Exercícios sobre teoria do octeto

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre teoria do octeto abordam como os átomos compartilham ou transferem elétrons para adquirir configuração eletrônica de gás nobre e alcançar a estabilidade. Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
questão 1

(Mackenzie-SP) Para que átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual à de um gás nobre, é necessário que:
(Dados: número atômico S = 16; K = 19).

a) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

b) o enxofre ceda 6 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

c) o enxofre ceda 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

d) o enxofre receba 6 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

e) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

questão 2

Seguindo a teoria do octeto, qual íon é formado pelo átomo de cálcio (Ca) para que ele fique mais estável? (Dado: Número atômico do Ca = 20).

a) Ca-3

b) Ca-2

c) Ca-1

d) Ca+1

e) Ca+2

questão 3

A configuração eletrônica do cloro (Z = 17) fica igual à de qual gás nobre quando ele segue a regra do octeto, formando compostos para ficar estável?

a) He.

b) Ne.

c) Ar.

d) Kr.

e) Xe.

questão 4

(U. Católica Dom Bosco-MS) Um elemento de configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para:

a) perder 5 elétrons.

b) perder 1 elétron.

c) perder 2 elétrons.

d) ganhar 2 elétrons.

e) ganhar 1 elétron.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”.

A teoria do octeto diz que, para ficar estável, o átomo do elemento deve ficar com oito elétrons em sua camada de valência, adquirindo assim a configuração eletrônica de um gás nobre.

* O enxofre possui 16 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 6. Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável.

* Já o potássio possui 19 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 8 – 1. Portanto, ele tem 1 elétron na camada de valência, mas tende a perder esse elétron para ficar com a camada anterior, que tem oito elétrons, como sua camada de valência.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”.

Visto que o cálcio possui 20 elétrons no estado fundamental, a configuração eletrônica em ordem de camada eletrônica é: 2 – 8 – 8 – 2. Portanto, ele tem dois elétrons na camada de valência, mas tende a perder esses elétrons para ficar com a camada anterior, com oito elétrons, como sua camada de valência.

Visto que os elétrons são negativos, ao perder dois elétrons, o cálcio fica com duas cargas positivas (dois prótons) a mais, por isso, forma-se o cátion Ca+2.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”.

O cloro possui 17 elétrons no estado fundamental e sua configuração eletrônica em ordem de camada eletrônica é 2 – 8 – 7. Portanto, ele tem sete elétrons na camada de valência e tende a ganhar 1 elétron para ficar com 8 elétrons na camada de valência. Assim, ele fica com um total de 18 elétrons e sua configuração eletrônica iguala-se à do argônio.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”.

Pela configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5, vemos que esse elemento possui sete elétrons (2 + 5) na camada de valência. Então, segundo a regra do octeto, sua tendência é ganhar 1 elétron para ficar com oito elétrons na camada de valência e alcançar a estabilidade.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado