Exercícios sobre a solubilidade dos sais
(UEPB) Na adição de hidróxido de bário a uma solução de ácido sulfúrico, forma-se um sal insolúvel. Assinale a alternativa que corresponde a esse sal.
a) BaSO3
b) BaS
c) BaSO4
d) BaSO2
e) Ba2SO4
Letra c). Para saber o sal originado pela reação entre o ácido e a base citados no texto, devemos considerar o nome do ânion do ácido, que é o sulfato (SO4), e o nome do cátion da base, que é o bário (Ba). Dessa forma, o sal formado é o sulfato de bário. Se o sulfato estiver com qualquer elemento da família IIA, com exceção do magnésio, ele é considerado praticamente insolúvel.
Sobre os sais inorgânicos fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2] e cloreto de sódio (NaCl), encontrados no organismo humano, assinale o que for correto.
a) Fosfato de cálcio e cloreto de sódio são sais insolúveis em água.
b) Fosfato de cálcio é solúvel em água, e o cloreto de sódio é praticamente insolúvel em água.
c) Fosfato de cálcio é praticamente insolúvel em água, e o cloreto de sódio é solúvel em água.
d) Fosfato de cálcio e cloreto de sódio são sais praticamente insolúveis em água.
e) Fosfato de cálcio e cloreto de sódio são sais solúveis em água.
Letra c). O fosfato de cálcio é um sal solúvel apenas com os elementos da família IA ou NH4, logo, é praticamente insolúvel em água. Já o cloreto, quando está acompanhado de elementos da família IA (sódio por exemplo), é solúvel.
No sal de cozinha há vários tipos de sais cujo principal componente é o cloreto de sódio (NaCl), mas existem outros, como os iodetos e iodatos de sódio e potássio, cuja presença é obrigatória por lei, uma vez que o sal iodado pode prevenir doenças como o bócio. Dos sais citados no texto, quais deles são considerados praticamente insolúveis?
a) KCl; KI; KIO2; NaI e NaIO3
b) NaClO; KIO2; KIO3; NaI e NaIO3
c) KClO3; NaI e NaIO3
d) NaCl; KI; KIO3; NaI e NaIO3
e) nda.
Letra e). Todos os sais citados no texto (iodetos, iodatos e cloreto), se estiverem com elementos da família IA (como sódio e potássio) ou NH4, sempre serão solúveis em água.
“Grande parte do interesse pelo sal, como os experimentos dos antigos chineses com o salitre, visava proporcionar aos militares métodos mais eficientes de detonar coisas e gente. No século XIX, descobriu-se que o clorato de potássio (KClO3) produzia uma explosão maior que a pólvora tradicional, o nitrato de potássio. E o magnésio tinha propriedades explosivas ainda mais impressionantes.”
KURLANSKY, Mark. Sal: uma história do mundo. São Paulo: SENAC, 2004. p. 291.
O sal que produzia maior explosão pode ser classificado, quanto à solubilidade, em:
a) Insolúvel
b) Praticamente insolúvel
c) Pouco solúvel
d) Solúvel
e) nda.
Letra d). O KCLO3 é um sal solúvel porque o clorato está ligado a um elemento da família IA.