Exercícios sobre Renascimento comercial e urbano

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos a respeito do Renascimento comercial e urbano, que aconteceu na Europa durante a Baixa Idade Média e causou mudanças significativas. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Leia o trecho a seguir e responda à questão:

Ao norte, […], uma ampla confederação comercial, que rapidamente adquire também força política, domina as trocas num amplo raio de ação […]. No final do século XIII ela estende sua influência desde Flandres e Inglaterra até o norte da Rússia.

LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 69.

O trecho acima fez menção a uma associação comercial que surgiu na Europa com o renascimento do comércio. O trecho faz referência:

a) às cidades italianas.

b) às feiras que surgiram na região de Champagne.

c) aos comerciantes de Rus.

d) à Liga Hanseática.

e) aos banqueiros flamengos.

questão 2

A partir do século XII, organizaram-se as feiras de Champagne, que eram realizadas anualmente nessa região da França e que reuniam os principais comerciantes da Europa. Eram um ponto de encontro importante e um empreendimento comercial significativo que cresceu graças a importantes incentivos realizados pelos condes locais. As feiras de Champagne eram realizadas nos seguintes locais, EXCETO:

a) Provins.

b) Troyes.

c) Bar-sur-Aube.

d) Marseille.

e) Lagny.

questão 3

O aumento da produção agrícola na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média é um dos principais fatores para entendermos o crescimento populacional que se passou na Europa medieval. Esse crescimento populacional tem relação direta com o desenvolvimento do comércio, mas também com o surgimento de grandes cidades na Europa. No período da Baixa Idade Média, a maior cidade existente na Europa era:

a) Londres.

b) Barcelona.

c) Veneza.

d) Florença.

e) Paris.

questão 4

A respeito do Renascimento urbano e comercial na Europa durante a Baixa Idade Média, selecione a alternativa INCORRETA.

a) Os historiadores falam que muitas pessoas se mudavam para as cidades para fugir das obrigações feudais.

b) Já na Baixa Idade Média, a população urbana ultrapassou a população rural.

c) O comércio na Europa medieval ganhou um grande impulso por meio das rotas marítimas.

d) Um fenômeno que foi percebido com o Renascimento comercial foi o encarecimento das mercadorias.

e) Com o crescimento urbano e comercial, o poder das cidades foi progressivamente se transferindo de bispos para os burgueses, os habitantes dos burgos.

respostas
Questão 1

LETRA D

A Liga Hanseática, também conhecida como Hansa Teutônica, é o nome da confederação comercial que se formou no norte da Europa. Ela surgiu como uma associação comercial no século XII e se transformou em uma associação de cidades a partir do século XIV. Entre as cidades que faziam parte dessa associação estão Hamburgo, Bruges, Londres, Lübeck, entre outras.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A cidade de Marseille (Marselha, em português) não está na região de Champagne, portanto não sediava as feiras de Champagne. A cidade de Marseiile estava localizada na região de Provence e também possuía um comércio muito forte, mas mais relacionado com a navegação marítima, uma vez que é uma cidade litorânea.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

Segundo o historiador Jacques Le Goff, na Baixa Idade Média, Paris era a maior cidade europeia e a única com uma população de cerca de 200 mil habitantes. Cidades como Florença e Veneza também possuíam populações expressivas, alcançando cerca de 100 mil habitantes. Barcelona possuía cerca de 50 mil habitantes, enquanto Londres tinha cerca de 60 mil habitantes.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

Apesar do notável crescimento urbano a partir da Baixa Idade Média, a maioria da população europeia ainda vivia nas zonas rurais. Somente cerca de 20% da população europeia vivia nas cidades. A Europa medieval era, portanto, um mundo ruralizado.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas