Exercícios sobre a Reunificação da Alemanha
(UFPE) Sobre a desagregação do bloco socialista, é incorreto afirmar que:
- as reformas iniciadas por Gorbachev impulsionaram o processo de desmembramento da União Soviética e de democratização dos países do Leste europeu.
- a queda do Muro de Berlim assinalou o colapso do socialismo na Alemanha Oriental.
- a fracassada tentativa golpista do vice-presidente Guennadi Yanayev impulsionou o declínio de Gorbachev e a ascensão de Boris Yeltsin.
- como consequência dessa desagregação, houve a abertura econômica e política da China.
- na Iugoslávia, o fim do socialismo ocorreu paralelamente a uma guerra civil.
Letra D. Na China não houve abertura política após a desagregação do bloco socialista. Mesmo a abertura econômica estava relacionada a medidas adotadas desde os finais dos anos setenta.
(UFMG) O ano de 1989 representou o ápice da crise do socialismo real.
Considerando-se os desdobramentos dos acontecimentos desse ano, é correto afirmar que:
- na Alemanha, apesar da queda do Muro de Berlim, a reunificação foi adiada, em razão do enorme desequilíbrio econômico e social entre as regiões oriental e ocidental.
- na China, iniciou-se um processo de reforma do Estado que possibilitou a democratização das estruturas de poder pela adoção do pluripartidarismo, de eleições livres e de abertura à imprensa.
- na Polônia, na Hungria, na Tchecoslováquia e na Romênia, os governos foram derrubados e reformas políticas e econômicas liberalizantes começaram a ser adotadas.
- na Tchecoslováquia, na Hungria e na Romênia, iniciaram-se movimentos de reforma do Estado em direção à construção de um novo socialismo, mais humanista e pluralista.
Letra C. As políticas adotadas nesses países visavam à consolidação de instituições da democracia liberal representativa, bem como à adoção de medidas econômicas concernentes ao que era realizado pelo capitalismo da esfera de influência dos Estados Unidos.
Sobre o processo de reunificação da Alemanha após a queda do Muro de Berlim, indique a alternativa que apresenta incorretamente um dos motivos que ocasionaram esse fato:
- Diferença do ritmo de desenvolvimento econômico e social das duas Alemanhas.
- A existência da democracia representativa na porção ocidental, que garantia uma maior liberdade de expressão política.
- Fuga em massa de alemães para o lado ocidental, através da Hungria e da Áustria.
- A aceitação de medidas ligadas ao capitalismo ocidental por parte do líder da Alemanha Oriental, Erich Honecker.
- O processo de abertura política e econômica por parte da URSS durante o governo de Gorbachev.
Letra D. Honecker não aceitou a adoção das medidas ligadas ao capitalismo ocidental, sendo que a insatisfação social gerada por essa postura o levou a ser substituído no comando do Partido Comunista por Egon Krenz, em outubro de 1989.
A Reunificação alemã converteu-se em um processo de adequação das distintas realidades dos dois países para que a Alemanha se convertesse em um único Estado, com o oferecimento dos mesmos direitos a todos. Frente a essa situação, aponte a alternativa que expõe corretamente um fato histórico sobre esse processo:
- Os governantes alemães orientais opuseram-se à adoção do marco alemão ocidental, utilizando sua moeda até meados da década de 1990.
- O Muro de Berlim caiu apenas em partes, sendo que foi utilizado como forma de controle do deslocamento dos habitantes entre as áreas ocidental e oriental ainda durante cinco anos após a reunificação.
- Uma das principais dificuldades da reunificação alemã foi alcançar um equilíbrio econômico e social entre as duas partes do país, principalmente no oferecimento aos orientais dos mesmos benefícios sociais que gozavam os ocidentais.
- A capital da Alemanha passou a ser a cidade de Munique, já que Berlim não poderia ser utilizada em virtude das lembranças da divisão existente na cidade.
Letra C. O oferecimento dos mesmos direitos sociais que gozavam os ocidentais aos orientais foi uma ação de difícil resolução em virtude dos altos custos que isso representava para o Estado.