Topo
pesquisar

Exercícios sobre moléculas inorgânicas apolares

Exercícios de Química

Com estes exercícios sobre moléculas inorgânicas apolares, teste seu nível de conhecimento sobre geometria e o posicionamento de vetores momento dipolar resultante na determinação da polaridade. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Dentre as substâncias representadas abaixo, assinale a que é constituída por moléculas polares:

a) CO2

b) H2O

c) BF3

d) Cl2

e) CCl4

questão 2

Com base nas fórmulas moleculares dos compostos e no conhecimento da diferença de eletronegatividade de cada elemento na Tabela Periódica, assinale a opção que apresenta o composto cujo momento dipolar é zero, ou seja, é apolar.

a) H2O

b) NH3

c) BeH2

d) CO

e) HF

questão 3

(UFRGS-RS) As substâncias SO2 e CO2 apresentam moléculas que possuem ligações polarizadas. Sobre as moléculas dessas substâncias é correto afirmar que:

a) ambas são polares, pois apresentam ligações polarizadas.

b) ambas são apolares, pois apresentam geometria linear.

c) apenas o CO2 é apolar, pois apresenta geometria linear.

d) ambas são polares, pois apresentam geometria angular.

e) apenas o SO2 é apolar, pois apresenta geometria linear.

questão 4

(UFRS) O momento dipolar é a medida quantitativa da polaridade de uma ligação. Em moléculas apolares, a resultante dos momentos dipolares referentes a todas as ligações apresenta valor igual a zero. Entre as substâncias covalentes abaixo:

I) CH4

II) CS2

III) HBr

IV) N2

Quais são as que apresentam a resultante do momento dipolar igual a zero?

a) Apenas I e II.

b) Apenas II e III.

c) Apenas I, II e III.

d) Apenas I, II e IV.

e) I, II, III e IV.

respostas
Questão 1

Letra b) Para determinarmos se uma molécula é apolar ou polar, devemos antes de mais nada conhecer sua geometria e todos os vetores momento dipolar existentes.

a) molécula de geometria linear, que apresenta dois vetores, de sentidos contrários, na direção de cada oxigênio. Automaticamente esses vetores se anulam, levando o vetor momento dipolar resultante da molécula a ser igual a 0. Logo, a molécula é apolar.

b) molécula de geometria angular, apresentando dois vetores diagonais no sentido do oxigênio. Aqui, como dois deles são diagonais, é utilizada a regra do paralelogramo, com a qual surge um único vetor momento dipolar. Assim, a molécula apresenta um vetor momento dipolar resultante diferente de 0. Logo, ela é polar.

c) molécula de geometria trigonal, apresentando três vetores no sentido de cada átomo de flúor. Aqui, como dois deles são diagonais, é utilizada a regra do paralelogramo, com a qual surge um único vetor momento dipolar. Como os dois vetores finais estão em sentidos diferentes, o vetor momento dipolar resultante da molécula é igual a 0. Logo, ela é apolar.

d) molécula linear, formada por dois átomos iguais, ou seja, de mesma eletronegatividade. Logo, trata-se de uma molécula apolar.

e) molécula tetraédrica, que apresenta quatro vetores, sendo dois na horizontal, em sentidos opostos, e outros dois na vertical, também em sentidos opostos. Assim, o vetor momento dipolar resultante da molécula é igual a 0. Logo, a molécula é apolar.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c) Para determinarmos se uma molécula é apolar ou polar, devemos antes de mais nada conhecer sua geometria e todos os vetores momento dipolar existentes:

a) molécula de geometria angular, apresentando dois vetores diagonais no sentido do oxigênio. Aqui, como dois deles são diagonais, é utilizada a regra do paralelogramo, com a qual surge um único vetor momento dipolar. Assim, a molécula apresenta um vetor momento dipolar resultante diferente de 0. Logo, ela é polar.

b) molécula de geometria piramidal, apresentando três vetores no sentido do átomo de nitrogênio. Aqui, como dois deles são diagonais, é utilizada a regra do paralelogramo, com a qual surge um único vetor momento dipolar. Como os dois vetores finais estão no mesmo sentido, o vetor momento dipolar resultante da molécula é diferente de 0. Logo, ela é polar.

c) molécula de geometria linear, que apresenta dois vetores, de sentidos contrários, na direção de cada hidrogênio. Automaticamente, esses vetores se anulam, levando o vetor momento dipolar resultante da molécula a ser igual a 0. Logo, a molécula é apolar.

d) molécula linear, formada por dois átomos diferentes, ou seja, de diferente eletronegatividade. Logo, trata-se de uma molécula polar.

e) molécula linear, formada por dois átomos diferentes, ou seja, de diferente eletronegatividade. Logo, trata-se de uma molécula polar.

Voltar a questão
Questão 3

Letra c) Para determinarmos se uma molécula é apolar ou polar, devemos antes de mais nada conhecer sua geometria e todos os vetores momento dipolar existentes:

  • CO2- molécula de geometria linear, que apresenta dois vetores, de sentidos contrários, na direção de cada oxigênio. Automaticamente, esses vetores se anulam, levando o vetor momento dipolar resultante da molécula a ser igual a 0. Logo, a molécula é apolar.

  • SO2- molécula de geometria angular, apresentando dois vetores diagonais no sentido dos oxigênios. Aqui, como dois deles são diagonais, é utilizada a regra do paralelogramo, com a qual surge um único vetor momento dipolar. Assim, a molécula apresenta um vetor momento dipolar resultante diferente de 0. Logo, ela é polar.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d) Para determinarmos se uma molécula é apolar, ou seja, que apresenta vetor momento dipolar resultante igual a 0, devemos antes de mais nada conhecer sua geometria e todos os vetores momento dipolar existentes:

I - molécula tetraédrica, que apresenta quatro vetores, sendo dois na horizontal, em sentidos iguais e direções diferentes, e dois na vertical, em sentidos iguais e direções opostas. Assim, o vetor momento dipolar resultante da molécula é igual a 0. Logo, a molécula é apolar.

II - molécula de geometria linear, que apresenta dois vetores, de sentidos contrários, na direção de cada oxigênio. Automaticamente, esses vetores se anulam, e o vetor momento dipolar resultante da molécula é igual a 0. Logo, a molécula é apolar.

III - molécula linear, formada por dois átomos diferentes, ou seja, de diferente eletronegatividade. Logo, trata-se de uma molécula polar.

d - molécula linear, formada por dois átomos iguais, ou seja, de mesma eletronegatividade. Logo, trata-se de uma molécula apolar.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola