Whatsapp

Exercícios sobre a Revolução Russa

Exercícios de História

Faça estes exercícios e sobre a Revolução Russa, acontecimento responsável por transformar a Rússia na primeira nação socialista da história. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(AMEOSC - adaptado) O partido Bolchevique, antes da queda do Czar, era liderado por:

a) Kerenski.

b) Trotsky.

c) Lenin.

d) Stalin.

e) Lvov.

questão 2

(AGIRH - adaptado) Entre os anos de 1904 e 1905, uma série de derrotas militares do Império Russo em guerra contra o Japão abalou a já fragilizada base do governo czarista de Nicolau II. Essas derrotas pioraram ainda mais as condições de vida da maioria da população pobre e miserável. No dia 22 de janeiro de 1905, trabalhadores russos organizaram uma manifestação pacífica para reivindicar melhores salários e redução da jornada de trabalho. O czar ordenou que os guardas imperiais reprimissem os manifestantes, matando centenas de homens, mulheres e crianças. Esse episódio ficou conhecido como:

a) Domingo Sangrento.

b) Revolução Vermelha.

c) Revolução Branca.

d) Revolução Soviete.

e) Revolução Menchevique.

questão 3

(Fundep - adaptado) Analise o trecho a seguir.

“A Revolução Russa de 1917 representou para milhões de pessoas o começo de uma nova ‘era histórica’. Dessa revolução nasceu a União Soviética, que se tornou uma das maiores potências do século XX, rivalizando com os Estados Unidos […].”

COTRIN, Gilberto. História Global Brasil e Geral. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008. p. 425.

Após a guerra civil, a situação da Rússia não poderia ficar pior e a crise generalizada fez com que Lênin adotasse a NEP (Nova Política Econômica), que tinha o objetivo de reconstruir a economia.

Dentre as medidas adotadas por Lênin, é correto afirmar que a NEP:

a) estatizou todas as empresas, e a agricultura foi coletivizada.

b) autorizou a presença de um setor privado que atuaria no comércio varejista.

c) priorizou a indústria pesada, sendo o caminho mais rápido para tornar a URSS uma potência.

d) construiu os Gúlags, sistema de campos de trabalho com proposta inicial de educarem a burguesia pela pedagogia do trabalho.

e) nenhuma das alternativas acima.

questão 4

(Idecan - adaptado) “A subida de Stálin ao poder notabilizou o começo de uma proposta política econômica fundamentada na desistência da NEP e na implantação dos planos quinquenais. Esse plano foi organizado pela Gosplan (setor responsável por estabelecer os planos quinquenais soviéticos) que possuía a missão de planejamento econômico, com objetivo de converter a União Soviética em uma nação socialista atual e industrializada.”

(Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/64916/planos‐quinquenais‐sovieticos#ixzz3unP8Fuqh.)

Sobre as medidas de implantação dos planos quinquenais na Rússia, analise as afirmativas a seguir.

I. Houve o desenvolvimento da indústria de base, em detrimento da indústria leve, de bens de consumo.

II. Implantou‐se a coletivização forçada da agricultura.

III. Os Kulaks, médios camponeses, mantiveram a propriedade privada no campo e o controle da produção.

IV. Decretou‐se a saída da Rússia da I Guerra Mundial através do tratado de Brest‐Litovski.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I, II, III e IV.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) III, apenas.

questão 5

Entre 1904 e 1905, a Rússia envolveu-se em um conflito considerado desastroso e que contribuiu para aumentar o quadro de crise econômica e miséria da população. Esse conflito foi a:

a) Guerra Civil Russa

b) Guerra da Crimeia

c) Primeira Guerra Mundial

d) Guerra Ucraniana

e) Guerra Russo-Japonesa

questão 6

Como a morte de Lenin, a disputa pelo poder na União Soviética foi intensa. Qual dos nomes seguintes não disputou o poder soviético na década de 1920:

a) Leonid Brejnev

b) Josef Stalin

c) Lev Kamenev

d) Leon Trotsky

e) Grigori Zinoviev

questão 7

Depois da tomada do poder na Rússia pelos bolcheviques, foi organizado um movimento contrarrevolucionário que lutou contra a revolução durante a Guerra Civil Russa. Uma das principais forças eram os brancos, que representavam, majoritariamente:

a) camponeses, contrários à reforma agrária.

b) anarquistas, que desejam defender os sovietes na Rússia.

c) mencheviques, que desejavam recuperar o poder.

d) saudosos da monarquia czarista, que buscavam colocar os Romanov novamente no poder.

e) nenhum dos grupos acima

questão 8

Sobre a tomada de poder pelos bolcheviques, o historiador Daniel T. Orlovsky menciona:

“A pouco e pouco, os órgãos bolcheviques marginalizaram os sovietes, em nome dos quais se fizera a revolução; também eliminaram todos os corpos empresariais e as organizações sociais que podiam diminuir o poder ministerial.”

ORLOVSKY, Daniel T. A Rússia na guerra e na revolução. In: FREEZE, Gregory L. (org.). História da Rússia. Lisboa: Ediçoes 70, 2017. p. 317-318.

A respeito do trecho, podemos concluir:

a) os bolcheviques lutaram para manter as estruturas que garantiam a participação popular no processo político.

b) os bolcheviques organizaram mudanças que enfraqueceram os sovietes, centralizando o poder na burocracia do partido.

c) os bolcheviques iniciaram uma reforma política para implantação de um regime democrático popular.

d) os bolcheviques perseguiram os monarquistas, levando-os a julgamentos populares.

e) os bolcheviques enfraqueceram a burocracia czarista.

questão 9

O Tratado Brest-Litovsk, assinado logo após a subida dos bolcheviques ao poder, decretou:

a) a sentença de morte de Nicolau II.

b) a realização de reforma agrária.

c) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

d) a criação da União Soviética.

d) a formação do Exército Vermelho.

questão 10

O Exército Vermelho foi a força militar formada pelos bolcheviques para defender sua posição no poder. O primeiro grande líder desse exército foi:

a) Josef Lenin

b) Nicolau II

c) Georgy Lvov

d) Alexander Kerensky

e) Leon Trotsky

questão 11

Dinastia russa que foi destituída com a Revolução Russa:

a) Romanov

b) Rurik

c) Duma

d) Petrogrado

e) Kulak

questão 12

A Revolução de 1905 foi reconhecida por Lenin como:

a) Levante do Povo

b) Crepúsculo dos Czares

c) Ensaio Geral

d) Tomada de Consciência

e) Fracasso Retumbante

respostas
Questão 1

LETRA C

Os bolcheviques foram um grupo que surgiu no interior do Partido Operário Social-Democrata Russo, em 1903. Eles defendiam uma posição mais revolucionária dos marxistas no contexto político russo e tinham como grande líder Vladimir Lenin.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

O Domingo Sangrento aconteceu em 9 de janeiro de 1905, no calendário juliano, e em 22 de janeiro, no calendário gregoriano. Nesse dia, um protesto popular pacífico, que contava com um grande número de apoiadores do czar, foi atacado pelas forças de Nicolau II, causando a morte de centenas de pessoas.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

A Nova Política Econômica, ou NEP, foi uma política econômica aplicada na União Soviética depois da guerra civil. Nela, Lenin autorizou que a economia do país, temporariamente, funcionasse como uma economia de mercado (aos moldes capitalistas), como forma de dar início à reconstrução do país.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

Os planos quinquenais foram impostos por Stalin a partir de 1929 e substituíram a NEP. Esse plano econômico visava à industrialização do país, estipulando metas que deveriam ser alcançadas a cada cinco anos. As áreas que mais se desenvolveram nesse período foram as ligadas à indústria pesada. A agricultura, por sua vez, passou pelo processo de coletivização.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA E

A Guerra Russo-Japonesa foi um conflito que aconteceu entre 1904 e 1905, motivado pela disputa de russos e japoneses pelo controle da Manchúria e da Coreia, na Ásia. O conflito foi visto pelo czarismo como uma boa forma de aumentar o apoio a Nicolau II, mas o resultado foi o inverso. A guerra prejudicou a economia, e a derrota abalou a imagem do czar.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA A

Dos nomes citados, o único que não esteve envolvido com a disputa pelo poder soviético na década de 1920 foi Leonid Brejnev. Isso porque, nessa década, Brejnev era apenas um membro de organizações juvenis do Partido Comunista. Leonid Brejnev tornou-se presidente soviético em 1964, permanecendo no poder até 1982.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA D

Durante a Guerra Civil Russa, os brancos eram um grupo contrarrevolucionário que lutava contra a revolução dos bolcheviques. Em geral, os brancos eram formados por defensores da restauração da monarquia czarista, mas esse grupo contou com membros de outros matizes ideológicos, como socialistas-revolucionários (mencheviques).

Voltar a questão
Questão 8

LETRA B

No trecho, entende-se que, logo após a Revolução de Outubro, os bolcheviques agiram para neutralizar o poder de ação dos núcleos de trabalhadores, os sovietes. O objetivo disso era centralizar o poder nos bolcheviques, sobretudo no líder, Vladimir Lenin.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA C

O Tratado de Brest-Litovsk foi assinado logo após a subida dos bolcheviques ao poder da Rússia. Nesse tratado, a Rússia negociou sua saída da Primeira Guerra Mundial com as Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano).

Voltar a questão
Questão 10

LETRA E

O Exército Vermelho foi a força militar criada pelos bolcheviques para defender o país durante a Guerra Civil Russa. Esse exército foi criado e organizado por um dos membros mais importantes do partido, Leon Trotsky. O Exército Vermelho se tornou uma das maiores forças militares do mundo.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA A

A Revolução Russa de 1917 destituiu a dinastia Romanov, que comandava a Rússia desde o século XVII. O último imperador dessa dinastia foi Nicolau II, sendo ele e toda a sua descendência executados pelos bolcheviques, em 1918.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA C

A Revolução de 1905 foi um movimento espontâneo que se iniciou na Rússia, em 1905, como desdobramento da insatisfação popular com o reinado de Nicolau II. Lenin, líder dos bolcheviques, chamou esse acontecimento de Ensaio Geral, definindo-o como uma demonstração do que estava por vir na Rússia.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado