Exercícios sobre Mário de Sá-Carneiro
Um dos mais importantes poetas da literatura portuguesa, Mário de Sá-Carneiro tem sua obra associada ao
a) Trovadorismo.
b) Humanismo.
c) Classicismo.
d) Orfismo.
e) Presencismo.
Alternativa “d”. Em 1915, ao lado de Fernando Pessoa, Raul Leal, Luís de Montalvor, Almada Negreiros e o brasileiro Ronald de Carvalho, Mário de Sá-Carneiro ajudou a fundar a revista Orpheu, primeira publicação literária a divulgar os ideais do Orfismo, movimento que também ficou conhecido como Primeira geração do Modernismo português.
Além-Tédio
Nada me expira já, nada me vive -
Nem a tristeza nem as horas belas.
De as não ter e de nunca vir a tê-las,
Fartam-me até as coisas que não tive.
Como eu quisera, emfim de alma esquecida,
Dormir em paz num leito de hospital...
Cansei dentro de mim, cansei a vida
De tanto a divagar em luz irreal.
Outrora imaginei escalar os céus
À força de ambição e nostalgia,
E doente-de-Novo, fui-me Deus
No grande rastro fulvo que me ardia.
Parti. Mas logo regressei à dor,
Pois tudo me ruiu... Tudo era igual:
A quimera, cingida, era real,
A propria maravilha tinha côr!
Ecoando-me em silêncio, a noite escura
Baixou-me assim na queda sem remédio;
Eu próprio me traguei na profundura,
Me sequei todo, endureci de tedio.
E só me resta hoje uma alegria:
É que, de tão iguais e tão vazios,
Os instantes me esvoam dia a dia
Cada vez mais velozes, mais esguios...
Mário de Sá-Carneiro, in 'Dispersão'
No poema acima, podemos identificar as principais características da obra de Mário de Sá-Carneiro. São elas, exceto:
a) A obra de Mário de Sá-Carneiro confunde-se com sua vida. Em seus versos, ele expressa uma angústia permanente.
b) A sinestesia, uma das maiores características da escola simbolista, é bastante utilizada por Mário de Sá-Carneiro em suas obras. O escritor lança mão das correspondências sensoriais tanto na poesia quanto na narrativa.
c) A melancolia, o narcisismo, a frustração e o sentimento de abandono, esse último está intimamente relacionado com a morte prematura da mãe de Mário de Sá-Carneiro.
d) Dificuldade em assumir-se como adulto e dificuldades para transpor as barreiras entre realidade e idealidade.
e) O fenômeno da heteronímia é uma das principais características de sua obra. Mário de Sá-Carneiro criou personalidades literárias distintas, entre elas Alberto Caeiro, Bernardo Soares, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, esse último considerado o alter ego do escritor.
Alternativa “e”. As características descritas na alternativa “e” dizem respeito à obra de Fernando Pessoa, contemporâneo e amigo do escritor Mário de Sá-Carneiro.
(UNICID)
Leia o trecho do poema Dispersão, de Mário de Sá-Carneiro, representante do Modernismo português, e responda à questão:
Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.
Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...
A maneira como o sujeito do poema de Mário de Sá-Carneiro expressa-se é similar ao estilo de um movimento literário anterior ao Modernismo que está representado pelos versos:
a) Assim foram cortando o mar sereno,
Com vento sempre manso e nunca irado,
Até que houveram vista do terreno
Em que nasceram, sempre desejado.
(Luís de Camões – Renascimento português)
b) Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... – foi um sonho –
em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?
(Almeida Garrett – Romantismo português)
c) A mulher é um cata-vento
Vai ao vento,
Vai ao vento que soprar;
Como vai também ao vento
Turbulento,
Turbulento e incerto o mar.
(Machado de Assis – Realismo brasileiro)
d) Entre as ruínas de um convento,
De uma coluna quebrada
Sobre os destroços, ao vento,
Vive uma flor isolada.
(Alberto de Oliveira – Parnasianismo brasileiro)
e) A lua dava sensações inquietas
Às paisagens avérnicas em torno
E alguns demônios com perfis de ascetas
Dormiam no luar um sono morno...
(Cruz e Sousa – Simbolismo brasileiro)
Alternativa “b”. Os poemas de Almeida Garrett e Mário de Sá-Carneiro apresentam alguns pontos de intersecção motivados pelas influências literárias que incidiram sobre as obras dos dois escritores. Nos dois poemas, podemos observar a confusão dos sentidos, o delírio, a alucinação e, ao mesmo tempo, certo narcisismo e egolatria. Em Dispersão, Mário exprime seu inconsciente e a dispersão que sentia do seu eu no mundo, elemento que revela sua incapacidade de se assumir como adulto.
Sobre Mário de Sá-Carneiro, é possível afirmar:
I. Mário ocupou posição de destaque entre os modernistas portugueses, tendo sido um dos fundadores da principal revista de divulgação dos ideais do movimento, a revista Orpheu.
II. A melancolia e o descontentamento são temas recorrentes em sua obra, e a inadaptação à vida, perceptível em seus poemas, levou o poeta ao suicídio no ano de 1916.
III. O escritor português escreveu os primeiros textos com características românticas. A segunda fase, no entanto, foi marcada pelo realismo. Mário de Sá-Carneiro foi um dos responsáveis pelo início do realismo em Portugal.
IV. Apresenta uma visão mais crítica da sociedade, diferente do romantismo que precedeu o movimento. Mário de Sá-Carneiro fugiu do estilo clássico de escrita, apostando em uma maior liberdade na elaboração do texto.
V. A personalidade sensível, o humor instável, o narcisismo e o sentimento de abandono culminaram em uma linguagem irônica e autossarcástica, principais características de sua poética.
a) III e IV.
b) I, III e V.
c) II e IV.
d) I, II e V.
e) Todas estão corretas.
Alternativa “d”. As características descritas nas proposições III e IV fazem referência ao escritor Eça de Queirós, um dos expoentes do Realismo em Portugal.