Exercícios sobre área do círculo

Estes exercícios comentados testarão seus conhecimentos sobre a forma de calcular a área do círculo.

Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva

Questões

  1. Questão 1

    Um dos sistemas de irrigação utilizados na Agronomia é o de pivô central. Um braço de metal é preso por uma de suas extremidades ao centro de um círculo e percorre um campo circular durante o dia irrigando os locais por onde passa, de modo que a outra extremidade passa pela borda desse mesmo círculo. O resultado obtido por esse sistema são plantações perfeitamente circulares.

    Supondo que o braço utilizado para irrigação de um campo circular tenha o comprimento de 300 metros, qual será a área irrigada por ele em uma volta? (π = 3,14)

  2. Questão 2

    Qual é a metade da área do círculo cujo diâmetro mede 45 metros? (π = 3,14).

  3. Questão 3

    A área onde será construído um shopping é circular e tem medida igual a 70650 m2. Qual é o raio do círculo descrito por essa área? (π = 3,14).

  4. Questão 4

    Planeja-se construir uma piscina circular com uma ilha no meio, também circular. Sabendo que o raio da ilha possui 30 metros e que o raio da piscina possui 50 metros, qual é a área da superfície da piscina? (π = 3,14).