Exercícios sobre classificação de triângulos

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre classificação de triângulos, que podem ser classificados levando em consideração os lados ou os ângulos. Publicado por: Raul Rodrigues de Oliveira
Questão 1

Um triângulo possui dois ângulos internos medindo 45º cada, então podemos afirmar que esse triângulo é:

A) Escaleno

B) Equilátero

C) Acutângulo

D) Retângulo

E) Obtusângulo

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Alternativa D.

Se dois ângulos medem 45º cada, então sabemos que o terceiro ângulo mede 90º, pois 45 + 45 + 90 = 180. Sendo assim, quando um triângulo possui um ângulo de 90º ele é conhecido como triângulo retângulo.

Questão 2

Um triângulo que possui todos os lados com a mesma medida é conhecido como um triângulo:

A) Isósceles

B) Equilátero

C) Escaleno

D) Retângulo

E) Obtusângulo

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Alternativa B.

Quando o triângulo possui os 3 lados com a mesma medida, ele é conhecido como triângulo equilátero.

Questão 3

Marque a alternativa que corresponde à definição correta de um triângulo escaleno:

A) O triângulo é escaleno quando ele possui três lados com a mesma medida.

B) O triângulo é escaleno quando ele possui dois lados com a mesma medida.

C) O triângulo é escaleno quando ele possui três lados com medidas diferentes.

D) O triângulo é escaleno quando ele possui todos os ângulos menores que 90º.

E) O triângulo é escaleno quando ele possui todos os ângulos internos iguais.

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Alternativa C.

Quando a medida dos três lados do triângulo é diferente, ele é conhecido como triângulo escaleno.

Questão 4

Durante os estudos do Ibama sobre uma área de conservação ambiental, constatou-se que essa área se aproximava muito de um triângulo de ângulos medindo 120º, 85º e 75º. Sobre esse triângulo, podemos classificar ele como:

A) Retângulo

B) Acutângulo

C) Equilátero

D) Escaleno

E) Isósceles

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Alternativa D.

Como todos os ângulos internos possuem medidas distintas, consequentemente os lados também possuem medidas distintas, o que nos permite classificar esse triângulo como triângulo escaleno.

Questão 5

A seguir temos representado o triângulo ABC. Ao analisar o triângulo podemos classificá-lo como:

Triângulo ABC em uma questão sobre classificação de triângulos.

A) Isósceles

B) Equilátero

C) Escaleno

D) Retângulo

E) Obtusângulo

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Alternativa A.

O triângulo possui dois lados congruentes, logo ele deve ser classificado como triângulo isósceles.

Questão 6

Sobre os ângulos internos de um triângulo equilátero, podemos afirmar que:

A) Os ângulos internos possuem medidas diferentes.

B) Os ângulos internos possuem medidas iguais.

C) Os ângulos internos possuem 45º cada.

D) Um dos ângulos internos mede 90º.

E) Um dos ângulos internos é maior que 90º.

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Alternativa B.

O triângulo equilátero possui todos os ângulos congruentes, ou seja, com mesma medida.

Questão 7

Uma reserva florestal possui formato triangular com lados medindo 9 km, 11 km e 7 km. Podemos afirmar que essa reserva possui formato de um triângulo:

A) Agudo

B) Retângulo

C) Obtuso

D) Isósceles

E) Escaleno

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Alternativa E.

Quando todos os lados possuem medidas diferentes, o triângulo é conhecido como triângulo escaleno.

Questão 8

Analise o triângulo a seguir:

Triângulo que será analisado em uma questão sobre classificação de triângulos.

Ao analisar o triângulo, podemos afirmar que:

A) é um triângulo isósceles

B) é um triângulo retângulo

C) é um triângulo escaleno

D) é um triângulo obtusângulo

E) é um triângulo equilátero

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Alternativa C.

Calculando o valor de x, temos que:

x + ­­3x - 49 + x + 11 = 180

5x = 180 + 49 - 11

5 x = 218

\(x = \frac {218}{5}\)

x=43,6

Então os ângulos medem:

x = 43,6

x + 11 = 43,6 + 11 = 54,6

3x - 49 = 3 43,6 - 49 = 81,2

Note que todos os ângulos possuem medidas diferentes. Podemos perceber que os ângulos possuem medidas distintas, nesse caso o triângulo é escaleno.

Questão 9

A seguir temos representado um triângulo.

Representação de um triângulo em questão sobre classificação de triângulos.

Esse triângulo pode ser classificado como:

A) retângulo.

B) acutângulo.

C) equilátero.

D) isósceles.

E) obtusângulo.

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Alternativa E.

Como esse triângulo possui um ângulo de 120º, ou seja, maior que 90º, então ele é um triângulo obtusângulo.

Questão 10

Dois triângulos observados apresentam as seguintes características: o primeiro possui um ângulo de 90° e o segundo possui dois ângulos internos iguais a 45°. Esses triângulos são respectivamente:

A) Obtusângulo e isósceles.

B) Obtusângulo e equilátero.

C) Retângulo e escaleno.

D) Retângulo e isósceles.

E) Retângulo e equilátero.

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Alternativa D.

O primeiro possui um ângulo medindo 90º, logo ele é um triângulo retângulo; já o seguindo possui dois ângulos internos iguais, logo ele é isósceles.

Questão 11

Analise as afirmativas a seguir:

I. Todo triângulo equilátero é acutângulo.

II. Todo triângulo isósceles é acutângulo.

III. Todo triângulo escaleno é acutângulo.

Marque a alternativa correta:

A) Somente a I é verdadeira

B) Somente a II é verdadeira

C) Somente a III é verdadeira

D) Todas são falsas

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Alternativa A.

Sabemos que todo triângulo equilátero possui ângulos congruentes, medindo 60º cada, sendo assim todo triângulo equilátero é acutângulo.

Questão 12

Um triângulo pode ser classificado quanto aos lados ou os ângulos, sendo assim analise as afirmativas a seguir:

I. O triângulo é acutângulo se ele possui um ângulo agudo.

II. O triângulo é retângulo se ele possui um ângulo reto.

III. O triângulo é obtusângulo se ele possui um ângulo obtuso.

Marque a alternativa correta:

A) Somente a I é falsa

B) Somente a II é falsa

C) Somente a III é falsa

D) Todas são verdadeiras

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Alternativa A.

Para que o triângulo seja acutângulo é necessário que todos os seus ângulos sejam agudos, e não somente um deles, pois o triângulo retângulo, por exemplo, possui dois ângulos agudos e um reto.

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