Exercícios sobre a Revolução Francesa
(Unicentro) “Para o historiador, todos os acontecimentos, mesmo os remotos, têm atualidade e vida. Mas isso é ainda mais verdadeiro no caso da Revolução Francesa de 1789, que transformou o modo de vida até daqueles que pouco souberam ou sabem sobre ela, até hoje em dia. Não será exagero dizer que ela ajudou a dar forma ao mundo ocidental contemporâneo, moldando as instituições e os ideais que nos animam e que consideramos universais.” (GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003. p. 9.)
Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar.
a) A Revolução Francesa ocorreu em meio a uma crise econômica e foi produto de revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.
b) A Revolução Francesa é considerada a primeira Revolução Comunista, pois, até hoje, esse sistema molda as instituições no mundo ocidental.
c) Foi uma revolução comandada por Napoleão Bonaparte, que, influenciado pelo Iluminismo, organizou um golpe de estado contra Luiz XVI.
d) A Revolução Francesa foi um movimento caracterizado pelo terror, organizado pelo revolucionário Robespierre, em apoio ao absolutismo de Luiz XVI.
e) Trata-se de uma revolução burguesa, inspirada no iluminismo e comandada por Robespierre, na qual o Czar Nicolau II foi executado na guilhotina.
Letra A
A Revolução Francesa aconteceu em um cenário de crise econômica da França, fruto do envolvimento do país em diferentes conflitos e fruto dos gastos excessivos do país com coisas supérfluas. A crise reforçou as insatisfações com os privilégios da nobreza e clero, abrindo espaço para revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.
(PUC-RJ) Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores, estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:
I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.
II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.
III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado.
IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.
ASSINALE:
a) Se todas as afirmativas estiverem corretas.
b) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) Se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
d) Se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
e) Se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
Letra A
Todas as alternativas estão corretas, uma vez que tratam das mudanças que aconteceram na França e nas colônias francesas durante o ciclo revolucionário. As medidas a favor da igualdade e da liberdade dos escravos, além do combate aos privilégios de nobres e do clero, de fato aconteceram.
(Cásper Líbero) Sobre a Revolução Francesa, iniciada em 1789, é correto afirmar que:
a) foi longamente preparada pelo ciclo revolucionário ocorrido na Inglaterra no século XVII, o que explica o apoio que esse país prestou aos revoltosos franceses.
b) tratou-se, principalmente, de uma revolução cultural, ápice do desenvolvimento do chamado iluminismo.
c) não foi devidamente percebida como um movimento relevante por seus contemporâneos, ganhando importância apenas retrospectivamente, com o início da Revolução de 1848.
d) não implicou mudanças significativas na ordem societária dominante no mundo ocidental.
e) apresentou diferentes fases, desembocando em um contexto monárquico, antirrevolucionário e reacionário, representado pelo Congresso de Viena.
Letra E
A Revolução Francesa de fato teve fases distintas que contaram com a mobilização de diferentes grupos da sociedade francesa. A reação à revolução foi reacionária e teve como objetivo colocar fim nas mudanças radicais, sendo, portanto, um ato antirrevolucionário. A concretização da vitória conservadora deu-se no Congresso de Viena, que restaurou o absolutismo na França em 1815.
(IF-BA) No contexto da Revolução Francesa em 1789, a imagem expressa um conjunto de ações que ficou conhecido como
A) Período do Terror, marco das perseguições aos “inimigos da revolução”, durante a ditadura jacobina.
B) Grande Medo, revolta dos camponeses contra a aristocracia francesa que os submetia ao regime de servidão.
C) Revolução Burguesa, marco inicial da luta da burguesia contra os privilégios da nobreza e do clero na França.
D) Período Napoleônico, marcado pela legitimação da rebelião camponesa no Código Civil para garantir a reforma agrária.
E) Queda da Bastilha, marco da adesão popular ao movimento revolucionário iniciado pelo Terceiro Estado na Assembleia Geral.
Letra B
O grande medo iniciou-se pouco tempo depois da queda da Bastilha, e deu-se com a mobilização do campesinato francês contra a nobreza e o clero do país. Temendo que o ciclo revolucionário causasse um aumento de sua exploração, os camponeses começaram a invadir as propriedades das classes privilegiadas e promover saques.
O que representou a reação termidoriana (que aconteceu em 1794)?
a) A ascensão dos jacobinos, liderados por Maximilien de Robespierre.
b) O golpe que colocou Napoleão Bonaparte no governo francês.
c) A reação das tropas francesas nas batalhas travadas contra as tropas absolutistas.
d) A reação dos conservadores, que, sob a liderança girondina, derrubaram os jacobinos do poder.
e) A violência do povo contra os membros da família real que ainda estavam vivos.
Letra D
A reação termidoriana, ou golpe de 9 de Termidor, foi um golpe organizado pelos girondinos contra os jacobinos, em julho de 1794. Ele foi organizado pela alta burguesia e por grupos mais conservadores da revolução, que desejavam retirar os jacobinos do poder francês. Com o golpe, os jacobinos foram derrubados, inaugurou-se o diretório, e as lideranças jacobinas foram guilhotinadas.
A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade e considera-se o estopim que iniciou esse conflito:
a) o regicídio de Luís XVI.
b) a tentativa de fuga de Luís XVI e Maria Antonieta.
c) a queda da Bastilha.
d) a invasão da França por tropas austríacas.
e) a convocação dos Estados Gerais.
