Exercícios sobre isômeros ativos
O número de isômeros opticamente ativos que o composto a seguir apresenta é:
a) 2.
b) 4.
c) 8.
d) 16.
e) 32.
Letra b). A substância acima apresenta quatro isômeros ativos porque possui dois átomos de carbonos quirais (carbonos que apresentam quatro ligantes diferentes). Veja:
Demonstração dos carbonos quirais da estrutura
O número de carbonos quirais (representados pela letra n) é utilizado na expressão para a determinação do número de isômeros opticamente ativos (IOA), segundo Van't Hoff:
IOA : 2n
IOA = 22
IOA = 4
O número de carbonos assimétricos e o número de isômeros opticamente ativos do composto representado a seguir são, respectivamente::
a) 1 e 2.
b) 1 e 4.
c) 2 e 4.
d) 2 e 6.
e) 3 e 8.
Letra a). Na fórmula estrutural do ibuprofeno, é possível identificar apenas um átomo de carbono assimétrico ou quiral. Veja:
O número de carbonos quirais é utilizado na expressão para a determinação do número de isômeros opticamente ativos (IOA), segundo Van't Hoff:
IOA : 2n
IOA = 21
IOA = 2
(UFTM) A epinefrina, também chamada por adrenalina, é uma substância secretada pelo organismo em momentos de tensão, aumentando a pressão sanguínea e a contração cardíaca.
O número de isômeros ópticos ativos e as funções orgânicas oxigenadas presentes na epinefrina são:
a) 2, fenol e amida.
b) 2, fenol e álcool.
c) 1, fenol e amida.
d) 1, fenol e álcool.
e) 1, álcool e amida.
Letra b).
As funções oxigenadas presentes nas estruturas são:
-
Fenol: grupo OH ligado ao benzeno;
-
Álcool: grupo OH ligado a um carbono saturado (realiza apenas ligações simples).
Para determinar o número de isômeros ativos, é fundamental conhecer o número de carbonos quirais. Nesse composto, temos apenas um carbono quiral:
O número de carbonos quirais é utilizado na expressão para a determinação do número de isômeros opticamente ativos (IOA), segundo Van't Hoff:
IOA : 2n
IOA = 21
IOA = 2
(UFRGS) Na série Breaking Bad, o personagem Professor Walter White começou a produzir metanfetamina a partir da extração de pseudoefedrina de remédios contra resfriados. A estrutura da (1S,2S)-pseudoefedrina é mostrada abaixo.
O número possível de isômeros espaciais oticamente ativos para a pseudoefedrina é
a) 0.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 6.
Letra d). Nesse composto, temos apenas um carbono quiral. Veja:
O número de carbonos quirais é utilizado na expressão para a determinação do número de isômeros opticamente ativos (IOA), segundo Van't Hoff.
IOA : 2n
IOA = 21
IOA = 2