Topo
pesquisar

Exercícios sobre as reações com peróxidos

Exercícios de Química

Respondendo a estes exercícios sobre as reações com peróxidos, é possível avaliar o que você sabe a respeito desse tipo de reação química e seus produtos. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Em uma reação química que utiliza um peróxido metálico e água como reagentes, qual das substâncias abaixo não poderia ser encontrada nos produtos?

a) gás oxigênio

b) água

c) peróxido de hidrogênio

d) base inorgânica

e) nda.

questão 2

Dados os sais abaixo, qual deles seria formado na reação do peróxido de zinco com o ácido sulfúrico?

a) Sulfito de zinco.

b) Sulfeto de zinco.

c) Tiossulfato de zinco

d) Sulfato de zinco.

e) nda.

questão 3

Em uma reação química envolvendo a utilização de um peróxido metálico e um ácido inorgânico como reagentes, qual é o produto inorgânico formado?

a) Hidreto

b) Base

c) Óxido

d) Sal

e) Superóxido

questão 4

Sabendo que os produtos de uma determinada reação química são o hidróxido de bário, gás oxigênio e água, podemos afirmar que os reagentes químicos utilizados foram:

a) Peróxido de bário e peróxido de hidrogênio.

b) Superóxido de bário e ácido clorídrico.

c) Superóxido de bário e água.

d) Peróxido de bário e ácido clorídrico.

e) Peróxido de bário e água.

respostas
Questão 1

Letra c). O produto inorgânico formado quando um peróxido metálico (YO2 ou W2O2) reage com a água é uma base [Y(OH)b), resultante da interação entre o cátion do peróxido (HX), o (Y+2 ou W+1), e o ânion da água (OH-1). Já interação entre o ânion do peróxido e o cátion (H+1) do ácido forma o peróxido de hidrogênio (H2O2).

YO2 + H2O → Y(OH)a + H2O2(l)

ou

W2O2 + H2O → W(OH)b + H2O2(l)

Porém, quando o peróxido de hidrogênio está em meio não ácido, sofre decomposição, formando água e gás oxigênio:

H2O2(l) → H2O(l) + O2(g)

Voltar a questão
Questão 2

Letra d). O sal inorgânico formado quando um peróxido metálico reage com um ácido inorgânico (HX) sempre é resultado da interação entre o cátion presente no peróxido (no caso o zinco, Zn+2) e o ânion presente no ácido (no caso o sulfato, SO4-2). Portanto, o sal formado é denominado sulfato de zinco.

ZnO2 + H2SO4 → ZnSO4 + H2O2(l)

Voltar a questão
Questão 3

Letra d). O produto inorgânico formado quando um peróxido metálico (YO2 ou W2O2) reage com um ácido inorgânico (HX) é sempre um sal (YbX2 ou WbX1), resultante da interação entre o cátion presente no peróxido (Y+2 ou W+1) e o ânion presente no ácido (X-b). Já interação entre o ânion do peróxido e o cátion (H+1) do ácido forma o peróxido de hidrogênio (H2O2).

Voltar a questão
Questão 4

Letra e). Como os produtos da reação foram uma base, água e gás oxigênio, os reagentes dessa reação devem ser obrigatoriamente um peróxido (que apresentará o mesmo metal da base, no caso o bário) e a água.

BaO2 + 2 H2O → Ba(OH)2 + H2O + ½O2(g)

A reação entre peróxido e ácido produz um sal e peróxido de hidrogênio. Já a reação entre um superóxido e água produz uma base e gás oxigênio. A reação entre um superóxido e um ácido produz um sal, gás oxigênio e o peróxido de hidrogênio.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola