Topo
pesquisar

Exercícios sobre a origem da tabela periódica

Exercícios de Química

Com estes exercícios, você pode avaliar o que sabe sobre a origem da tabela periódica e dos modelos propostos ao longo da história com seus respectivos idealizadores. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Marque a alternativa que apresenta o nome do cientista que propôs uma tabela periódica organizando os 61 elementos químicos conhecidos na época, em ordem crescente de massa atômica, e colocou-os em colunas verticais (denominadas oitavas). Cada uma dessas colunas verticais possuía sete elementos, observando-se que os elementos químicos presentes em uma mesma linha horizontal, de oitavas diferentes, apresentavam propriedades químicas semelhantes?

a) Moseley

b) Chancourtois

c) Mendeleev

d) Newlands

e) Dobereiner

questão 2

Durante seus trabalhos com os elementos químicos, o cientista tinha o hábito de anotar as propriedades de cada um deles em fichas. Em um dado momento, no ano de 1869, ele resolveu colocar essas fichas em ordem crescente de massa atômica. Logo após organizar os elementos em ordem crescente de massa atômica, o cientista manteve o padrão, mas posicionou os elementos em colunas horizontais e verticais, respeitando as características e semelhanças dos elementos. Quem era esse cientista?

a) Moseley

b) Chancourtois

c) Mendeleev

d) Newlands

e) Dobereiner

questão 3

(ITA-SP) Na elaboração das primeiras classificações periódicas, um dos critérios mais importantes para agrupar elementos numa mesma coluna foi observar:

a) o último subnível eletrônico ser igualmente ocupado.

b) mesma(s) valência(s) na combinação com elementos de referência.

c) mesma estrutura cristalina dos próprios elementos.

d) número atômico crescente.

e) número de massa crescente.

questão 4

(Uece) Dmitri Mendeleeev, químico russo (1834–1907), fez prognósticos corretos para a tabela periódica, mas não soube explicar por que ocorriam algumas inversões na ordem dos elementos. Henry Moseley (1887–1915), morto em combate durante a Primeira Guerra Mundial, contribuiu de maneira efetiva para esclarecer as dúvidas de Mendeleev ao descobrir experimentalmente:

a) o número atômico dos elementos da tabela periódica.

b) a primeira lei de recorrência dos elementos químicos.

c) os gases nobres hélio e neônio.

d) o germânio, batizado por Mendeleeev de eka-silício.

respostas
Questão 1

Letra d). O cientista Newlands organizou a tabela periódica baseando-se em notas musicais. As outras tabelas, dos outros cientistas, baseavam-se em:

a- ordem crescente de número atômico.

b- distribuição dos elementos em um parafuso, levando-se em consideração a mesma valência, quando combinados com átomos de referência, e ordem crescente de massa atômica.

c- ordem crescente massa atômica e a periodicidade de propriedades macroscópicas.

e- tríades baseadas na mesma valência quando combinada com elementos de referência.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c). A resposta é pautada nos seguintes aspectos:

  • A data, 1869;
  • A ordem crescente de massa atômica;
  • Elementos posicionados em colunas horizontais e verticais.

Todos esses aspectos foram trabalhados por Mendeleev.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b). Os cientistas Dobereiner (1829) e Chancourtois (1863) utilizaram um mesmo critério para organizar suas tabelas periódicas. Esse critério considerava que os elementos ocupariam uma mesma posição por apresentar a mesma valência na combinação com elementos de referência. Chancourtois ainda utilizou a ordem crescente da massa atômica como um de seus critérios.

Voltar a questão
Questão 4

Letra a). A tabela periódica de Moseley contribuiu para esclarecer as dúvidas de Mendeleev a partir do momento em que ele organizou os elementos químicos em ordem crescente de número atômico.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola