Exercícios sobre os gráficos
(UCB - DF)
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/negocios/bc-prometeduas-
intervencoes-de-ate-us-3-bi-no-mercado-de-cambio-17625197>.
Acesso em: 28 nov. 2016.
Com base exclusivamente nos dados apresentados no gráfico quanto à cotação do dólar comercial no último dia útil de cada mês de 2015, assinale a alternativa correta.
a) Em dezembro de 2014, a cotação do dólar comercial foi menor que 2,689.
b) O maior valor para a cotação do dólar comercial foi verificado em 28 de setembro.
c) A função que representa o valor da cotação do dólar comercial em relação ao tempo é crescente, no intervalo apresentado no gráfico.
d) A diferença entre os valores da cotação do dólar comercial de maio e de março foi menor que um centavo de real.
e) Em 15 de agosto, o valor da moeda foi menor que 3,629.
a) Incorreta!
O texto do exercício diz que as respostas devem ter como base exclusivamente os dados apresentados no gráfico. Como ele é referente apenas ao ano de 2015, não é possível garantir que a cotação do dólar em 2014 seguiu o mesmo padrão de 2015.
b) Incorreta!
Em 22 de setembro, a cotação do dólar foi a maior: 4,145. No dia 28 de setembro, a cotação foi de 4,109.
c) Incorreta!
A função apresenta alguns intervalos decrescentes, embora pareça ser crescente em um sentido geral. Por exemplo, do mês de março para abril, a função é decrescente.
d) Correta!
e) Incorreta!
Os valores presentes na tabela são referentes ao último dia do mês. A linha que liga esses valores não é exata, pois indica um “progresso médio” da cotação do dólar. Assim, do mês de julho para o mês de agosto, em média, a cotação do dólar aumentou, mas nada garante que exatamente no dia 15 de agosto ela tenha sido maior que 3,629.
Letra D
(UCB - DF)
O gráfico mostra o número de pontos de uma equipe de futebol nas 12 primeiras rodadas de um campeonato. Sabendo que, nesse campeonato, em caso de vitória a equipe soma três pontos, em caso de empate soma um ponto e em caso de derrota não soma ponto, assinale a alternativa correta.
a) A equipe perdeu os jogos da segunda, terceira e quarta rodadas.
b) Nas doze rodadas, o número de vitórias foi igual ao número de derrotas.
c) A média de pontos obtidos por rodada, nessas doze rodadas, é igual a 1,5 pontos.
d) A equipe conseguiu dois empates entre a sétima e a nona rodadas.
e) Nas doze rodadas, a equipe empatou três vezes.
a) Incorreta!
Na segunda rodada, a equipe venceu o jogo, subindo seu ranking para 4 pontos.
b) Correta!
c) Incorreto!
A média dos pontos obtidos por rodada é a soma de todos os pontos obtidos, dividida pelo número de rodadas jogadas. Pela tabela, o time alcançou 17 pontos em 12 rodadas:
17/12 = 1,42 aproximadamente.
d) Incorreta!
A equipe venceu o jogo da sétima rodada e perdeu os jogos da oitava e nona.
e) Incorreta!
A equipe empatou em duas rodadas: primeira e décima.
Alternativa B
Para construir um gráfico de setores, representando alguma estatística a respeito de sua turma, um estudante fez a divisão ilustrada na imagem e colocou nele um número referente a um dos setores do gráfico. A respeito dessa construção, assinale a alternativa correta.
a) O maior ângulo central nesse gráfico mede 150°.
b) O número total de alunos nessa turma é 62.
c) O menor setor do gráfico está relacionado a 9 alunos.
d) Não é possível garantir que os setores são proporcionais aos números que representam.
e) O maior setor desse gráfico representa 20 alunos.
Observe que as medidas do lado direito desse gráfico são ambas com 90°, totalizando 180°. Para os dois outros ângulos, sobram apenas 180°. Como 30° é a medida do ângulo do menor setor, então 150° é a medida do ângulo do maior setor. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Para mostrar que as outras alternativas estão erradas, basta usar regra de três e descobrir os valores específicos de cada parte do gráfico.
Alternativa A
O gráfico a seguir diz respeito aos resultados obtidos por uma turma de alunos de um curso preparatório específico para professor de educação básica.
Resultados dos professores no curso preparatório
Para continuar no mercado, é necessário que esse curso aprove pelo menos 70% de seus alunos, que, por sua vez, são professores especializando-se. Sabendo que os aprovados são apenas aqueles que obtiveram resultado ótimo ou excelente, pode-se afirmar que esse curso continuará no mercado?
a) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 70%
b) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 80%
c) Não, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 50%
d) Não, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 40%
e) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 90%
Para calcular o percentual de professores aprovados, primeiro vamos encontrar quantos professores obtiveram o resultado como ótimo ou excelente. Analisando o gráfico é possível observar que 6 professores atingiram o resultado ótimo e 1 atingiu o resultado excelente, tendo um total de 7 aprovados. Note também que 6 professores foram reprovados com resultados bom ou ruim, totalizando (6 reprovados + 7 aprovados) 13 professores. Então para calcular a porcentagem de aprovados temos que dividir 6 por 13.
6 : 13 = 0,53 53% de aprovados.
Alternativa C