Exercícios sobre intergenericidade
Sobre a intergenericidade, assinale a alternativa correta:
a) A intergenericidade, também conhecida como intertextualidade intergêneros, acontece somente no gênero textual anúncio publicitário.
b) A intergenericidade é um efeito que pode causar prejuízo de sentidos para a compreensão do texto, entre eles a ambiguidade.
c) A intergenericidade está intrinsecamente relacionada com os tipos textuais, que podem assumir características diversas de acordo com as necessidades dos falantes.
d) A intergenericidade consiste na hibridização de vários gêneros com o propósito de aprimorar a construção de sentidos do texto.
Alternativa “d”. A intergenericidade acontece quando um determinado gênero toma emprestado características que não são, por convenção, suas. Essa mistura ou hibridização acontece em virtude do propósito comunicacional.
Observe a imagem:
Campanha publicitária da empresa Submarino. A intergenericidade é um fenômeno relativamente comum nos anúncios publicitários
Sobre o anúncio publicitário, assinale a alternativa correta:
I. O gênero carta está a serviço do gênero anúncio publicitário, e esse último teve sua função sócio-histórica (que é a de vender um produto ou serviço) preservada;
II. O gênero anúncio publicitário teve sua função sócio-histórica modificada, pois a ele foram atribuídas características do gênero carta pessoal.
III. Ainda que elementos linguísticos do gênero carta tenham sido utilizados no anúncio, não resta dúvidas de que se trata de um texto do gênero anúncio publicitário.
IV. A intergenericidade pode desencadear um efeito humorístico, o que é parte da estratégia de composição textual do anúncio publicitário.
a) todas estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) I, III e IV estão corretas.
d) Apenas II está correta.
e) II, III e IV estão corretas.
Alternativa “c”. Embora apresente características do gênero textual carta, o anúncio publicitário manteve seu propósito, que é o de vender um produto ou uma ideia.
Leia a letra da música:
Os anjos
Hoje não dá
Hoje não dá
Não sei mais o que dizer
E nem o que pensar
Hoje não dá
Hoje não dá
A maldade humana agora não tem nome
Hoje não dá
Pegue duas medidas de estupidez
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
Dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça antes de levar ao forno temperar
Com essência de espírito de porco
Duas xícaras de indiferença
e um tablete e meio de preguiça
Hoje não dá
Hoje não dá
Está um dia tão bonito lá fora
E eu quero brincar
Mas hoje não dá
Hoje não dá
Vou consertar a minha asa quebrada
E descansar
Gostaria de não saber destes crimes atrozes
É todo dia agora e o que vamos fazer?
Quero voar pra bem longe mas hoje não dá
Não sei o que pensar e nem o que dizer
Só nos sobrou do amor
A falta que ficou
(Legião Urbana)
Sobre ela, assinale a alternativa incorreta:
a) O gênero letra de música estabeleceu uma relação dialógica com o gênero receita sem que seu propósito comunicacional sofresse alterações.
b) A intergenericidade entre os gêneros letra de música e receita alterou a finalidade da comunicação, portanto, causou prejuízo de sentidos para o texto.
c) Na letra da música, interpretamos os elementos próprios do gênero receita de maneira metafórica, isto é, não levamos a sério as indicações do compositor, pois sabemos que se trata de uma licença poética.
d) Na letra da música podemos identificar características do gênero receita, embora saibamos que, de fato, o texto não cumpre a função de ensinar o leitor a cozinhar.
Alternativa “b”. A intergenericidade não causou prejuízo para a construção de sentidos do texto, pelo contrário, o recurso foi necessário para que a intenção do compositor fosse plenamente transmitida.
Na propaganda do Governo Federal contra as drogas, é possível observar a hibridização de dois gêneros distintos
Sobre o anúncio publicitário e a intergenericidade, estão corretas as proposições:
I. A intergenericidade é um recurso exclusivo do gênero anúncio publicitário.
II. No anúncio, há a clara fusão entre os gêneros anúncio publicitário e crônica.
III. No anúncio em questão podemos observar de maneira clara a fusão de dois diferentes gêneros: o gênero história em quadrinhos e o gênero anúncio publicitário.
IV. A intergenericidade foi empregada com um propósito bem definido: estabelecer uma comunicação eficiente com os jovens, público-alvo da campanha.
a) III e IV.
b) I e II.
c) I, III e IV.
d) Apenas II.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa “a”.