Exercícios sobre escolas literárias

Resolva esta lista de exercícios sobre escolas literárias, também chamadas de estilos de época. Publicado por: Warley Souza
Questão 1

(Enem)

Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura/ Fundação Banco do Brasil, 1993.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são

A) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

B) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

C) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

D) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

E) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

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Alternativa C.

O simbolismo apresenta refinamento estético, caraterizado pelo rigor formal do poema. Além disso, o poema está associado a um elemento metafísico, que é a alma, e trata de temas universais, tais como sofrimento, solidão, desejo e impossibilidade. Portanto, não apresenta linguagem simples e direta, mas rebuscada. Não fala de amor nem de questões sociais. E utiliza versos regulares, ou seja, não apresenta liberdade formal.

Questão 2

(Enem)

Confidência do itabirano

Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...

Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!

ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com seus poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietudes e os dilemas humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o particular, como se percebe claramente na construção do poema “Confidência do itabirano”. Tendo em vista os procedimentos de construção do texto literário e as concepções artísticas modernistas, conclui-se que o poema acima

A) representa a fase heroica do modernismo, devido ao tom contestatório e à utilização de expressões e usos linguísticos típicos da oralidade.

B) apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de fatos e dados históricos.

C) evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do indivíduo.

D) critica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em comparação com as prendas resgatadas de Itabira.

E) apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da infância e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.

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Alternativa C.

O poema apresenta uma tensão histórica entre o eu lírico e a sua comunidade, ou seja, Itabira. Dessa forma, ele mostra elementos que o fazem ser itabirano, já que nasceu nessa cidade. Portanto, a sociedade itabirana exerceu influência sobre a constituição desse indivíduo. Mas agora ele está distante dessa cidade, que é apenas uma fotografia, pois o eu lírico sofreu alterações em sua vida que o distanciam de seu passado. Drummond pertence à segunda fase do modernismo, a fase de reconstrução, menos contestatória. O poema é subjetivo, não apresenta ironia nem recursos pomposos, pois é marcado pela simplicidade cotidiana.

Questão 3

(Enem) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.

“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson, 1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:

A) ...o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas...

B) ...era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça...

C) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno,...

D) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...

E) ...o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

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Alternativa A.

O realismo é um estilo que não apresenta idealizações. Assim, o narrador machadiano critica a idealização romântica em “o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas”.

Questão 4

(Enem)

Mal secreto

Se a cólera que espumaa!
, a dor que mora
N’alma, e destrói cada ilusão que nasce,
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;

Se se pudesse, o espírito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!

Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,
Como invisível chaga cancerosa!

Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturos

CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasília: Alhambra, 1995.

Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que

A) a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.

B) o sofrimento íntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social.

C) a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.

D) o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo.

E) a transfiguração da angústia em alegria é um artifício nocivo ao convívio social.

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Alternativa A.

No poema, o eu lírico mostra que as pessoas escondem a cólera e a dor, sentimentos que não são estampados no rosto, já que se utiliza uma máscara social. Se se pudesse ver a pessoa como realmente ela é, alguém que nos causa inveja poderia nos causar piedade, já que algumas pessoas riem para parecer aos outros venturosa. Assim, o poema sugere que “a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada”.

Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta características do trovadorismo.

A) Sofrimento amoroso, temática da saudade e elementos satíricos.

B) Oposições, contradições, cultismo e conceptismo.

C) Pastoralismo, referências greco-latinas, valorização da simplicidade.

D) Indianismo, exagero sentimental, morbidez e temática urbana.

E) Objetividade, antirromantismo, crítica à burguesia.

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Alternativa A.

O trovadorismo é composto pelas cantigas de amor, em que é expresso o sofrimento amoroso do trovador; cantigas de amigo, cuja temática é a saudade; e elementos satíricos, nas cantigas de escárnio e maldizer. No mais, a alternativa B se refere ao barroco; a alternativa C se refere ao arcadismo; a alternativa D se refere ao romantismo; e alternativa a E se refere ao realismo.

