Exercícios sobre o Ultrarromantismo
(Enem -2010)
Soneto
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração do romantismo, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é
a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
Alternativa “b”. Esse lirismo está fundamentado na melancolia, sentimento que impede qualquer possibilidade de reação diante da perda, fato que pode ser notado nos seguintes versos: “Do leito embalde no macio encosto/ Tento o sono reter!... já esmorece/ O corpo exausto que o repouso esquece.../Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”.
Sobre o Ultrarromantismo, podemos afirmar:
I. Rompendo com a tradição literária nacionalista, o Ultrarromantismo, também denominado segunda geração romântica, foi marcado pelo subjetivismo, presente nas temáticas amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.
II. A poesia ultrarromântica estabelece um interessante contraponto com a poesia ufanista e idealista realizada na primeira fase romântica, ressaltando os aspectos negativos do país, como a escravidão dos negros.
III. As principais características do Ultrarromantismo são o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo, aspectos que distanciavam os ultrarromânticos dos poetas da primeira geração do Romantismo.
IV. O Ultrarromantismo aprofunda a narração de costumes contemporâneos, refletindo o ideal positivista de dissecar o comportamento humano.
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.
e) I e II estão corretas.
Alternativa “c”.
(UERGS)
Sobre a obra poética de Casimiro de Abreu, é correto afirmar que
a) exalta o índio brasileiro, cuja força, coragem e astúcia são cantadas em longos poemas épicos.
b) critica a violência a que eram submetidos os escravos nas senzalas e nos navios que os traziam da África.
c) exalta a infância, a vida familiar e a natureza brasileira em poemas repletos de lirismo e afetividade.
d) critica a arrogância e o desprezo com que eram tratadas as mulheres na família patriarcal rural brasileira.
e) exalta o bandeirante paulista, cuja perseverança e coragem teriam ampliado as fronteiras da pátria brasileira.
Alternativa “c”. A lírica presente na poética de Casimiro de Abreu é marcada pela abordagem graciosa de certos temas, como a infância, a pátria, a saudade, a solidão, a natureza e o amor.
São representantes do Ultrarromantismo brasileiro os seguintes escritores:
a) Castro Alves, Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
b) Augusto dos Anjos, Sousândrade e Lord Byron.
c) José de Alencar, Alphonsus de Guimaraens e Raimundo Correia.
d) Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela.
Alternativa “d”.