Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Revolução Sandinista

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Revolução Sandinista, revolução popular organizada por um grupo guerrilheiro na Nicarágua, em 1979. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Revolução Sandinista aconteceu em 1979 e estendeu-se até 1990, quando os sandinistas foram destituídos do poder ao serem derrotados na eleição presidencial. Os sandinistas lutaram contra uma ditadura (dos Somoza) que governou o país por mais de 40 anos. Em qual país da América Central aconteceu a Revolução Sandinista?

a) Guatemala

b) Honduras

c) Nicarágua

d) El Salvador

e) Costa Rica

questão 2

Os sandinistas surgiram em torno de Augusto César Sandino, um guerrilheiro que lutou contra a intervenção estrangeira na Nicarágua entre as décadas de 1920 e 1930. Os guerrilheiros sandinistas foram intensamente perseguidos quando os Somoza tomaram o poder do país – o próprio Sandino foi assassinado durante essa perseguição. A luta de Sandino contra a intervenção estrangeira era contra:

a) Estados Unidos

b) Inglaterra

c) França

d) México

e) Honduras

questão 3

Durante a década de 1950, as guerrilhas existentes na Nicarágua ganharam força e empenharam-se em lutar contra a ditadura dos Somoza, instalada no país desde a década de 1930. Os guerrilheiros nicaraguenses inspiraram-se em outro movimento de guerrilha que, na década de 1950, lutava em um país marcado pela influência norte-americana e contra uma ditadura. Essa inspiração vinha de qual movimento?

a) Revolução Mexicana

b) Revolução Cubana

c) Revolução Chinesa

d) Guerra Civil do Camboja

e) Revolução Russa

questão 4

Os sandinistas tomaram o poder da Nicarágua em 1979 ao tomar a capital do país e forçar os Somoza a deixarem a nação. Uma vez no poder, formou-se um movimento contrarrevolucionário no país que lutava contra os sandinistas e era apoiado pelos Estados Unidos, na época presidido por Ronald Reagan. Qual o nome do movimento contrarrevolucionário nicaraguense:

a) Alianza Republicana Nacionalista

b) Patria y Libertad

c) Contras

d) Muerte a Secuestradores

e) Restauración Nacional

respostas
Questão 1

LETRA C

A Revolução Sandinista aconteceu na Nicarágua, um país da América Central que possui uma história marcada pela intervenção estrangeira e que estava sob o domínio ditatorial da família Somoza desde a década de 1930.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

A história nicaraguense foi marcada pela intervenção dos Estados Unidos, que foram responsáveis por intervenções em diversas nações da América Central (inclusive o Caribe). As intervenções norte-americanas na América Central foram resultados da Doutrina Monroe, doutrina surgida na década de 1820 que evoluiu para posturas imperialistas dos EUA na América Latina ao longo do século XIX. Na década de 1920, por exemplo, existiam tropas americanas (os marines) instaladas em território nicaraguense.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O movimento guerrilheiro que despontou na década de 1950 e serviu de inspiração para as guerrilhas da Nicarágua foi a Revolução Cubana. A guerrilha cubana, liderada por Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara, lutava naquele período contra a ditadura de Fulgêncio Batista. Os guerrilheiros cubanos tomaram o poder em seu país em 1º de janeiro de 1959 e tornaram-se um símbolo da luta popular na América Latina.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

Os guerrilheiros contrarrevolucionários da Nicarágua lutavam contra os sandinistas e contra a revolução encabeçada por eles. Atuaram promovendo atentados terroristas na Nicarágua como forma de desestabilizar o governo. Foram formados a partir do apoio militar e financeiro fornecido pela CIA durante o governo de Ronald Reagan.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola