(UFRN) A China atravessava grandes dificuldades econômicas em 1966, quando Mao Tsé-tung deu início à Revolução Cultural, que se declarava contrária a “quatro velharias”: velhas ideias, velha cultura, velhos costumes e velhos hábitos”. Apesar de propagar transformações nessas áreas, a revolução Cultural foi também um movimento político, pois:
(Unicamp-SP – adaptado) No Ocidente, as relações de Mao Tsé-tung com o marxismo foram objeto de discussão. Alguns estudiosos questionaram se Mao era realmente um marxista, enquanto outros argumentaram que seu pensamento estava baseado no stalinismo e não acrescentava nada de novo no marxismo-leninismo. As ideias de Mao só foram reconhecidas internacionalmente pelo termo “maoísmo” depois da Revolução Cultural.
Adaptado de LAWRENCE, Alan. China under communism. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2000, p.6.
O fato dos estudiosos ocidentais questionarem a filiação marxista dos ideais de Mao Tsé-tung estava relacionado:
(FGV - SP) A Grande Marcha empreendida nos anos 30 por Mao Tsé-tung e seus seguidores foi:
Para conseguir estimular a industrialização chinesa, Mao Tsé-tung lançou um programa de planejamento econômico que ficou conhecido como:
Utilizando seus conhecimentos sobre a Revolução Chinesa, relacione as duas colunas abaixo:
I - Grande Salto em Frente |
a) Movimento de contestação do poder do Partido Comunista, que posteriormente foi liderado por Mao Tsé-tung, colocando-o contra seus inimigos. |
II - Kuomintang |
b) Recuo das forças do Partido Comunista Chinês pelo território do país, durante a guerra civil contra os nacionalistas. |
III - Grande Marcha |
c) Plano quinquenal que pretendia impulsionar a industrialização chinesa; |
IV - Revolução Cultural |
d) Partido Nacionalista da China, liderado por Chiang Kai-shek, e que governou entre as décadas de 1920 e 1940. |
A alternativa que indica corretamente a relação das duas colunas é:
Letra A.
A alternativa b está incorreta, pois não houve consolidação da Guarda Vermelha no poder e buscava-se acabar com o burocratismo e o autoritarismo. A letra “c” está incorreta por afirmar que houve influência do modelo soviético quando ocorreu um distanciamento. A letra “d” também está errada pelo fato de a Revolução Cultural não pretender atrair capitais e empresas estrangeiras.
Voltar a questãoLetra C. Mao inovou na proposta revolucionária, em relação ao marxismo clássico, ao apoiar a ação revolucionária no campesinato chinês e não na classe operária.
Voltar a questãoLetra A. A fuga dos membros do Partido Comunista para o interior do país visava conseguir apoio camponês para enfrentar as tropas nacionalistas do Kuomitang, que estavam no poder e perseguiam Mao e seus seguidores.
Voltar a questãoLetra E. O Grande Salto Adiante consistiu em um plano econômico que previa uma rápida industrialização, principalmente nas indústrias de base. Porém, ao relegar a produção dos bens de consumo para segundo plano, houve uma grave crise de abastecimento da China.
Voltar a questãoLetra D.
Voltar a questão