Exercícios sobre Cecília Meireles
(UFSCAR)
Reinvenção
A vida só é possível
reinventada.
Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas ...
Ah! tudo bolhas
que vêm de fundas piscinas
de ilusionismo ... - mais nada.
Mas a vida, a vida , a vida
a vida só é possível
reinventada. […]
(Cecília Meireles)
Podemos dizer que, nesse trecho de um poema de Cecília Meireles, encontramos traços de seu estilo
a) sempre marcado pelo momento histórico.
b) ligado ao vanguardismo da geração de 22.
c) inspirado em temas genuinamente brasileiros.
d) vinculado à estética simbolista.
e) de caráter épico, com inspiração camoniana.
Alternativa “d”. O estilo de Cecília Meireles está associado à estética simbolista, sobretudo porque a poeta faz uso de elementos como a musicalidade, assim como uma postura que compreende a efemeridade da vida, traços predominantes do Simbolismo.
(UFU) Leia o poema abaixo:
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio tão amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas,
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa e fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?"
(Cecília Meireles)
Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o poema:
a) A expressão "mãos sem força", que aparece no primeiro verso da segunda estrofe, indica um lado fragilizado e impotente do "eu" poético diante de sua postura existencial.
b) As palavras mais sugerem do que escrevem, resultando, daí, a força das impressões sensoriais. Imagens visuais e auditivas, em outros poemas, sucedem-se a todo momento.
c) O tema revela uma busca da percepção de si mesmo. Antes de um simples retrato, o que se mostra é um autorretrato, por meio do qual o "eu" poético olha-se no presente, comparando-se com aquilo que foi no passado.
d) Não há no poema o registro de estados de ânimo vagos e quase incorpóreos, nem a noção de perda amorosa, abandono e solidão.
Alternativa “d”.
Sobre Cecília Meireles, é INCORRETO afirmar:
a) Embora não tenha pertencido diretamente ao chamado “grupo católico carioca” formado por Jorge de Lima, Murilo Mendes, Ismael Nery, Tristão de Ataíde, entre outros, Cecília Meireles também apresenta em sua obra traços espiritualistas.
b) A obra de Cecília Meireles caminha em direção à reflexão filosófica e existencial.
c) Juntamente com Rachel de Queiroz, Cecília Meireles foi uma das primeiras mulheres a conquistar o reconhecimento do valor de sua obra na Literatura brasileira.
d) Filiou-se ao neossimbolismo e, em seus poemas, é possível notar um lirismo conciliado a uma perspectiva bem humorada da vida.
e) Suas poesias denotam certa inclinação para a estética simbolista, embora a poeta não estivesse filiada a nenhum movimento literário.
Alternativa “d”. Cecília Meireles nunca esteve filiada a um movimento literário, embora seja possível observar características do Simbolismo em sua obra.
Canção
Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar
Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.
O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...
Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.
Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.
(Cecília Meireles)
A partir da leitura do poema “Canção”, de Cecília Meireles, podemos notar a presença dos seguintes elementos nos versos da poeta:
a) inclinação para a estética neossimbolista perceptível através da utilização de elementos como mar, sonho, ondas, areias, águas, conferindo ao poema um caráter fluido e etéreo.
b) Presença do monólogo interior, digressão e fragmentação dos versos que contribuem para a temática da existência.
c) Preocupação com a reflexão filosófica, com os modelos clássicos, além de uma temática notadamente pessimista.
d) Proximidade com o mundo material, temas relacionados com o cotidiano, sobretudo com as questões sociais.
Alternativa “a”. Uma das características de Cecília Meireles é o rigor vocabular, sobretudo para expressar através dele a musicalidade muito comum nos poemas simbolistas. O uso de elementos da natureza também colabora para a noção de transitoriedade da vida presente nos versos da poeta.