Exercícios sobre sistema de numeração decimal

Esta lista de exercícios vai testar o seu conhecimento sobre o sistema de numeração decimal, com questões resolvidas sobre as ordens e classes que utilizamos cotidianamente. Publicado por: Raul Rodrigues de Oliveira
Questão 1

(Enem - 2014) Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus. O quipus era feito de uma corda matriz, ou principal (mais grossa que as demais), na qual eram penduradas outras cordas, mais finas, de diferentes tamanhos e cores (cordas pendentes). De acordo com a sua posição, os nós significavam unidades, dezenas, centenas e milhares. Na Figura 1, o quipus representa o número decimal 2 453. Para representar o “zero” em qualquer posição, não se coloca nenhum nó.

O número da representação do quipus da Figura 2, em base decimal, é:

A) 364.

B) 463.

C) 3 064.

D) 3 640.

E) 4 603.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

Analisando a imagem, há 3 unidades de milhar, 0 centena, 6 dezenas e 4 unidades, então o número representado no quipus é 3064.

Questão 2

(Enem 2016) O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que usa notação posicional de base dez para representar números naturais. Ele pode ser apresentado em vários modelos, um deles é formado por hastes apoiadas em uma base. Cada haste corresponde a uma posição no sistema decimal e nelas são colocadas argolas; a quantidade de argolas na haste representa o algarismo daquela posição. Em geral, colocam-se adesivos abaixo das hastes com os símbolos U, D, C, M, DM e CM, que correspondem, respectivamente, a unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, dezenas de milhar e centenas de milhar, sempre começando com a unidade na haste da direita e as demais ordens do número no sistema decimal nas hastes subsequentes (da direita para esquerda), até a haste que se encontra mais à esquerda.

Entretanto, no ábaco da figura, os adesivos não seguiram a disposição usual.

Nessa disposição, o número que está representado na figura é:

A) 46 171.

B)147 016

C) 171 064.

D) 460 171.

E) 610 741.

Ver resposta
Resposta

 Alternativa D.

O número possui:

  • 1 → unidade (U);

  • 7 → dezenas (D);

  • 1 → centena (C);

  • 0 → unidade de milhar (M);

  • 6 → dezenas de milhar (DM);

  • 4 → centenas de milhar (CM).

O número formado é 460 171. 

Questão 3

Realizando a decomposição de um número, encontramos a soma 50000 + 300 + 20 + 1. O número decomposto foi:

A) 53210.

B) 53021.

C) 50321.

D) 500321.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

Realizando a soma, é possível perceber que o número decomposto é 50321.

Questão 4

No número 153902, o valor posicional do algarismo 9 é:

A) 9.

B) 9.

C) 900.

D) 9000.

E) 90000.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

Analisando o número, é possível perceber que o 9 ocupa a casa das centenas, então o valor posicional é 900.

Questão 5

Nos números 1320, 203 e 2932, o valor posicional do algorismo 3 é, respectivamente:

A) centena, dezena e unidade.

B) unidade, dezena e centena.

C) dezena, unidade e centena.

D) centena, unidade e dezena.

E) dezena, centena e unidade.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

Em 1320, o número 3 é uma centena. Já no número 203, ele é uma unidade e, por fim, no número 2932, ele é uma dezena.

Questão 6

 Em um trabalho da escola, Márcio e Tiago estavam no mesmo grupo, então Márcio anotou o telefone de Tiago em um papel de anotações. Porém, por descuido de Márcio, durante o lanche, ele derramou katchup em um dos dígitos conforme a imagem a seguir:

O número que está manchado corresponde à:

A) unidade.

B) dezena.

C) centena.

D) unidade de milhar.

E) dezena de milhar. 

Ver resposta
Resposta

Alternativa E.

O número que está com a mancha vermelha ocupa a 5ª ordem, que é a ordem da dezena de milhar.

Questão 7

Na campanha de vacinação de uma cidade, foram vacinadas 380.210 crianças. O nome desse número por extenso é:

A) trezentos e oitenta mil e duzentos e dez.

B) trinta e oito mil e duzentos e dez.

C) trezentos e oitenta e dois mil e cem.

D) trezentos milhões duzentos e dez mil

E) trezentos e oitenta duzentos e dez mil.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

O número 380 pertence à classe do milhar, ou seja, trezentos e oitenta mil, e 210 pertence à classe das unidades simples, então o número é trezentos e oitenta mil e duzentos e dez.

Questão 8

 Sobre o número 123.456.789.201, podemos afirmar que:

A) 789 pertence à classe das unidades simples.

B) 123 pertence à classe das dezenas.

C) 456 pertence à classe dos milhões.

D) 201 pertence à classe dos milhares. 

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

A) Incorreta, pois 789 pertence à classe de milhar.

B) Incorreta, pois não existe classe das dezenas.

C) Correta.

D) Incorreta, pois 201 pertence à classe das unidades simples.

Questão 9

Um padeiro produziu 1423 pães durante a semana. Esse número é formado por:

A) 1 unidade de milhar, 4 centenas, 2 dezenas e 3 unidades.

B) 1 unidade de milhão, 4 unidades de milhar, 2 dezenas e 3 unidades.

C) 1 centena, 4 dezenas e 2 unidades.

D) 1 unidade de milhar, 4 centenas, 3 dezenas e 2 unidades.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A.

Analisando a ordem de cada um dos algarismos, o número possui 1 unidade de milhar, 4 centenas, 2 dezenas e 3 unidades.

Questão 10

(Ipad) Dentre os números 2.501, 4.235, 1.536, 4.057, 30.597 e 41.500, quantos têm o algarismo 5 ocupando a ordem das centenas?

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) 5

Ver resposta
Resposta

Alternativa D.

O número 5 é centena nos números:

  • 2.501;

  • 1.536;

  • 30.597;

  • 41.500.

Logo, ele ocupa a ordem das centenas quatro vezes.

Questão 11

(FCC – SP) Um número tem dois algarismos, sendo y o algarismo das unidades e x o algarismo das dezenas. Se colocarmos o algarismo 2 à direita desse número, o novo número será:

Número: xy

Novo número: xy2

A) x + y + 2

B) 200 + 10·y + x

C) 100·x + 10·y + 2

D) 100·y + 10·x + 2

Ver resposta
Resposta

Alternativa C.

No novo número, x é centena, y é dezena, e 2 é unidade, então ele pode ser decomposto da seguinte forma:

100x + 10y + 2

Questão 12

A quantidade de números com três algarismos diferentes que podemos formar com os números 1,4 e 5 usando os três algarismos são:

A) 2.

B) 3.

C) 4.

D) 5.

E) 6.

Ver resposta
Resposta

Alternativa E.

Podemos formar os números: 145; 154; 415; 451; 514; 541. Logo, há 6 números que podem ser formados com esses três algarismos.

Leia o artigo