Exercícios sobre o Concretismo no Brasil

O Concretismo no Brasil se efetivou na Exposição Nacional de Arte em São Paulo, seus principais representantes foram Décio Pignatari e os irmãos, Haroldo e Augusto de Campos. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

(PUC-PR) A poesia concreta no Brasil caracteriza-se por:

a) dar continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.

b) descaso pelos aspectos formais do poema e preferências pela linguagem correta.

c) preocupação com a correção sintática, pela renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.

d) rigidez no nível prosódico e pela impassibilidade diante dos problemas nacionais.

e) visar a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linhas, superfície da folha).

Ver resposta
Resposta

Tendo em vista as características que demarcaram a tendência concretista, atestamos ser a letra “E” a que mais se adéqua ao enunciado proposto pela questão, sobretudo pelo fato de um desses traços serem demarcados pelo poema-objeto, ou seja, aos poucos, o lirismo pungente foi cedendo espaço para o que havia de concreto, ora materializado pelos aspectos sonoros, visuais e semânticos. Dessa forma, a linguagem verbalizada, materializada pelo discurso propriamente dito, foi substituída pela comunicação visual, pelo imediatismo, melhor dizendo.

Questão 2

(PUC-PR)

de sol a sol
soldado
de sal a sal
salgado
de sova a sova
sovado
de suco a suco
sugado
de sono a sono
sonado

sangrado
de sangue a sangue

O poema concretista, acima indicado, apresenta as seguintes inovações no campo verbal e visual:

a) abolição do verso tradicional; desintegração do sistema em seus morfemas; a palavra dá lugar ao símbolo gráfico.

b) apresentação de um ideograma; uso de estrangeirismos, esfacelamento da linguagem.

c) ausência de sinais de pontuação; uso intensivo de certos fonemas; jogos sonoros e uso de justaposição.

d) uso construtivo dos espaços brancos; neologismo; separação dos sufixos e dos prefixos; uso de versos alexandrinos.

e) apresentação de trocadilhos; uso de termos plurilinguísticos; desintegração da palavra e emprego de símbolos gráficos.

Ver resposta
Resposta

Afirma-se como a alternativa que condiz ao discurso presente no enunciado a demarcada pela letra “A”, haja vista que a principal característica presente na arte concreta é a abolição da linguagem verbal, uma vez que essa foi substituída por um jogo o qual comporta  amplamente três aspectos: o sonoro, o visual e o semântico.

Questão 3

Deparando-se com o poema de Décio Pignatari, ative seus conhecimentos acerca do que foi a poesia concreta, registrando suas impressões, sobretudo no que diz respeito aos aspetos ideológicos nele subjacentes. Ei-lo, portanto:

Poema de Décio Pignatari
Poema de Décio Pignatari

Ver resposta
Resposta

Atestamos que Décio Pignatari procura ir além do que preconizou a poesia concreta, sobretudo demarcada pelo aspecto verbivocovisual (visual, semântico, sonoro.). Nesse sentido, no poema em questão, constatamos certa carga ideológica, haja vista que o jogo de palavras remete sim a uma bebida, mas esse ultrapassa as camadas do puramente visual e aprofunda nas camadas mais internas do discurso, pois se trata das impressões do autor no que se refere à repulsa pela propaganda de uma marca cuja tendência remonta o Imperialismo preconizado pelos  EUA. Dessa forma, há um questionamento acerca do domínio que essa grande potência exerce sobre os países subdesenvolvidos, amplamente demarcado pelos termos “babe cola”, aludindo, sobremaneira, ao instinto seguidor, dominador, por excelência.

Questão 4

O movimento concretista no Brasil tem traços originários na revista Noigandres, publicada em 1952. Contudo, como movimento literário, passou realmente a ganhar força a partir da Exposição Nacional de Arte em São Paulo. Dessa forma, explicite os conhecimentos de que dispõe acerca das características que o demarcaram.

Ver resposta
Resposta

Podemos afirmar que entre as características que perfizeram a tendência concretista se destacam:

  • O abandono do formalismo, sobretudo demarcado pelo não emprego do verso tradicional;
  • Exploração do significante em detrimento ao culto à linguagem verbalizada, o que culminou no culto aos aspectos visuais, sonoros e semânticos, acima de tudo.
  • Emprego de neologismos e estrangeirismos.
  • Aproveitamento ao máximo do espaço da folha em branco, haja vista que o que agora conta é a disposição das palavras, sobretudo condicionadas de forma geométrica.