Exercícios sobre interpretação de texto nas tirinhas da Mafalda
(Enem)
Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE,
A) em I, indica reflexividade e equivale a “a si mesmas”.
B) em II, indica reciprocidade e equivale a “a si mesma”.
C) em III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.
D) em I e III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.
E) em II e III, indica reflexividade e equivale a “a si mesma” e “a si mesmas” respectivamente.
Alternativa E
No caso da tirinha da questão, é essencial entender o uso do pronome SE para interpretar o texto. Afinal, é a ambiguidade entre a reflexividade e a reciprocidade impressa no pronome que dá corpo à crítica feita na tirinha. No primeiro quadrinho, há a ideia de reciprocidade, pois Mafalda quer dizer que, no Natal, as pessoas amam muito mais umas às outras. No entanto, a personagem Susanita entende o pronome utilizado por Mafalda como reflexivo, ou seja, amar a si própria, como fica evidenciado nos quadrinhos II e III.
Sobre a tirinha da Mafalda, é possível afirmar:
A) Existe uma marca acentuada de humor, observado na fala de Filipe, no segundo quadro.
B) Demonstra a precariedade do sistema de ensino, incapaz de combater os altos níveis de analfabetismo na Argentina.
C) O humor é identificável no último quadro, quando Mafalda relaciona o ensino da escrita à burocracia.
D) Demonstra a precariedade do sistema de ensino, incapaz de combater os altos níveis de analfabetismo no Brasil.
E) O texto não verbal evidencia a indignação da personagem Mafalda por ser excluída do sistema educacional.
Alternativa C
O humor da tirinha de Quino toma forma no último quadro, quando Mafalda associa o processo de aprendizado da escrita a “malditos burocratas”. Isso porque a burocracia implica a morosidade em solucionar um problema, normalmente em âmbito estatal. Assim, a menina associa os meses de aprendizado da escrita ao tempo da burocracia.
(Enem)
Leia estes textos.
Texto 1
Texto 2
Sonho impossível
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão.
J. Darione — M. Leigh — Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.
A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos
A) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.
B) concordam que o desarmamento é inatingível.
C) julgam que o sonho é um desafio invencível.
D) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.
E) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.
Alternativa D
A tirinha sugere que “a nova tentativa de desarmamento” fracassou, uma vez que o avião que cai representa a tentativa de um possível mundo melhor. Portanto, o pessimismo está presente no texto. Já a letra de música apresenta uma visão otimista, de luta, em que a esperança de um mundo melhor é simbolizada por uma flor.
O texto verbal e não verbal da tirinha de Quino sugere que:
A) Mafalda valoriza a cultura estrangeira, em detrimento da cultura argentina.
B) Mafalda é impedida de dizer um palavrão pelo olhar de censura da mãe.
C) Mafalda não tem consciência crítica diante da realidade de seu país.
D) Mafalda fica sem graça quando se lembra de que a mãe é estrangeira.
E) Mafalda percebe que a mãe não entende a gravidade da situação.
Alternativa B
Mafalda está revoltada com o fato de que as grandes mentes de seu país vão embora para o estrangeiro ao invés de usar seu conhecimento para o bem do país natal. Ela está prestes a dizer um palavrão, quando a mãe a encara, com olhar de censura. Assim, Mafalda diz que o país vai acabar indo “ao estrangeiro”, em vez de usar um xingamento.
(Enem)
A conversa entre Mafalda e seus amigos
A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.
Alternativa A
A tirinha mostra uma “real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir”. Assim, Filipe e Manolito concordam que a humanidade está indo “para a frente”; mas então surge a divergência, já que cada um deles entende o “para a frente” de uma forma diferente.
O último quadro da tirinha de Quino demonstra que:
A) Mafalda, Filipe e Manolito estão entediados porque não sabem o que faz um governo.
B) a mãe de Mafalda está preocupada com a apatia da filha e de seus amigos.
C) Mafalda tem uma visão crítica e negativa acerca da atuação governamental.
D) Mafalda, Filipe e Manolito ficam cansados e decidem parar de brincar.
E) Mafalda e seus amigos são impedidos de brincar pela mãe da garota.
Alternativa C
A tirinha de Quino faz uma crítica ao governo. Mafalda e seus amigos estão brincando “de governo”; portanto, assim como o governo, não vão fazer “absolutamente nada”.
