Whatsapp

Exercícios sobre Revolução Cultural Chinesa

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre Revolução Cultural Chinesa, você poderá averiguar os seus conhecimentos sobre esse acontecimento que recolocou Mao Tsé-Tung no controle do país. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UEM) “Em 1976, esgotava-se na China o fôlego da Revolução Cultural, iniciada em 1966. Nesse ano morria Mao Tsé-tung, seu principal idealizador. Em 1978, sob a liderança de Deng Xiaoping, o país começaria a flexibilizar o regime socialista. Buscava-se então uma difícil conciliação entre a abertura econômica em direção à economia de mercado e à preservação do regime político autoritário sob a hegemonia do Partido Comunista Chinês.” (ARRUDA, J. J. de A. e PILETTI, N. Toda a História. São Paulo: Ática, 2003. p. 465.)

A respeito da História da China, assinale a alternativa correta.

a) Mao Tsé-Tung chegou ao poder por meio da revolução armada de orientação socialista que ficou conhecida como revolução cultural.

b) O denominado Grande Salto para a Frente, realizado pela Revolução Chinesa ocorreu quando Mao-Tsé Tung conduziu a China ao capitalismo.

c) A abertura econômica iniciada a partir de 1978 com Deng Xiaoping promoveu um intenso desenvolvimento da China que a coloca, hoje, entre as maiores economias do planeta.

d) A abertura econômica iniciada por Deng Xiaoping estendeu-se também à política e, hoje, a China vive uma democracia semelhante aos países do Ocidente europeu.

e) Mesmo tendo uma população superior a 1,3 bilhão de habitantes, a China constituiu-se no maior exportador de alimentos do planeta.

questão 2

Qual foi o principal objetivo de Mao Tsé-Tung (ou Mao Zendong) com a promoção da Revolução Cultura Chinesa em 1966?

a) estabelecer uma abertura à liberdade de pensamento e de expressão na China.

b) promover a integração das culturas tradicionais do Oriente e do Ocidente.

c) reconquistar a hegemonia dentro do Partido Comunista e do Estado Chinês.

d) estabelecer vínculos com os Estados Unidos e com a contracultura.

e) desenvolver a cultura chinesa nas áreas da música erudita e das artes plásticas.

questão 3

O principal veículo de divulgação das ideias de Mao Tsé-Tung, que fez com que se desencadeasse o chamado movimento maoísta, foi:

a) o filme “A sociedade do Espetáculo”.

b) o livro intitulado “O livro vermelho”.

c) o livro intitulado “Minha Luta”.

d) o filme “O último imperador”.

e) o livro intitulado “ Imperialismo: Nova fase do Capitalismo”.

questão 4

Um dos efeitos colaterais mais patentes da Revolução Cultural Chinesa sobre a tradição desse país foi:

a) A destruição de templos religiosos e a expulsão de monges.

b) A disseminação da ópera tradicional chinesa por todo o país.

c) O convite de intelectuais e artistas de outras regiões do mundo para estudarem a tradição chinesa.

d) A rejeição do culto à personalidade de Mao Tsé-Tung.

e) A rejeição da leitura do “Livro Vermelho”.

respostas
Questão 1

Letra C

Após a retomada do controle do Partido Comunista Chinês por Mao Tsé-Tung e o desencadeamento da Revolução Cultural e de seus efeitos sobre a sociedade chinesa, seu sucessor, Deng Xiaoping, promoveu uma grandiosa abertura econômica no país, inserindo-o no mercado internacional. Da década de 1980 até o século XXI, a China passou a ser uma das principais economias do mundo, à qual praticamente todos as principais potências estão vinculadas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Mao Tsé-Tung valeu-se da estratégia da Revolução Cultural para restabelecer a hegemonia política dentro do Partido Comunista Chinês e do Estado Chinês, desestruturando a burocracia partidária e transferindo a organização política diretamente para a massa de trabalhadores chineses. Essa manobra não foi possível sem o estabelecimento de um culto à sua personalidade e uso da força para reprimir as opiniões contrárias.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

A obra “O livro vermelho” tornou-se a cartilha da juventude maoísta chinesa, que absorvia as doutrinas elaboradas por Mao e colocava-as em prática. O impacto desse livro também chegou ao mundo ocidental, de modo que, em acontecimentos como o Maio de 1968, em Paris, boa parte da juventude francesa assumia-se como maoísta e lia o “Livro Vermelho”.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A Revolução Cultura promovida por Mao Tsé-Tung repeliu fortemente a tradição cultural chinesa, como o budismo, e a prática do teatro e das óperas milenares, entre outros aspectos importantes da tradição chinesa.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado