Exercícios sobre a primeira fase do modernismo em Portugal
Estão, entre os principais representantes do Orfismo, os seguintes escritores:
a) Miguel Torga e José Saramago.
b) Florbela Espanca e Almada Negreiros.
c) Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.
d) José Régio e Eça de Queirós.
e) Miguel Esteves Cardoso e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Alternativa “c”. Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro foram os principais representantes do Orfismo, movimento que também ficou conhecido como a primeira fase do modernismo em Portugal. Os poetas, além de principais autores do período, foram fundadores da Revista Orpheu, principal meio de divulgação dos ideais modernistas.
Estão, entre as principais características da primeira fase do modernismo em Portugal:
I. Tinha como ideal interrogar o sentido da existência humana. Seus principais representantes foram os escritores José Régio, Miguel Torga, João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Branquinho da Fonseca.
II. O Orfismo defendeu a liberdade literária e rejeitou a ideia de que a arte pudesse submeter-se a quaisquer princípios que não os artísticos, livrando-se assim dos academicismos e do compromisso com uma literatura socialmente engajada.
III. O Orfismo apresentou uma nova poesia em que o homem e seu espanto de existir eram a principal temática. Houve uma ruptura com a literatura de feição simbolista e com a poesia de caráter histórico: o futuro, e apenas ele, interessava.
IV. Dessa geração, fortemente influenciada pelo romance regionalista brasileiro de 1930, destacam-se os escritores Alves Redol, Manuel da Fonseca, Afonso Ribeiro, Joaquim Namorado, Mário Dionísio, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Mário Braga e Soeiro Pereira Gomes.
V. Entre os principais representantes do Orfismo, estão Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Raul Leal, Luís de Montalvor e o brasileiro Ronald de Carvalho.
a) III e V.
b) I, II e IV.
c) II e V.
d) I, IV e V.
e) I e IV.
Alternativa “a”. As proposições de número I e II fazem referência à segunda fase do modernismo português, também conhecida como Presencismo. A proposição de número IV faz referência à terceira fase do modernismo português, o Neorrealismo.
Fernando Pessoa foi o escritor de maior destaque na primeira fase do modernismo em Portugal. Sobre sua obra, destacam-se as seguintes características, exceto:
a) Sua poesia apresenta reflexões sobre identidade, noções de verdade e existencialismo. Escreveu poemas em inglês, língua na qual foi alfabetizado, poesias líricas e poesias históricas com caráter nacionalista.
b) O fenômeno da heteronímia é a principal característica de sua obra poética. Por meio de personagens, aos quais atribuía nomes e até mesmo biografias, pôde mostrar sua versatilidade e transitar por diferentes estilos.
c) O soneto foi a forma fixa mais utilizada pela poeta. A temática de seus poemas é, sobretudo, amorosa. O amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte são outras fortes temáticas em sua obra poética.
d) Entre seus principais heterônimos estão Alberto Caeiro (considerado o mestre de todos os outros), o alter ego Álvaro de Campos, o semi-heterônimo Bernardo Soares e Ricardo Reis.
e) Além de seus heterônimos, há ainda um ortônimo, conjunto de trabalhos que Pessoa assina com o próprio nome e com particularidades estilísticas diferenciadas.
Alternativa “c”. As características descritas na alternativa “c” fazem referência à poeta portuguesa Florbela Espanca.
Sobre Mário de Sá-Carneiro é possível afirmar:
I. Mário ocupou posição de destaque entre os modernistas portugueses, tendo sido um dos fundadores da principal revista de divulgação dos ideais do movimento, a revista Orpheu.
II. A melancolia e o descontentamento são temas recorrentes em sua obra, e a inadaptação à vida, perceptível em seus poemas, levou o poeta ao suicídio no ano de 1916.
III. O escritor português escreveu os primeiros textos com características românticas. A segunda fase, no entanto, foi marcada pelo realismo. Mário de Sá-Carneiro foi um dos responsáveis pelo início do realismo em Portugal.
IV. Apresenta uma visão mais crítica da sociedade, diferente do romantismo que precedeu o movimento. Mário de Sá-Carneiro fugiu do estilo clássico de escrita, apostando em uma maior liberdade na elaboração do texto.
V. A personalidade sensível, o humor instável, o narcisismo e o sentimento de abandono culminaram em uma linguagem irônica e autossarcástica, principais características de sua poética.
a) III e IV.
b) I, III e V.
c) II e IV.
d) I, II e V.
e) Todas estão corretas.
Alternativa “d”. As característica descritas nas proposições III e IV fazem referência ao escritor Eça de Queirós, um dos expoentes do Realismo em Portugal.