Exercícios sobre Erico Verissimo
(Universidade Católica de Pelotas)
Em relação a Erico Verissimo, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) Utiliza a técnica do contraponto, interpretando diversas histórias, influenciado por traduções que realizou da obra de Aldous Huxley.
b) Registra os valores e costumes de uma pequena burguesia que se tornava, pouco a pouco, o setor social mais representativo de Porto Alegre.
c) Em O Tempo e o Vento, o ciclo se dá pela sucessão de duas famílias-chave, os Terra e os Cambará, que se aproximam várias vezes pelo casamento.
d) em Incidente em Antares retoma a temática do interior, agora sob uma perspectiva crítica, refletindo a realidade social e política do Brasil nos anos sessenta.
e) Aborda, em toda sua obra, o caráter materialista da vida, vendo o homem como um produto biológico sujeito inteiramente às pressões sociais e à carga hereditária.
Alternativa “e”.
(UFV)
Considere o texto:
"O incidente que se vai narrar, e de que Antares foi teatro na sexta-feira 13 de dezembro do ano de 1963, tornou essa localidade conhecida e de certo modo famosa da noite para o dia. (...) Bem, mas não convém antecipar fatos nem ditos. Melhor será contar primeiro, de maneira tão sucinta e imparcial quanto possível, a história de Antares e de seus habitantes, para que se possa ter uma ideia mais clara do palco, do cenário e principalmente das personagens principais, bem como da comparsaria, desse drama talvez inédito nos anais da espécie humana." (Erico Verissimo)
Assinale a alternativa que evidencia o papel do narrador no fragmento acima:
a) O narrador tem senso prático, utilitário e quer transmitir uma experiência pessoal.
b) É um narrador introspectivo, que relata experiências que aconteceram no passado, em 1963.
c) Em atitude semelhante à de um jornalista ou de um espectador, escreve para narrar o que aconteceu com x ou y em tal lugar ou tal hora.
d) Fala de maneira exemplar ao leitor, porque considera sua visão a mais correta.
e) É um narrador neutro, que não deixa o leitor perceber sua presença.
Alternativa “c”.
Assinale a alternativa em que todas as obras são de autoria de Erico Verissimo:
a) Os ratos, As meninas e Clarissa.
b) Incidente em Antares, O resto é silêncio e Solo de clarineta.
c) O tempo e o vento, A paixão segundo G. H. e A cinza das horas.
d) Olhai os lírios do campo, Amar, verbo intransitivo e Memórias sentimentais de João Miramar.
e) Corpo de baile, Vidas secas e O senhor embaixador.
Alternativa “b”. Os ratos, Dyonélio Machado. As meninas, Lygia Fagundes Telles. A paixão segundo G. H., Clarice Lispector. A cinza das horas e Amar, verbo intransitivo, Manuel Bandeira. Memórias sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade. Corpo de baile, Guimarães Rosa, e Vidas secas, Graciliano Ramos.
São características da obra de Erico Verissimo, exceto:
a) Foi também autor de livros infantis e tradutor de obras importantes da Literatura Mundial, como Contraponto, de Aldous Huxley, cuja técnica narrativa muito influenciou sua escrita.
b) Erico Verissimo é um dos grandes nomes da literatura brasileira e um dos maiores representantes do sul do país no modernismo. Natural do Rio Grande do Sul, o autor costumava colocar o estado nos contos, crônicas e romances que escrevia.
c) A obra de Veríssimo vive uma fase urbana, em que o cotidiano da cidade é o pano de fundo para diversas discussões. Em outro período, o histórico ganha espaço, como se percebe em “O Tempo e o Vento”.
d) O coloquialismo é muito presente em sua obra, que também apresenta características intimistas.
e) Erico Verissimo não faz grandes inovações linguísticas, o foco dele é a narrativa. O estilo de escrita é claro e conciso. Em certos trechos, lembra o modo de fala mais rude do interior que Verissimo retrata.
Alternativa “e”. As características descritas na alternativa “e” dizem respeito ao escritor Graciliano Ramos, contemporâneo de Erico e também filiado à 2ª fase do modernismo brasileiro, fase em que o regionalismo ganhou força através da obra de escritores como Guimarães Rosa, Rachel de Queiróz e Erico Verissimo.