Topo
pesquisar

Exercícios sobre a destilação simples

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre a destilação simples abordam os equipamentos e as situações em que esse método de separação de misturas deve ser utilizado. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

(UFSM-RS) A vitamina C é importante para o nosso cérebro, pois tem ação antioxidante. Ela contém vários grupos hidroxila, por isso, é solúvel em água. Em um laboratório, ao serem realizados alguns testes, comprimidos contendo vitamina C são dissolvidos em água suficiente para formar uma solução homogênea. Esse sistema, uma vez formado, será separado posteriormente por meio de:

a) destilação fracionada.

b) sublimação.

c) destilação simples.

d) decantação.

e) filtração.

questão 2

(UFU-MG) Sobre os procedimentos químicos da destilação de uma solução aquosa de sal de cozinha e suas aplicações, assinale a alternativa correta.

a) O sal de cozinha entra em ebulição ao mesmo tempo que a água e é colhido no erlenmeyer.

b) O condensador possui a função de diminuir a temperatura dos vapores produzidos pelo aquecimento e, assim, liquefazer a água.

c) A temperatura de ebulição do sal de cozinha é menor que a temperatura de ebulição da água.

d) A eficiência do método de destilação é pequena para separar o sal da água.

questão 3

A representação esquemática a seguir do método de separação denominado destilação simples:

Sabe-se que esse método deve ser utilizado quando uma mistura for homogênea e apresentar um ou mais sólidos dissolvidos em um líquido. Assim, qual das misturas propostas abaixo poderia ser separada por esse método de separação?

a) Petróleo

b) Água e dissulfeto de carbono

c) Água e nitrato de sódio

d) Água e acetona

e) Água e sulfato de cálcio

questão 4

“O ciclo da água, também chamado por ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação dessa substância pelos seres vivos e meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e até mesmo da gravidade. O Sol é o responsável por levar energia para que o ciclo aconteça. Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre. Essa água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, a água passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais extremamente frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.”

A partir do exposto no texto acima, as transformações de estados físicos da água que ocorrem no ciclo hidrológico, assemelham-se ao que ocorre em qual método de separação de misturas?

a) Ao método de destilação.

b) Ao método de catação.

c) Ao método de filtração.

d) Ao método de decantação.

e) Ao método de peneiração.

respostas
Questão 1

Letra c). A mistura entre o comprimido de vitamina C e água é caracterizada por ser uma mistura homogênea composta por um sólido dissolvido em um líquido, característica fundamental para a realização de uma destilação simples. As outras alternativas estão incorretas porque:

a) É um método utilizado para separar misturas homogêneas formadas por líquidos.

b) É um método utilizado para separar misturas homogêneas formadas por sólidos, em que um deles é sublimável.

d) É um método utilizado para separar misturas heterogêneas formadas por dois ou mais líquidos, ou entre um sólido e um líquido.

e) É um método utilizado para separar mistura heterogênea formada por sólido e líquido.

Voltar a questão
Questão 2

Letra b). As outras alternativas estão incorretas porque:

a) O ponto de ebulição de substâncias é o mesmo apenas no caso de misturas azeotrópicas, que são aquelas misturas homogêneas formadas por quantidades específicas de líquidos diferentes.

c) Por ser uma substância iônica, o sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) apresenta um ponto de ebulição maior que a água, que é uma substância molecular.

d) Por ser homogênea, formada por sólido dissolvido em líquido, a mistura sal e água deve ser separada por destilação simples.

Voltar a questão
Questão 3

Letra c). Na alternativa c, temos a presença de uma mistura homogênea formada por um sólido dissolvido em um líquido, característica fundamental para a utilização da destilação simples. As outras alternativas estão erradas porque:

a) É uma mistura homogênea formada por diversos líquidos miscíveis (que são solúveis entre si), logo, deve ser separada por destilação fracionada.

b) É uma mistura heterogênea formada por dois líquidos imiscíveis (pois o dissulfeto de carbono é insolúvel em água), logo, deve ser separada por decantação no funil de separação.

d) É uma mistura homogênea formada por dois líquidos, logo, deve ser separada por destilação fracionada.

e) É uma mistura heterogênea (pois o sulfato de cálcio é praticamente insolúvel em água), formada por um sólido e um líquido, logo, deve ser separada por filtração.

Voltar a questão
Questão 4

Letra a). No ciclo hidrológico, a água passa pelas transformações de estados físicos denominadas vaporização e condensação, o que também ocorre apenas na destilação.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola