Exercícios sobre Revolução Chinesa
(Nucepe) Em um ensaio que escreveu na metade de 1949 intitulado “Sobre a ditadura democrática popular”, Mao Zedong explicou sucintamente as ideias que permeariam as orientações governamentais do novo Estado chinês. A experiência da revolução até então podia ser analisada dentro de duas categorias básicas, escreveu Mao. A primeira era a mobilização das massas da nação para construir uma “frente unida interna sob a liderança da classe trabalhadora.”
(SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 489)
A “frente unida” proposta por Mao, para a condução do processo revolucionário na China incorporava
a) a alta burguesia nacionalista, operários e camponeses.
b) os pequenos proprietários rurais (kulaks), a grande burguesia urbana e operários.
c) a burguesia internacional, operários e camponeses.
d) o campesinato, operários e burguesia nacional.
e) os pequenos proprietários rurais (kulaks), grandes proprietários rurais e operários.
Alternativa D
Mao Zedong, ou Mao Tsé-Tung, acreditava que para enfrentar a opressão imperialista era necessário formar uma frente unida que reunisse os camponeses, operários e a burguesia nacional. Isso permitiria fortalecer a economia da China, o que daria força ao país para realizar essa resistência.
(Upenet/Iaupe) Após uma longa guerra civil, em meados do século XX, o movimento revolucionário liderado por Mao Tsé-Tung conseguiu assumir o poder na China, derrotando as tropas do governo de Chiang Kai-Shek. A partir daí, Mao desenvolveu uma série de mudanças e transformações na economia e cultura chinesa.
Em relação ao “Grande Salto Para Frente” e a “Revolução Cultural”, assinale a alternativa CORRETA.
a) A “Revolução Cultural” foi uma campanha pacifista implementada pelo governo chinês que buscava seguir os ensinamentos de Mahatma Ghandi, a fim de frear a ocidentalização do povo chinês.
b) O programa de comunização da agricultura, estabelecido pelo “Grande Salto”, atingiu logo seu objetivo, organizando a produção agrícola. Entre os anos de 1858 e 1960, o Partido Comunista praticamente dobrou a produção de alimentos se comparado ao ano de 1857.
c) Apesar de ter conquistado êxito, o “Grande Salto Para Frente” se resumiu ao setor agropecuário, deixando de lado a produção industrial. Isso fez com que a China maoísta se tornasse uma grande potência agroexportadora, mas dependente industrialmente das outras nações.
d) Oficialmente, a “Revolução Cultural” teria terminado em 1969, mas até pelo menos 1971 ela continuava funcionando, como ficou evidente na Campanha Contra Lin Biao, intitulada de “Campanha contra Lin Biao e Confúcio”.
e) A “Revolução Cultural” tinha como um de seus principais objetivos a preservação do passado. Era preciso inaugurar uma “Nova China”, baseada no Maoísmo, que tinha como fundamento as práticas e os pensamentos antigos, notadamente do Confucionismo.
Alternativa D
A Revolução Cultural Chinesa foi o meio encontrado por Mao Tsé-Tung para restaurar sua imagem, desgastada após o fracasso do programa “Grande Salto para Frente”, o qual matou milhões de pessoas de fome. Oficialmente, a Revolução Cultural Chinesa se encerrou em 27 de abril de 1969, quando o exército chinês dissolveu a Guarda Vermelha. Entretanto, mesmo após o evento, a repressão que marcou esse acontecimento da história chinesa se manteve, e os historiadores entendem que a Revolução Cultural só se encerrou de fato com a morte de Mao Tsé-Tung, em 1976.
(Instituto AOCP) Considere o discurso a seguir, proferido em 1 de outubro de 1949, e assinale a alternativa correta.
“O povo de toda a China esteve mergulhado em amargos sofrimento e atribulações desde que o reacionário governo de Chiang Kai-Shek e seu Kuomintang traiu a pátria, em conluio com os imperialistas, tendo-se lançado na guerra contrarrevolucionária. Felizmente o nosso Exército de Libertação Popular, apoiado por toda a nação, tem lutado heroicamente e abnegadamente para defender a soberania territorial de nossa pátria, para proteger a vida e os pertences das pessoas, para aliviar o povo de seu sofrimento e lutar por seus direitos, tendo finalmente acabado com as tropas reacionárias e derrubado a ordem reacionária do governo Nacionalista.
Agora, a Guerra de Libertação Popular está praticamente ganha, e a maioria da população no país está livre. Sob tal fundamento, a primeira sessão da Conferência Consultiva Política do Povo
Chinês, composta por delegados de todos os partidos democráticos e de organizações populares da China, pelo Exército de Libertação Popular, as diversas regiões e nacionalidades do país, além dos patriotas chineses no exterior e outros elementos, foi convocada”.
Disponível em: <https://www.novacultura.info/singlepost/2019/10/01/Discurso-de-Proclamacao-da-Republica-Popularda-China>. Acesso em: 23 jan. 2020.
a) Provavelmente, pelo teor do documento, o discurso foi proferido por Deng Xiaoping, que retomou o crescimento da economia da China e promoveu uma grande abertura diplomática.
b) Quando se diz que o governo de Chiang Kai-shek estaria em “concluio com os imperialistas”, pode referir-se tanto ao governo japonês quanto ao governo norte-americano.
c) Quando se diz “a maioria da população no país está livre”, refere-se à libertação do país em relação ao comunismo.
d) Sobre a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, dizer que é “composta por delegados de todos os partidos democráticos e de organizações populares”, também se refere à democracia norte-americana.
e) Considera-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos quando se defende, nesse documento, que a Revolução irá “aliviar o povo de seu sofrimento e lutar por seus direitos”.
Alternativa B
No discurso revolucionário chinês da época, os imperialistas correspondiam aos norte-americanos, os grandes interessados em sufocar o avanço do comunismo na China, e aos japoneses, que mantiveram interesses imperialistas na China durante quase toda a primeira metade do século XX.
(FCC) Em outubro de 1949, Mao Tsé-Tung, derrotando os nacionalistas, proclamou a República Popular da China. No interior do chamado campo socialista esse fato foi de suma importância, uma vez que:
a) a Revolução possibilitou a criação, em 1950, do bloco de Estados desvinculados dos blocos geopolíticos da Guerra Fria: os Países Não Alinhados.
b) o mundo vivenciava plenamente a Guerra Fria e, naquele contexto, a adesão da China representou uma grande vitória para o socialismo.
c) a Revolução Socialista Chinesa, no auge da Guerra Fria, quase precipitou o mundo em uma nova guerra nuclear entre os blocos capitalista e socialista.
d) a conversão da China ao sistema socialista, no contexto da Guerra Fria, retraiu os Movimentos Nacionais pela Libertação dos países no Oriente Médio.
e) Nenhuma das alternativas acima.
Alternativa B
No contexto do final da década de 1940, em que os blocos socialista e capitalista estavam se estruturando no cenário da Guerra Fria, a transformação da China em uma nação governada pelo Partido Comunista da China foi simbólico e demonstrou a força do socialismo no mundo.
A Guarda Vermelha foi uma milícia que atuou durante qual evento da história chinesa?
a) Revolução Chinesa de 1949.
b) Segunda Guerra sino-japonesa.
c) Revolução Cultural Chinesa.
d) Guerra Civil Chinesa.
e) Grande Salto para Frente.
Alternativa C
Guarda Vermelha era a milícia formada durante a Revolução Cultural Chinesa, que se estendeu de 1966 a 1976. Essa milícia seguia os pensamentos de Mao Tsé-Tung e perseguia ideologicamente aqueles que não se enquadravam no que era determinado no Livro Vermelho, a compilação das frases ditas por Mao.
O partido que lutou contra Mao Tsé-Tung e os comunistas chineses ficou conhecido como:
a) Kuomintang.
b) Mukden.
c) Manchukuo.
d) Nanjing.
e) Fujian.
