Exercícios sobre a República de Weimar
(PUC-MG) A crise econômica e a instabilidade político-social que dominaram o cenário alemão durante a República de Weimar (1913-33) apresentaram como desdobramento:
- a afirmação dos princípios morais tradicionais e a frugalidade dos costumes, impedindo a adoção de um estilo de vida desregrado e hedonista.
- a ascensão dos segmentos intermediários da sociedade, beneficiados com o surto especulativo e a inflação galopante.
- a elevação dos investimentos internos, reduzindo o nível de desemprego, notadamente no início da década de 1930.
- a consolidação do Partido Social-Democrata no poder, favorecido pelo caos da economia e pelos termos impostos pelo Tratado de Versalhes.
- a fragilização das instituições democráticas, abrindo caminho para a difusão de ideologistas radicais de cunho totalitário.
Letra E. O resultado principal dos problemas econômicos e sociais durante a República de Weimar foi o surgimento do nazismo como possível solução.
A República de Weimar foi marcada também por uma série de tentativas de golpes e ações revolucionárias que tinha por objetivo por em prática os projetos políticos dos grupos que protagonizavam estas ações. Frente a isso, indique a alternativa incorreta:
- Putsch de Munique, em 1923.
- Revolução Alemã de 1918-1919, liderada pela Liga Espartaquista.
- Outubro Alemão, de 1923.
- Golpe sobre Hindenburg, que transformou Hitler em chanceler alemão, em 1933.
- Putsch da Cervejaria, em 1923.
Letra D. Hitler foi, na verdade, nomeado chanceler pelo presidente Hindenburg e não efetuou um golpe para isso.
(Unicamp-SP [adaptado]) Leia os trechos dos textos abaixo:
Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.
ELIAS, Nobert. Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. Adaptado.
A exigência da anulação da “paz imposta” pelo tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.
GAY, Peter. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Adaptado.
Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.
I – Uma das exigências impostas no Tratado de Versalhes aos alemães foi o desmantelamento de suas forças armadas, sendo que seu exército não poderia ultrapassar 100 mil homens.
II – O partido nazista se aproveitou do caos econômico e social para ascender ao poder, apontando soluções para o desemprego, em ações apoiadas na aliança com os capitalistas judeus.
III – A República de Weimar consistiu na formação de um regime político parlamentarista, com ampla liberdade à participação partidária. Com esta formação pôde o partido nazista ascender ao poder no início da década de 1930.
- Todas as afirmativas estão corretas.
- Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
- Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
- Nenhuma das afirmativas está correta.
- Apenas a afirmativa I está correta.
Letra C. Na verdade os nazistas passaram a responsabilizar os capitalistas judeus pela ruína da Alemanha, o que explica em parte seu antissemitismo.
Logo nos primeiros meses de existência, a República de Weimar reprimiu um forte processo revolucionário conduzido principalmente pelos comunistas da Liga Espartaquista, em 1919. A principal liderança dos comunistas foi executada pelo governo como forma de conter o processo revolucionário. Indique a alternativa que contém o nome da liderança comunista e o partido que ordenou a execução:
- Rosa Luxemburgo, Partido Comunista Alemão.
- Friedrich Ebert, Partido Nacional-Socialista.
- Karl Liebknecht, Partido Nacional-Socialista.
- Rosa Luxemburgo, Partido Social-Democrata.
Letra D