Questão 6

Leia este soneto do poeta Luís de Camões:

Aquela fera humana que enriquece
sua presuntuosa tirania
destas minhas entranhas, onde cria
Amor um mal que falta quando cresce.

Se nela o Céu mostrou (como parece)
quanto mostrar ao mundo pretendia,
por que de minha vida se injuria?
Por que de minha morte s’enobrece?

Ora, enfim, sublimai vossa vitória,
Senhora, com vencer-me e cativar-me:
fazei disto no mundo larga história.

Que, por mais que vos veja maltratar-me,
já me fico logrando desta glória
de ver que tendes tanta de matar-me.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000164.pdf

Agora marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

( ) Camões é um autor do classicismo português.

( ) O soneto apresenta uma referência greco-latina.

( ) O poema apresenta a figura de linguagem paradoxo.

A sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, F, F.

D) F, V, V.

E) F, F, V.

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Alternativa A.

A obra do poeta português Luís de Camões pertence ao classicismo. Em seu soneto, o deus Amor é uma referência greco-latina. Já o paradoxo, figura de linguagem muito comum na poesia de Camões, está presente no verso: “Amor um mal que falta quando cresce”, já que é contraditório algo faltar quando cresce.

Questão 7

Analise estas afirmações:

I. O quinhentismo é composto pela literatura informativa e catequética.

II. As obras do quinhentismo não apresentavam caráter funcional.

III. Padre Antônio Vieira é um dos principais autores do quinhentismo.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) II apenas.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

E) I e III apenas.

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Alternativa A.

A literatura informativa tinha a função de informar; já a poesia catequética, de catequizar os indígenas brasileiros. Esses dois tipos de literatura compõem o quinhentismo. Pe. José de Anchieta é um de seus principais autores. O Pe. Antônio Vieira é um autor barroco.

Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta duas características da literatura barroca.

A) Pastoralismo e idealização.

B) Cultismo e conceptismo.

C) Vassalagem amorosa e idealização.

D) Linguagem objetiva e temática do adultério.

E) Determinismo e zoomorfização.

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Alternativa B.

Pastoralismo e idealização são características árcades. Cultismo (jogo de palavras) e conceptismo (jogo de ideias) são características barrocas. Vassalagem amorosa e idealização estão presentes no romantismo brasileiro. Já a linguagem objetiva e temática do adultério são marcas realistas. Por fim, determinismo e zoomorfização caracterizam a literatura naturalista.

Questão 9

Leia a seguinte estrofe do livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga:

Ama Apolo, e o fero Marte;

Ama, Alceu, o mesmo Jove:

Não é, não, a vã riqueza,

Sim beleza,

Quem os move.

Posto ao lado de Marília

Mais que mortal me contemplo:

Deixo os bens, que aos homens cegam,

Sigo dos Deuses o exemplo:

Amo virtudes, e dotes;

Amo enfim, prezado Alceu,

Bens, que valem sobre a terra,

E que têm valor no Céu.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000301.pdf.

Agora marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

( ) Predomina a temática do fugere urbem (fugir da cidade), caracterizadora do arcadismo.

( ) O texto apresenta referências greco-latinas, característica marcante do arcadismo.

( ) A temática amorosa e a idealização feminina fazem desse texto uma obra do romantismo.

A sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, V, F.

D) F, V, F.

E) F, F, V.

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Resposta

Alternativa D.

São uma característica árcade presente no texto: as referências greco-latinas, como Apolo e Marte. O arcadismo também apresenta temática amorosa e idealização feminina. Já o romantismo não está associado à retomada de valores clássicos. Por fim, a expressão latina fugere urbem se refere a uma valorização do campo, mas não está presente no fragmento da questão, que trata do enaltecimento das virtudes da amada em oposição às vãs riquezas.

Questão 10

Analise estas afirmações:

I. O nacionalismo é uma característica do romantismo.

II. A morbidez é uma característica do romantismo.

III. O determinismo é uma característica do romantismo.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) II apenas.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

E) I e III apenas.

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Alternativa D.

O romantismo apresenta características como nacionalismo e morbidez. Já o determinismo é característica do naturalismo.

Questão 11

Sobre a literatura realista, é correto afirmar, exceto:

A) As obras têm caráter antirromântico.

B) As narrativas fazem crítica à sociedade burguesa.

C) A análise psicológica é uma característica do estilo.

D) As narrativas apresentam linguagem objetiva.

E) A visão determinista é uma característica do estilo.

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Alternativa E.

O determinismo está presente em obras naturalistas e consiste na ideia de que as ações e o destino do personagem são determinados pela sua raça, pelo meio em que está inserido ou pela época em que vive.

Questão 12

Leia o seguinte trecho do romance O cortiço:

[...]

— Estou desgraçada!

— Se te apareceram almas, decerto; mas põe a fé em Deus, mulher! e não te rales desse modo, que a desgraça pode ser maior! O choro puxa muita coisa!

— Ai, o meu rico homem!

E o mugido lúgubre daquela pobre criatura abandonada antepunha à rude agitação do cortiço uma nota lamentosa e tristonha de uma vaca chamando ao longe, perdida ao cair da noite num lagar desconhecido e agreste. Mas o trabalho aquecia já de uma ponta à outra da estalagem; ria-se, cantava-se, soltava-se a língua; o formigueiro assanhava-se com as compras para o almoço; os mercadores entravam e saíam: a máquina de massas principiava a bufar. E Piedade, assentada à soleira de sua porta, paciente e ululante como um cão que espera pelo dono, maldizia a hora em que saíra da sua terra, e parecia disposta a morrer ali mesmo, naquele limiar de granito, onde ela, tantas vezes, com a cabeça encostada ao ombro do seu homem, suspirava feliz, ouvindo gemer na guitarra dele os queridos fados de além-mar.

E Jerônimo não aparecia.

[...]

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997.

Sobressai no fragmento a seguinte característica da literatura naturalista:

A) Crítica à burguesia.

B) Idealização amorosa

C) Zoomorfização.

D) Exagero sentimental.

E) Ironia.

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Alternativa C.

A zoomorfização é a prática narrativa de associar o ser humano a animais. No fragmento, Piedade é comparada a uma vaca e a um cão. Já o cortiço assume o aspecto de um formigueiro.

Questão 13

Rainha das águas

Mar fora, a rir, da boca o fulgido tesouro
Mostrando, e sacudindo a farta cabeleira,
Corta a planura ao mar, que se desdobra inteira,
Numa varina azul orladurada de ouro.

Rema, à popa, um tritão de escameo dorso louro;
Vão à frente os delfins; e, marchando em fileira,
Das ondas a seguir a luminosa esteira,
Vão cantando, a compasso, as piérides em coro.

Crespas, cantando em torno, as vagas, em surdina,
Lambem de popa à proa o casco da varina
Que prossegue, mar afora, a infinda rota, ufana...

E, no alto, o louro sol que assoma, entre desmaios,
Saúda esse outro sol de coruscantes raios
Que orna a cabeça real da bela soberana.

SILVA, Francisca Júlia da. Mármores. Brasília: Senado Federal, 2020.

Sobre soneto da poetisa brasileira Francisca Júlia, é correto afirmar:

A) É um exemplo típico do exagero sentimental da poesia romântica.

B) Apresenta o descritivismo e o rigor formal da poesia parnasiana.

C) Consiste em um poema barroco antitético e paradoxal.

D) É obra simbolista, pois apresenta maiúscula alegorizante e sinestesia.

E) Tem versos livres, típicos da poesia de cunho modernista.

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Alternativa B.

O poema de Francisca Júlia faz parte do parnasianismo, apresenta caráter descritivo e versos regulares (rigor formal).

Questão 14

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

( ) A poesia simbolista apresenta caráter metafísico.

( ) O simbolismo tem rigor formal, objetividade e crítica social.

( ) A sinestesia é uma figura de linguagem recorrente na poesia simbolista.

A sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, V, F.

D) F, V, V.

E) V, F, V.

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Alternativa E.

O simbolismo é um estilo de época que se opõe à objetividade e à crítica social realistas, privilegiando os aspectos metafísicos e a sensorialidade expressa por meio da sinestesia. Além disso, apresenta rigor formal.

Questão 15

O violeiro

Vi a saída da lua

Tive um gosto singulá

Em frente da casa tua

São vortas que o mundo dá

ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. Paris: Sans Pareil, 1925.

Após a leitura do poema, analise estas afirmações:

I. O nacionalismo do verso modernista está associado à linguagem coloquial.

II. Apesar de ser uma obra modernista, o poema apresenta versos regulares.

III. A poesia de Oswald de Andrade tem traços do excesso sentimental romântico.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) II apenas.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

E) I e III apenas.

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Alternativa D.

As palavras “singulá” e “vortas” reproduzem a fala coloquial brasileira, o que se configura em uma marca de nacionalismo da estética modernista. Apesar de modernista, o poema apresenta versos regulares (com métrica e rimas). O poema é direto, sem excesso sentimental.

Questão 16

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

( ) Inovação e antiacademicismo são características do modernismo.

( ) A linguagem da literatura modernista é predominantemente culta e rebuscada.

( ) A culpa, o pecado e outros elementos de cunho religioso são marcantes na poesia modernista.

A sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, V, F.

D) F, V, V.

E) V, F, F.

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Resposta

Alternativa E.

A literatura modernista é inovadora e se opõe à visão acadêmica, utiliza uma linguagem simples, que valoriza o aspecto coloquial da linguagem. Por fim, a religiosidade e temáticas como culpa e pecado não são marcantes na poesia modernista, mas sim na poesia barroca.

Questão 17

Leia o seguinte fragmento:

Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus é o mundo. A verdade é sempre um contato interior inexplicável. A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique. Meu coração se esvaziou de todo desejo e reduz-se ao próprio último ou primeiro pulsar. A dor de dentes que perpassa esta história deu uma fisgada funda em plena boca nossa. Então eu canto alto agudo uma melodia sincopada e estridente — é a minha própria dor, eu que carrego o mundo e há falta de felicidade. Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.

Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como a morte parece dizer sobre a vida — porque preciso registrar os fatos antecedentes.

[...]

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 

Nesse trecho de uma obra do pós-modernismo, é predominante a seguinte característica:

A) Temática sociopolítica.

B) Intertextualidade.

C) Metalinguagem.

D) Idealização.

E) Ironia.

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Alternativa C.

Sobressai no fragmento a função metalinguística, que consiste no fato de o texto fazer referência a si próprio e mencionar o processo da própria escrita. Essa característica é recorrente na literatura pós-moderna.

Questão 18

Qual dos nomes abaixo não é uma escola literária?

A) Barroco

B) Arcadismo

C) Simbolismo

D) Pré-modernismo

E) Parnasianismo

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Alternativa D.

O pré-modernismo não é uma escola literária ou estilo de época, mas um período da literatura brasileira composto por obras publicadas entre 1902 e 1922.

Questão 19

A prosa romântica mundial apresenta as seguintes obras consagradas, com exceção de:

A) Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.

B) Os miseráveis, do francês Victor Hugo.

C) Madame Bovary, do francês Gustave Flaubert.

D) Amor de perdição, do português Camilo Castelo Branco.

E) O guarani, do brasileiro José de Alencar.

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Alternativa C.

Madame Bovary, de Gustave Flaubert, é uma consagrada obra do realismo.

Questão 20

Qual dos escritores abaixo está vinculado ao realismo?

A) Arthur Rimbaud

B) Machado de Assis

C) Lord Byron

D) Manuel du Bocage

E) Soror Violante do Céu

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Alternativa B.

Rimbaud é simbolista. Lord Byron é romântico. Bocage é árcade. Soror Violante do Céu é barroca. Machado de Assis é um autor realista.

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