Exercícios sobre a Revolução Puritana
(Unesp-SP) ... o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente.
HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa, Presença, 1981.
O autor do texto está se referindo:
-
à força da marinha inglesa, maior potência naval da Época Moderna.
-
ao controle pela coroa inglesa de extensão de áreas coloniais.
-
ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.
-
ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã.
-
às disputas entre burguesia comercial e agrária, que caracterizavam o período.
Letra C. Com a Revolução Puritana, comandada por Oliver Cromwell no período apontado, o Parlamento inglês tornava-se a principal instituição política da Inglaterra, subjugando o rei.
(Unifesp-SP) Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns.”
DELEYRE, Alexandre. Tableau de l’Europe. 1774.
Essa diferença entre a monarquia inglesa e as do continente deve-se:
-
ao rei Jorge III que, acometido por um longo período de loucura, tornou-se dependente do Parlamento para governar.
-
ao fato de a casa de Hannover, por sua origem alemã, gozar de pouca legitimidade para impor aos ingleses o despotismo esclarecido.
-
ao início da rebelião das colônias inglesas da América do Norte contra o monarca, que o obrigou a fazer concessões.
-
à peculiaridade da evolução política inglesa a qual, graças à Carta Magna, não passou pela fase da monarquia absolutista.
-
às revoluções políticas de 1640 (Puritana) e 1688 (Gloriosa), que retiraram do rei o poder de se sobrepor ao Parlamento.
Letra E. As duas revoluções mencionadas puseram fim à monarquia absolutista na Inglaterra, abrindo o período da monarquia constitucional, com um maior poder do Parlamento que do rei.
Observe a charge alemã abaixo, satirizando o líder da Revolução Puritana inglesa, Oliver Cromwell, e, de acordo com seus conhecimentos históricos, responda à questão seguinte.
Charge alemã sobre Oliver Cromwell
É possível afirmar que o artista ao satirizar Cromwell estava relacionando-o ao fato de o autointitulado Lorde Protetor:
-
ter se tornado rei da Inglaterra.
-
ter cortado a cabeça de Carlos I.
-
ter se tornado um ditador durante a República Inglesa.
-
ter reinstaurado a monarquia.
-
ter reaberto o Parlamento.
Letra C. Após depor Carlos I e tornar-se presidente do Conselho de Estado, Oliver Cromwell acabou se tornando ditador da Inglaterra até sua morte, buscando superar as oposições a seu governo.
Leia o trecho abaixo e responda à questão seguinte.
“[...] Antes éramos governados por um rei, lordes e comuns, agora o somos por um general, uma corte marcial e a Câmara dos Comuns; e peço que me digais onde está a diferença! [...]”
Panfleto Leveller. In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
O trecho do panfleto distribuído à época da Revolução Puritana apresenta, ao mesmo tempo, as mudanças políticas decorrentes do processo revolucionário e a manutenção do afastamento da massa popular do poder. Em relação a esse processo revolucionário é incorreto afirmar:
-
que após a execução de Carlos I os exércitos de Cromwell decretaram o fim da monarquia inglesa e a proclamação de um governo republicano.
-
que se estabeleceu uma guerra civil em que as tropas reais enfrentavam as frentes populares armadas pelo parlamento.
-
que os moderados foram excluídos do parlamento após a instauração da República e Oliver Cromwell foi aclamado como presidente do novo Conselho de Estado ou Commonwealth.
-
que o início do conflito deveu-se ao fato de Carlos I recusar-se a fechar o Parlamento, mesmo que seus conselheiros tenham indicado existir aí um foco de tensão.
Letra D. Ao contrário do que afirma a alternativa, foi justamente a tentativa de Carlos I em fechar o Parlamento que desencadeou a guerra civil conhecida como Revolução Puritana.