerciantes de Rus.
d) à Liga Hanseática.
e) aos banqueiros flamengos.
LETRA D
A Liga Hanseática, também conhecida como Hansa Teutônica, é o nome da confederação comercial que se formou no norte da Europa. Ela surgiu como uma associação comercial no século XII e se transformou em uma associação de cidades a partir do século XIV. Entre as cidades que faziam parte dessa associação estão Hamburgo, Bruges, Londres, Lübeck, entre outras.
A partir do século XII, organizaram-se as feiras de Champagne, que eram realizadas anualmente nessa região da França e que reuniam os principais comerciantes da Europa. Eram um ponto de encontro importante e um empreendimento comercial significativo que cresceu graças a importantes incentivos realizados pelos condes locais. As feiras de Champagne eram realizadas nos seguintes locais, EXCETO:
a) Provins.
b) Troyes.
c) Bar-sur-Aube.
d) Marseille.
e) Lagny.
LETRA D
A cidade de Marseille (Marselha, em português) não está na região de Champagne, portanto não sediava as feiras de Champagne. A cidade de Marseiile estava localizada na região de Provence e também possuía um comércio muito forte, mas mais relacionado com a navegação marítima, uma vez que é uma cidade litorânea.
O aumento da produção agrícola na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média é um dos principais fatores para entendermos o crescimento populacional que se passou na Europa medieval. Esse crescimento populacional tem relação direta com o desenvolvimento do comércio, mas também com o surgimento de grandes cidades na Europa. No período da Baixa Idade Média, a maior cidade existente na Europa era:
a) Londres.
b) Barcelona.
c) Veneza.
d) Florença.
e) Paris.
LETRA E
Segundo o historiador Jacques Le Goff, na Baixa Idade Média, Paris era a maior cidade europeia e a única com uma população de cerca de 200 mil habitantes. Cidades como Florença e Veneza também possuíam populações expressivas, alcançando cerca de 100 mil habitantes. Barcelona possuía cerca de 50 mil habitantes, enquanto Londres tinha cerca de 60 mil habitantes.
A respeito do Renascimento urbano e comercial na Europa durante a Baixa Idade Média, selecione a alternativa INCORRETA.
a) Os historiadores falam que muitas pessoas se mudavam para as cidades para fugir das obrigações feudais.
b) Já na Baixa Idade Média, a população urbana ultrapassou a população rural.
c) O comércio na Europa medieval ganhou um grande impulso por meio das rotas marítimas.
d) Um fenômeno que foi percebido com o Renascimento comercial foi o encarecimento das mercadorias.
e) Com o crescimento urbano e comercial, o poder das cidades foi progressivamente se transferindo de bispos para os burgueses, os habitantes dos burgos.
LETRA B
Apesar do notável crescimento urbano a partir da Baixa Idade Média, a maioria da população europeia ainda vivia nas zonas rurais. Somente cerca de 20% da população europeia vivia nas cidades. A Europa medieval era, portanto, um mundo ruralizado.