Exercícios sobre Caio Fernando Abreu
UFRGS - 2013
Leia o trecho abaixo, retirado do conto Os sobreviventes, do livro Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu.
[…] que aconteça alguma coisa bem bonita para você, te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em todos de novo, que leve para longe da minha boca esse gosto podre de fracasso, que derrota sem nobreza, não tem jeito, companheiro, nos perdemos no meio da estrada e nunca tivemos mapa algum, ninguém dá mais carona e a noite já vem chegando.
(ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. São Paulo: Círculo do Livro, sd. p. 20.)
Considere as seguintes afirmações sobre o trecho.
I. O fragmento aponta características marcantes da prosa de Caio Fernando Abreu: perspectiva intimista, tom confessional e coloquial.
II. O trecho refere-se ao conflito de gerações e propõe como solução a viagem e o exílio.
III. Os sobreviventes do título são aqueles que saem de um casamento fracassado, mas que não cansam de lutar pela retomada da relação.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Alternativa “a”. A primeira afirmativa, a única correta, destaca algumas características constantes na obra do contista e que se manifestam também no trecho apresentado, narrado em primeira pessoa, a partir de um viés intimista e confessional. Já as alternativas restantes, II e III, referem-se à temática proposta pelo conto, mas estão incorretas, pois ele não apresenta explicitamente uma solução para o conflito através da viagem e o exílio, tampouco se trata de personagens que acabaram de sair de um casamento frustrado.
UEL - 2010
Observe as imagens, leia o texto a seguir e responda à questão:
Nova Iorque celebrando a rendição do Japão ao final da 2ª Guerra Mundial. 14 de agosto de 1945
Parada do Orgulho Gay. Imagem disponível em http://edition.cnn.com/2007/TRAVEL/07/01/daily.snapshot/index.html
[...]Na minha frente, ficamos nos olhando. Eu também dançava agora, acompanhando o movimento dele. Assim: quadris, coxas, pés, onda que desce olhar para baixo, voltando pela cintura até os ombros, onda que sobe, então sacudir os cabelos molhados, levantar a cabeça e encarar sorrindo. [...] Apenas um corpo que por acaso era de homem gostando de outro corpo, o meu, que por acaso era de homem também. Eu estendi a mão aberta, passei no rosto dele, falei qualquer coisa. Eu era apenas um corpo que por acaso era de homem gostando de outro corpo, o dele, que por acaso era de homem também. [...]
(Adaptado de: ABREU, C. F. Terça-feira gorda. In: . Morangos mofados. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 51.)
Consideradas as fotos e o trecho do conto de Caio Fernando Abreu, é correto afirmar:
a) Em cerca de 60 anos, a sociedade perdeu seus valores morais, mas a opressão do homem sobre a mulher mantém-se.
b) A homossexualidade passou recentemente a ter espaço na mídia, condenando comportamentos e incentivando preconceitos.
c) A arte permite a reflexão a respeito das contradições dos valores sociais e das transformações de padrões morais.
d) O amor, hetero ou homossexual, perdeu seu espaço para as perversões sexuais exibidas pela mídia e retratadas na literatura.
e) As interdições sociais são permitidas nas festividades, principalmente no carnaval e sem comemorações cívicas.
Alternativa “c”.
Caio Fernando Abreu (1948-1996) foi um dos expoentes de sua geração e deixou obra escrita num estilo econômico, bem pessoal, tratando de sexo, medo, morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresentou uma visão dramática do mundo moderno e foi considerado um 'fotógrafo da fragmentação contemporânea'. Atualmente, o pessoal do teatro tem demonstrado interesse cada vez maior em sua obra. Em setembro, dois grupos de Pernambuco apresentam peças inspiradas em contos do escritor gaúcho.
(Zero Hora, 16/09/2009)
Assinale o único livro que não pertence ao escritor Caio Fernando Abreu:
a) Onde andará Dulce Veiga?
b) Morangos mofados.
c) Limite branco.
d) O exército de um homem só.
e) Inventário do irremediável.
Alternativa “d”. A novela O exército de um homem só é de autoria do também escritor gaúcho Moacyr Scliar.
Sobre os principais aspectos da obra de Caio Fernando Abreu, é incorreto afirmar:
a) Sua linguagem é considerada híbrida, pois estabelece uma relação dialógica com os diversos gêneros textuais.
b) Há pontos de intersecção com a linguagem desenvolvida por Clarice Lispector, como técnicas narrativas pouco convencionais, que enfatizam o prisma intimista com que os eventos externos são percebidos.
c) A literatura do autor gaúcho traz ecos de diversas manifestações artísticas, compondo um interessante mosaico de influências.
d)A linguagem do escritor é permeada por elementos da cultura gaúcha, como regionalismos e temas relacionados com a vida nos pampas.
Alternativa “d”.