Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Segunda Guerra sino-japonesa

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a guerra travada entre China e Japão de 1937 a 1945, conhecida como Segunda Guerra sino-japonesa. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Segunda Guerra sino-japonesa foi um conflito entre Japão e China que se estendeu de 1937 a 1945. Esse conflito teve como estopim o:

a) Incidente Mukden.

b) Incidente da Ponte Marco Polo.

c) Incidente Manchukuo.

d) Incidente Hirohito.

e) Incidente Mao Tsé-Tung.

questão 2

Durante a Segunda Guerra sino-japonesa, a brutalidade do exército japonês resultou em grandes massacres contra a população civil chinesa. Uma dessas demonstrações de violência ocorreu em uma cidade chinesa que teve cerca de 20 mil mulheres estupradas e mais de 200 mil cidadãos mortos entre 1937 e 1938. Essa é uma referência a qual cidade?

a) Nanquim.

b) Manchukuo.

c) Macau.

d) Hong Kong.

e) Pequim.

questão 3

Durante a Segunda Guerra sino-japonesa, o Japão tentou promover uma guerra biológica em determinadas partes da China. O desenvolvimento dessa ação deve-se a uma unidade secreta conhecida como:

a) Unidade Hirohito.

b) Unidade Manchukuo.

c) Unidade 731.

d) Unidade Amaterasu.

e) Unidade Banzai.

questão 4

As tensões entre China e Japão intensificaram-se a partir de 1931, quando os japoneses utilizaram um ataque forjado a uma ferrovia japonesa para justificar a invasão da Manchúria. Esse evento ficou conhecido como:

a) Incidente Mukden.

b) Incidente da Ponte Marco Polo.

c) Incidente Manchukuo.

d) Incidente Hirohito.

e) Incidente Mao Tsé-Tung.

respostas
Questão 1

Letra B

A Segunda Guerra sino-japonesa iniciou-se em 1937, após o Incidente da Ponte Marco Polo. Esse evento aconteceu com o desentendimento entre as tropas chinesas e japonesas por causa do desaparecimento de um soldado japonês. Os japoneses, julgando que o soldado havia sido morto, atacaram as tropas chinesas. No entanto, o soldado apenas havia se perdido após um exercício militar. A guerra entre China e Japão estendeu-se até 1945.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

O estupro de cerca de 20 mil chinesas pelos soldados japonesas ficou conhecido como o grande estupro de Nanquim. A violência contra a população dessa cidade foi uma espécie de vingança após os duros combates ocorridos em Xangai. Os japoneses realizaram um grande massacre na cidade chinesa, matando tanto militares quanto civis. As estatísticas mais aceitas pelos historiadores apontam que 200 mil pessoas foram mortas pelos japoneses em Nanquim.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A Unidade 731 era oficialmente conhecida como “Departamento de prevenção de epidemias e purificação de água”. No entanto, essa unidade secreta do exército japonês foi utilizada ao longo da guerra para promover pesquisas atrozes e desenvolver a guerra biológica na China. Ao longo dos anos da guerra, testes cruéis em seres humanos vivos foram realizados, como sujeitar prisioneiros a temperaturas muito frias para testar a resistência do corpo humano e infectá-los propositalmente com doenças graves etc.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A Manchúria era um alvo antigo de interesse do Japão e já havia sido disputada por esse país na guerra travada contra a Rússia, no começo do século XX. Nas décadas seguintes, esse interesse intensificou-se e, a partir do Incidente Mukden, o Japão teve o pretexto para realizar a invasão do local. Esse incidente foi um ataque forjado contra uma ferrovia japonesa instalada na região, em que o Japão acusou os chineses de realizarem o ataque e, por essa razão, efetuou a invasão em 1931, criando o Estado fantoche de Manchukuo.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
loading...
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola