Exercícios sobre a poesia concreta
Sobre o Concretismo, estão corretas as seguintes alternativas:
I. A poesia concreta, ou Concretismo, impôs-se, a partir de 1956, como a expressão mais viva e atuante de nossa vanguarda estética. No contexto da poesia brasileira, o Concretismo afirmou-se como antítese à vertente intimista e estetizante dos anos 40 e repropôs temas, formas e, não raro, atitudes peculiares ao Modernismo de 22 em sua fase mais polêmica e mais aderente às vanguardas europeias. (Alfredo Bosi)
II. Os poetas concretos entenderam levar às últimas consequências certos processos estruturais que marcaram o futurismo (italiano e russo), o dadaísmo e, em parte, o surrealismo. São processos que visam explorar as camadas materiais do significante. A poesia concreta quer-se abertamente antiexpressionista. Em termos mais genéricos: o Concretismo toma a sério, e de modo radical, a definição de arte como techné, isto é, como atividade produtora. (Alfredo Bosi)
III. A poesia concreta inovou em vários campos, entre eles o campo semântico (ideogramas, polissemias, trocadilhos etc.), o campo sintático (justaposição, redistribuição de elementos, ruptura com a sintaxe da proposição etc.), o campo do léxico (substantivos concretos, neologismos, tecnicismos, estrangeirismos, siglas etc.), o campo morfológico (desintegração do sintagma nos seus morfemas, separação dos prefixos, dos radicais, dos sufixos etc.), o campo fonético (aliterações, assonâncias, rimas internas etc.) e o campo topográfico (abolição do verso, não linearidade, uso construtivo dos espaços brancos, ausência de sinais de pontuação, sintaxe gráfica etc.).
IV. O Concretismo toma a sério, e de modo radical, a definição de arte como techné, isto é, como atividade produtora. O poema é identificado como objeto da linguagem, e os poetas do Concretismo brasileiro reconhecem e promovem uma tradição tecnicista como seu imediato ponto de referência histórico e estético.
a) I e IV estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
Alternativa “d”.
(UFRGS)
Considere as seguintes afirmações sobre o Concretismo.
I. Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da língua portuguesa.
II. Teve como integrantes fundamentais Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.
III. Foi um projeto de renovação formal e estética da poesia brasileira, cuja importância fica restrita à década de 1950.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
Alternativa “d”. O Concretismo surgiu na década de 1950 e perdura até os dias de hoje, influenciando grupos de poetas, músicos e artistas plásticos.
Pulsar, Augusto de Campos
Sobre o poema de Augusto de Campos, estão corretas as alternativas:
I. Rompe com a estrutura discursiva do verso tradicional ao propor a geometrização e a visualização da linguagem.
II. Para o poeta, todo o ato de escrever provém da inspiração, fruto de uma investigação íntima que privilegia os sentimentos e o lirismo. A poesia é tradicional e convencional, valendo-se da forma e moldes clássicos.
III. O poema apresenta diversas inovações, entre elas o apelo à comunicação não verbal, a desintegração da palavra e a polissemia.
IV. É inspirado nos poemas neossimbolistas, nos quais os elementos naturais, como as estrelas, a água, o vento e o mar são amplamente explorados.
a) Todas estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) I e III estão corretas.
d) II e IV estão corretas.
Alternativa “c”.
(UFF – 2009)
Na década de 50, surgiu um movimento poético inovador chamado Concretismo − movimento relacionado com as artes plásticas e com a música. Propõe uma poesia não linear ou discursiva, mas espacial. Os concretistas rompem com a sintaxe tradicional e elaboram novas formas de comunicação poética em que predomina o visual, em consonância com as transformações ocorridas na vida moderna, pela influência dos meios de comunicação de massa. A opção que apresenta um texto na linha concretista é:
a) a onda anda
aonde anda
a onda ?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda
b) Com seu colar de coral,
Carolina
corre por entre as colunas
da colina.
O colar de Carolina
colore o colo de cal,
torna corada a menina.
c) O poeta municipal
discute com o poeta estadual
qual deles é capaz de bater o poeta federal
Enquanto isso o poeta federal
tira ouro do nariz.
d) Seringueiro brasileiro,
Na escureza da floresta
Seringueiro, dorme.
Ponteando o amor eu forcejo
Pra cantar um cantiga
Que faça você dormir.
Que dificuldade enorme!
Quero cantar e não posso
e) Raiva o incêndio. A ruir, soltas, desconjuntadas,
As muralhas de pedra, o espaço adormecido
De eco em eco acordando ao medonho estampido,
Como a um sopro fatal, rolam esfaceladas.
Alternativa “a”. Embora seja de autoria do poeta modernista Manuel Bandeira, o poema “A onda” apresenta elementos típicos do Concretismo, corrente literária que se apropriou da estética defendida pelos primeiros modernos. Entre esses elementos, estão o apelo aos recursos sonoros e o verso livre.