Exercícios sobre Revolução Cubana
“(...) Fidel se beneficiou da Guerra Fria e vendeu a importância geopoIítica de Cuba à União Soviética, em troca de generosos subsídios. Cuba é muito mais importante no mundo como um símbolo. E ela é um símbolo por causa de Fidel. Sem Fidel, o regime cubano perde o símbolo da vanguarda do comunismo internacional ou, ao menos, do antiimperialismo, especialmente do antiamericanismo. A Revolução Cubana nunca se viu como uma mudança de governo em Cuba apenas. A atuação de Ernesto Che Guevara na África e na América do Sul era parte da mística em torno dos combatentes de Sierra Maestra. Para a América Latina, especificamente, Fidel foi o ícone das mudanças que organizações de esquerda do Continente inteiro buscavam”. (Revista Época, fevereiro de 2008).
A saída de Fidel Castro da liderança do governo reacendeu o debate acerca da controvertida História Cubana. A respeito do tema, considere as afirmações abaixo.
I. No contexto internacional da Guerra Fria, Cuba foi um palco importante na disputa entre os EUA e a ex-URSS, com destaque para a ‘Crise dos Mísseis’, em 1962, quando o mundo esteve à beira de um confronto nuclear.
II. A Revolução Cubana inspirou movimentos de esquerda na América Latina, a partir da década de 1960, sendo adotada como modelo para os grupos guerrilheiros pró-socialistas, a exemplo da Guerrilha do Araguaia, no Brasil.
III. Para superar a crise vivida por Cuba desde o fim da URSS, o país busca ampliar suas relações econômico-comerciais, sobretudo na América Latina, destacando-se sua aproximação com a Venezuela de Hugo Chávez.
Dessa forma,
a) apenas as afirmações I e II estão corretas.
b) apenas as afirmações II e III estão corretas.
c) apenas as afirmações I e III estão corretas.
d) apenas a afirmação III está correta.
e) todas as afirmações estão corretas.
Letra E
Todas as alternativas estão corretas, haja vista que a “crise dos mísseis” realmente pôs o mundo em tensão no ano de 1962, sendo Cuba o centro da problemática. Além disso, a Revolução Cubana, realizada em 1959, foi a primeira revolução de caráter socialista realizada em terreno americano após as revoluções russa e chinesa. Isso exerceu uma grande influência sobre as esquerdas latino-americanas. Por fim, após a derrocada da União Soviética e o fim da Guerra Fria, Cuba precisou seguir outros caminhos alternativos ao socialista, cuja ideologia e modus operandi já estavam sucateados.
“Condenem-me, não importa. A História me Absolverá”. Essa frase foi pronunciada por Fidel Castro, principal líder da Revolução Cubana, na ocasião em que ele:
a) foi acusado de assassinar o presidente Fulgêncio Batista, 1959.
b) comandou as execuções de militares americanos partidários de Fulgêncio Batista.
c) foi julgado pelo assalto ao quartel de Moncada, em 1953.
d) associou-se à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
e) associou-se ao governo de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.
Letra C
Fidel Castro e mais de uma centena de homens foram responsáveis pelo assalto ao quartel militar de Moncada, em Santiago de Cuba, realizado em 1953. Esse fato foi a primeira tentativa de realizar a revolução comunista na ilha. Boa parte dos homens morreu em combate. Castro foi preso e condenado a 15 anos de prisão. Na ocasião de seu julgamento, pronunciou a frase destacada no enunciado da questão.
(FGV/2011) A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica:
a) A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.
b) A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.
c) A mobilização internacional por meio de campanhas que denunciavam o desrespeito aos direitos humanos por parte do governo cubano.
d) A intervenção soviética, que enviou tropas de apoio aos revolucionários e bombardeou bases do governo cubano.
e) A vitória eleitoral dos revolucionários no pleito de 1958 e a gradativa implementação de medidas socializantes por Fidel Castro.
Letra B
O “foquismo” foi um método guerrilheiro aplicado não apenas em Cuba, mas em outras partes da América Latina, que teve seu desenvolvimento estratégico elaborado por Ernesto “Che” Guevara. O “foco revolucionário”, ou “foquismo”, era um método de guerrilha que tinha o objetivo de instalar vários pontos de insurreição revolucionária em determinado território a fim de criar, por fim, um grande organismo revolucionário integrado.
A ocasião em que o governo brasileiro mais explicitamente estreitou relações diplomáticas com o governo revolucionário cubano foi:
a) quando médicos cubanos vieram atuar no Brasil durante o governo de Dilma Rousseff.
b) quando Che Guevara recebeu, do presidente Jânio Quadros, a comenda da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
c) quando Lionel Brizolla recebeu dinheiro de Fidel Castro para montar uma guerrilha revolucionária contra o Regime Militar instaurado em 1964.
d) quando a blogueira cubana Yoani Sánchez veio ao Brasil, em 2013.
e) quando houve a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2003.
Letra B
A condecoração de Che Guevara por Jânio Quadros foi uma das ações mais polêmicas da história da República Brasileira, haja vista que a revolução cubana havia sido realizada há apenas dois anos, o que representava um risco de algo semelhante acontecer no Brasil naquela mesma época.