Letra C
A queda da Bastilha, ou tomada da Bastilha, foi o evento que inaugurou a Revolução Francesa, acontecendo em 14 de julho de 1789. A Bastilha, embora estivesse quase desativada, era um grande símbolo da opressão do Antigo Regime francês. A população de Paris, motivada pelo ímpeto revolucionário que surgiu da crise que o país vivia, decidiu atacar essa prisão. A partir daí, a revolução espalhou-se pela França.
O historiador Eric Hobsbawm afirmou que as grandes exigências da burguesia no contexto revolucionário manifestaram-se por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Esse documento manifestava:
a) a oposição da sociedade hierarquizada de privilégios sobre a nobreza.
b) o interesse de construir-se uma sociedade transformada e verdadeiramente igualitária.
c) a defesa das ideias estatizantes que viam no Estado o regulador dos problemas sociais.
d) a defesa de uma monarquia absolutista com a instalação do Estado laico.
e) a defesa das ideias socialistas com a emancipação dos trabalhadores.
Letra A
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um dos marcos da Revolução Francesa, sendo ratificado em 26 de agosto de 1789. Defendia a liberdade e os direitos individuais de todos os homens, apresentando-os como iguais. Na prática, o documento pregava apenas contra os privilégios da nobreza e clero e não necessariamente contra as desigualdades sociais.
A respeito da Revolução Francesa, selecione a alternativa com a afirmação FALSA:
a) pouco antes do ciclo revolucionário, a França havia enfrentado colheitas ruins.
b) o rei Luís XVI havia tentado fugir em 1791, sendo capturado próximo da fronteira com a Bélgica.
c) os dois grandes grupos do período revolucionário foram os girondinos e os jacobinos.
d) o período do terror aconteceu sob liderança dos jacobinos.
e) a proposta de Olympe de Gouges, chamada Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, foi bem recebida na convenção francesa.
Letra E
A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã foi um documento redigido pela escritora Olympe de Gouges, em 1791. Ela defendia a equiparação das mulheres nos aspectos jurídicos, políticos e sociais com os homens, e inspirava-se nisso pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento emitido em 1789. A proposta de Olympe foi rejeitada pela convenção, e as críticas que ela fazia à revolução levaram os jacobinos a prendê-la e a anunciarem sua execução na guilhotina.
A Lei dos Suspeitos foi aprovada durante a fase em que os jacobinos estiveram à frente da França. Essa lei determinava:
a) todos os austríacos eram considerados traidores.
b) todos os suspeitos de trair a revolução seriam presos.
c) todos os nobres estavam expulsos da França.
d) confisco de 90% dos bens da nobreza francesa.
e) expulsão do clero do território francês.
Letra B
A Lei dos Suspeitos foi anunciada pelos jacobinos em setembro de 1793, e muitos consideram-na como o início do terror revolucionário. A lei determinava que pessoas suspeitas de trair a revolução fossem levadas a tribunais revolucionários e julgadas como traidoras da república francesa. A lei permitiu a prisão e execução de milhares de pessoas na guilhotina.
Considera-se que o golpe de 18 de Brumário foi o evento que finalizou o ciclo revolucionário na França. Por meio desse acontecimento, houve:
a) o retorno do absolutismo na França.
b) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder.
c) a entrega do poder francês aos austríacos.
d) a tomada de Paris pelos sans-cullottes.
e) a apropriação dos fundos da Igreja Católica na França.
Letra B
O golpe de 18 de Brumário aconteceu em novembro de 1899 e marcou a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder na França. Esse golpe deu-se pelo enfraquecimento do diretório e pelo temor de que ele não conseguiria conter os inimigos da França. Organizou-se então um golpe para implantar um governo ditatorial na França, e Napoleão surgiu como alternativa de governante porque era um general de prestígio do exército francês.
A Revolução Francesa foi um dos momentos mais marcantes no que se refere à mobilização popular. A defesa da igualdade e a luta contra os privilégios da nobreza francesa imortalizaram qual lema revolucionário:
a) Paz, pão e terra
b) Liberdade, igualdade e fraternidade
c) Deus, pátria e família
d) Abaixo a burguesia
e) É proibido proibir
Letra B
Liberdade, igualdade e fraternidade era o lema da Revolução Francesa. Fala-se que um dos primeiros a manifestá-lo teria sido Maximilien Robespierre, líder dos jacobinos e defensor de mudanças revolucionárias mais radicais na França.
Um dos capítulos da Revolução Francesa foi o decreto da Constituição Civil do Clero, em 1790. Esse documento determinava:
a) plena liberdade para a Igreja Católica na França.
b) a expulsão da Igreja Católica da França.
c) a Igreja sob controle do Estado francês.
d) um imposto de 45% sobre todos os rendimentos da Igreja na França.
e) tomar todas as terras da Igreja para promover a reforma agrária.
Letra C
A Constituição Civil do Clero foi debatida pela Assembleia Nacional Constituinte e foi assinada pelo próprio rei Luís XVI, em 26 de dezembro de 1790. Essa lei propôs mudanças sensíveis no clero francês e procurou subjugar a Igreja Católica na França, colocando-a sob o controle do Estado. A medida reforçou a adesão do clero às ideias contrarrevolucionários.