Exercícios sobre a República de Weimar

Compreendida entre 1918 e 1934, a República de Weimar tentou reestruturar a Alemanha após a I Guerra Mundial, mas foi impedida pelo caos econômico e social. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

(PUC-MG) A crise econômica e a instabilidade político-social que dominaram o cenário alemão durante a República de Weimar (1913-33) apresentaram como desdobramento:

  1. a afirmação dos princípios morais tradicionais e a frugalidade dos costumes, impedindo a adoção de um estilo de vida desregrado e hedonista.
  2. a ascensão dos segmentos intermediários da sociedade, beneficiados com o surto especulativo e a inflação galopante.
  3. a elevação dos investimentos internos, reduzindo o nível de desemprego, notadamente no início da década de 1930.
  4. a consolidação do Partido Social-Democrata no poder, favorecido pelo caos da economia e pelos termos impostos pelo Tratado de Versalhes.
  5. a fragilização das instituições democráticas, abrindo caminho para a difusão de ideologistas radicais de cunho totalitário.
Ver resposta
Resposta

Letra E. O resultado principal dos problemas econômicos e sociais durante a República de Weimar foi o surgimento do nazismo como possível solução.

Questão 2

A República de Weimar foi marcada também por uma série de tentativas de golpes e ações revolucionárias que tinha por objetivo por em prática os projetos políticos dos grupos que protagonizavam estas ações. Frente a isso, indique a alternativa incorreta:

  1. Putsch de Munique, em 1923.
  2. Revolução Alemã de 1918-1919, liderada pela Liga Espartaquista.
  3. Outubro Alemão, de 1923.
  4. Golpe sobre Hindenburg, que transformou Hitler em chanceler alemão, em 1933.
  5. Putsch da Cervejaria, em 1923.
Ver resposta
Resposta

Letra D. Hitler foi, na verdade, nomeado chanceler pelo presidente Hindenburg e não efetuou um golpe para isso.

Questão 3

(Unicamp-SP [adaptado]) Leia os trechos dos textos abaixo:

Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.

ELIAS, Nobert. Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. Adaptado.

A exigência da anulação da “paz imposta” pelo tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.

GAY, Peter. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Adaptado.

Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.

I – Uma das exigências impostas no Tratado de Versalhes aos alemães foi o desmantelamento de suas forças armadas, sendo que seu exército não poderia ultrapassar 100 mil homens.

II – O partido nazista se aproveitou do caos econômico e social para ascender ao poder, apontando soluções para o desemprego, em ações apoiadas na aliança com os capitalistas judeus.

III – A República de Weimar consistiu na formação de um regime político parlamentarista, com ampla liberdade à participação partidária. Com esta formação pôde o partido nazista ascender ao poder no início da década de 1930.

  1. Todas as afirmativas estão corretas.
  2. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  3. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  4. Nenhuma das afirmativas está correta.
  5. Apenas a afirmativa I está correta.
Ver resposta
Resposta

Letra C. Na verdade os nazistas passaram a responsabilizar os capitalistas judeus pela ruína da Alemanha, o que explica em parte seu antissemitismo.

Questão 4

Logo nos primeiros meses de existência, a República de Weimar reprimiu um forte processo revolucionário conduzido principalmente pelos comunistas da Liga Espartaquista, em 1919. A principal liderança dos comunistas foi executada pelo governo como forma de conter o processo revolucionário. Indique a alternativa que contém o nome da liderança comunista e o partido que ordenou a execução:

  1. Rosa Luxemburgo, Partido Comunista Alemão.
  2. Friedrich Ebert, Partido Nacional-Socialista.
  3. Karl Liebknecht, Partido Nacional-Socialista.
  4. Rosa Luxemburgo, Partido Social-Democrata.
Ver resposta
Resposta

Letra D

Leia o artigo