Exercícios sobre sistema de numeração decimal
(Enem - 2014) Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus. O quipus era feito de uma corda matriz, ou principal (mais grossa que as demais), na qual eram penduradas outras cordas, mais finas, de diferentes tamanhos e cores (cordas pendentes). De acordo com a sua posição, os nós significavam unidades, dezenas, centenas e milhares. Na Figura 1, o quipus representa o número decimal 2 453. Para representar o “zero” em qualquer posição, não se coloca nenhum nó.
O número da representação do quipus da Figura 2, em base decimal, é:
A) 364.
B) 463.
C) 3 064.
D) 3 640.
E) 4 603.
Alternativa C.
Analisando a imagem, há 3 unidades de milhar, 0 centena, 6 dezenas e 4 unidades, então o número representado no quipus é 3064.
(Enem 2016) O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que usa notação posicional de base dez para representar números naturais. Ele pode ser apresentado em vários modelos, um deles é formado por hastes apoiadas em uma base. Cada haste corresponde a uma posição no sistema decimal e nelas são colocadas argolas; a quantidade de argolas na haste representa o algarismo daquela posição. Em geral, colocam-se adesivos abaixo das hastes com os símbolos U, D, C, M, DM e CM, que correspondem, respectivamente, a unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, dezenas de milhar e centenas de milhar, sempre começando com a unidade na haste da direita e as demais ordens do número no sistema decimal nas hastes subsequentes (da direita para esquerda), até a haste que se encontra mais à esquerda.
Entretanto, no ábaco da figura, os adesivos não seguiram a disposição usual.
Nessa disposição, o número que está representado na figura é:
A) 46 171.
B)147 016
C) 171 064.
D) 460 171.
E) 610 741.
Alternativa D.
O número possui:
-
1 → unidade (U);
-
7 → dezenas (D);
-
1 → centena (C);
-
0 → unidade de milhar (M);
-
6 → dezenas de milhar (DM);
-
4 → centenas de milhar (CM).
O número formado é 460 171.
Realizando a decomposição de um número, encontramos a soma 50000 + 300 + 20 + 1. O número decomposto foi:
A) 53210.
B) 53021.
C) 50321.
D) 500321.
Alternativa C.
Realizando a soma, é possível perceber que o número decomposto é 50321.
No número 153902, o valor posicional do algarismo 9 é:
A) 9.
B) 9.
C) 900.
D) 9000.
E) 90000.
Alternativa C.
Analisando o número, é possível perceber que o 9 ocupa a casa das centenas, então o valor posicional é 900.
Nos números 1320, 203 e 2932, o valor posicional do algorismo 3 é, respectivamente:
A) centena, dezena e unidade.
B) unidade, dezena e centena.
C) dezena, unidade e centena.
D) centena, unidade e dezena.
E) dezena, centena e unidade.
Alternativa D.
Em 1320, o número 3 é uma centena. Já no número 203, ele é uma unidade e, por fim, no número 2932, ele é uma dezena.
Em um trabalho da escola, Márcio e Tiago estavam no mesmo grupo, então Márcio anotou o telefone de Tiago em um papel de anotações. Porém, por descuido de Márcio, durante o lanche, ele derramou katchup em um dos dígitos conforme a imagem a seguir:
O número que está manchado corresponde à:
A) unidade.
B) dezena.
C) centena.
D) unidade de milhar.
E) dezena de milhar.
Alternativa E.
O número que está com a mancha vermelha ocupa a 5ª ordem, que é a ordem da dezena de milhar.
Na campanha de vacinação de uma cidade, foram vacinadas 380.210 crianças. O nome desse número por extenso é:
A) trezentos e oitenta mil e duzentos e dez.
B) trinta e oito mil e duzentos e dez.
C) trezentos e oitenta e dois mil e cem.
D) trezentos milhões duzentos e dez mil
E) trezentos e oitenta duzentos e dez mil.
Alternativa A.
O número 380 pertence à classe do milhar, ou seja, trezentos e oitenta mil, e 210 pertence à classe das unidades simples, então o número é trezentos e oitenta mil e duzentos e dez.
Sobre o número 123.456.789.201, podemos afirmar que:
A) 789 pertence à classe das unidades simples.
B) 123 pertence à classe das dezenas.
C) 456 pertence à classe dos milhões.
D) 201 pertence à classe dos milhares.
Alternativa C.
A) Incorreta, pois 789 pertence à classe de milhar.
B) Incorreta, pois não existe classe das dezenas.
C) Correta.
D) Incorreta, pois 201 pertence à classe das unidades simples.
Um padeiro produziu 1423 pães durante a semana. Esse número é formado por:
A) 1 unidade de milhar, 4 centenas, 2 dezenas e 3 unidades.
B) 1 unidade de milhão, 4 unidades de milhar, 2 dezenas e 3 unidades.
C) 1 centena, 4 dezenas e 2 unidades.
D) 1 unidade de milhar, 4 centenas, 3 dezenas e 2 unidades.
Alternativa A.
Analisando a ordem de cada um dos algarismos, o número possui 1 unidade de milhar, 4 centenas, 2 dezenas e 3 unidades.
(Ipad) Dentre os números 2.501, 4.235, 1.536, 4.057, 30.597 e 41.500, quantos têm o algarismo 5 ocupando a ordem das centenas?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
Alternativa D.
O número 5 é centena nos números:
-
2.501;
-
1.536;
-
30.597;
-
41.500.
Logo, ele ocupa a ordem das centenas quatro vezes.
(FCC – SP) Um número tem dois algarismos, sendo y o algarismo das unidades e x o algarismo das dezenas. Se colocarmos o algarismo 2 à direita desse número, o novo número será:
Número: xy
Novo número: xy2
A) x + y + 2
B) 200 + 10·y + x
C) 100·x + 10·y + 2
D) 100·y + 10·x + 2
Alternativa C.
No novo número, x é centena, y é dezena, e 2 é unidade, então ele pode ser decomposto da seguinte forma:
100x + 10y + 2
A quantidade de números com três algarismos diferentes que podemos formar com os números 1,4 e 5 usando os três algarismos são:
A) 2.
B) 3.
C) 4.
D) 5.
E) 6.
Alternativa E.
Podemos formar os números: 145; 154; 415; 451; 514; 541. Logo, há 6 números que podem ser formados com esses três algarismos.