Alternativa A
O Kuomintang, conhecido em português como Partido Nacionalista, surgiu na China em 1919, sendo fundado por Sun Yat-sen. Esse partido passou a governar a China a partir da década de 1920 e iniciou uma forte repressão ao crescimento do Partido Comunista Chinês. Após a derrota do Kuomintang, seus membros fugiram para a ilha Formosa.
A guerra civil entre nacionalistas e comunistas foi, em tese, interrompida em 1937 porque a China foi invadida por:
a) norte-americanos.
b) soviéticos.
c) britânicos.
d) japoneses.
e) Nenhuma das alternativas acima.
Alternativa D
Em 1937, a China foi invadida por tropas japonesas, dando início à Segunda Guerra sino-japonesa. Esse conflito foi resultado dos interesses japoneses em criar colônias no território chinês com o objetivo de explorar seus recursos e sua população.
O que foi a Grande Marcha?
a) Foi a fuga das tropas comunistas de Jiangxi durante a Guerra Civil Chinesa.
b) Foi a fuga dos nacionalistas depois de derrotados em 1949.
c) Foi a fuga dos japoneses com o fim da Segunda Guerra Mundial.
d) Foi a fuga da burguesia chinesa do país durante a Revolução Cultural Chinesa.
e) Nenhuma das alternativas acima.
Alternativa A
A Grande Marcha aconteceu entre 1934 e 1935 e consistiu-se na fuga das tropas comunistas que lutavam contra os nacionalistas na Guerra Civil Chinesa. Os comunistas estavam isolados em Jiangxi e iniciaram uma fuga que percorreu 10 mil km pelo território chinês.
O grande líder da Revolução Chinesa de 1949 e da China comunista foi:
a) Sun Yat-sen.
b) Chiang Kai-shek.
c) Liu Shao-Chi.
d) Deng Xiaoping.
e) Mao Tsé-Tung.
Alternativa E
Mao Tsé-Tung foi o líder da Revolução Chinesa e o grande líder da República Popular da China de 1949 a 1976. Na década de 1910, aproximou-se do marxismo e na década seguinte ingressou no Partido Comunista Chinês, o PCCh. Tornou-se líder desse partido a partir de 1935.
A Grande Fome que atingiu a China entre 1959 e 1961 foi resultado de qual programa do governo chinês?
a) Campanha Antidireitista.
b) Campanha Três-Anti.
c) Campanha Cinco-Anti.
d) Revolução Cultural Chinesa.
e) Grande Salto para Frente.
Alternativa E
A Grande Fome se estendeu de 1959 a 1961 e causou a morte de milhões de pessoas (os dados são imprecisos e há variação no número de mortos). Esse surto de fome é entendido como consequência da coletivização da agricultura que foi realizada durante o Grande Salto para Frente, programa criado por Mao Tsé-Tung para desenvolvimento da China.
A respeito da Revolução Cultura Chinesa, selecione a alternativa INCORRETA:
a) Foi parte de uma estratégia de Mao Tsé-Tung para retomar o controle do PCCh.
b) Se iniciou por meio da Circular 16 de Maio, documento que convocava a população chinesa a lutar contra o reacionarismo na China.
c) Mao propôs a luta contra os “Quatro Velhos”.
d) A Revolução Cultural Chinesa foi pacífica e não teve mortos.
e) Milhões de chineses foram enviados para campos de reeducação.
Alternativa D
A Revolução Cultural Chinesa não foi pacífica, e as estimativas oficiais apontam que cerca de 34 mil pessoas morreram. Entretanto, os historiadores falam que mais de 1 milhão de pessoas podem ter morrido como consequência desse acontecimento.
As ideias revolucionárias formuladas por Mao Tsé-Tung ficaram conhecidas como:
a) comunismo de Estado.
b) maoismo.
c) tungismo.
d) titoísmo.
e) Nenhuma das alternativas acima.
Alternativa B
O maoismo foi a teoria política formulada por Mao Tsé-Tung, e nela, Mao defendia que os trabalhadores camponeses eram uma força essencial para a consolidação do comunismo no planeta. Mao acreditava que a vontade do povo de realizar a revolução era determinante para a sua vitória. Além disso, ele acreditava que a luta armada era essencial para o sucesso da revolução.