(Enem)
O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.
Alternativa C
O humor ocorre quando Mafalda, no último quadrinho, atribui um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”, ou seja, “dedo indicador”. Assim, a menina considera o dedo indicador como um “indicador de desemprego”, de forma a criar uma ambiguidade entre o sentido denotativo e o sentido conotativo do vocábulo “indicador”.
Analise as seguintes afirmativas:
I- A tira apresenta um fato contemporâneo que, com o tempo, se tornou um acontecimento histórico.
II- A tira traz uma visão pessimista acerca da solução do conflito bélico conhecido como Guerra do Vietnã.
III- A mãe de Mafalda prefere não falar sobre o Vietnã porque considera que esse é um tema pesado demais para uma criança.
Está correto o que se afirma em:
A) I, II e III.
B) I apenas.
C) II e III.
D) I e II.
E) I e III.
Alternativa D
A tira mostra que o conflito do Vietnã é algo contemporâneo para a Mafalda, ou seja, está acontecendo quando a personagem expressa sua preocupação em relação a ele; porém, hoje, ele é um acontecimento histórico. A tira também mostra uma visão pessimista em relação ao conflito, já que Mafalda percebe que os adultos demoram a encontrar ou não encontram soluções para os problemas. Afinal, a mãe, uma pessoa adulta, não sabe ao certo o que é o conflito, o qual ela considera uma “confusão”.
(Unimontes)
As reflexões de Mafalda são mais apropriadas em um mundo
A) capitalista industrial, no qual os patrões dispõem de grande poder econômico e político.
B) social-democrata, em que as relações entre patrões e empregados são livres de qualquer controle estatal.
C) nazifascista, em que o Estado limita o poder dos patrões subjugados ao controle de princípios raciais.
D) socialista, em que o Estado vigia os patrões e os impede de demitir livremente operários.
Alternativa A
Para responder a essa questão de História, é preciso não só de conhecimentos históricos mas também da interpretação de texto sobre a tirinha. Ao entender que a tirinha fala da relação de poder entre patrão e operários, é possível perceber que suas reflexões estão associadas a um “mundo capitalista industrial”.
Na tirinha de Quino, ficam evidentes as seguintes figuras de linguagem:
A) metáfora e antítese.
B) metáfora e paradoxo.
C) metáfora e sinestesia.
D) metáfora e eufemismo.
E) metáfora e ironia.
Alternativa E
Para interpretar o texto, a leitora e o leitor precisam identificar a metáfora “donos do mundo”, a qual se refere ao poder ou a uma vida bem-sucedida. Mafalda, no entanto, parece entender a expressão ao pé da letra. A partir daí, surge a ironia, no último quadro, quando Mafalda diz que o pai “nunca fez a escritura”, já que ele não parece ser dono de mundo algum. Assim, o entendimento da ironia, geradora de humor, é essencial na interpretação do texto.
(Acafe)
Considere a tirinha da Mafalda para responder à questão.
Disponível em: https://viagememverso.wordpress.com/2011/02/21/minha-mae-me-mima/. Acesso em 29 ago. 2022.
I- Nessa tirinha, Mafalda procura evidenciar que o papel do professor, no processo de aprendizagem, destina-se a proporcionar o contato com coisas importantes, relevantes para o desenvolvimento das crianças.
II- O professor deve educar para a autonomia e não para a domesticação.
III- Mafalda age como uma aluna que obedece a tudo passivamente. Ela deixa bem claro que tudo o que a professora falou é algo muito significativo.
IV- A tirinha em questão mostra uma cena escolar corriqueira, evidenciando o velho modelo educacional engessado e sem nada a acrescentar na formação intelectual dos estudantes. O tom de ironia aparece quando Mafalda se dirige à professora e diz: “Parabéns, professora. Pelo visto sua mãe é ótima”, “Agora, por favor. Ensine pra gente coisas realmente importantes”.
V- Mafalda se dirige à professora de forma grosseira e ameaçadora.
São CORRETAS as seguintes afirmativas.
A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) II, II e V.
D) III, IV e V.
Alternativa A
A ironia de Mafalda sugere que sua professora deveria ensinar coisas realmente importantes, ou seja, que levem à autonomia da aluna ao invés de manter a domesticação impressa no “velho modelo educacional engessado e sem nada a acrescentar na formação intelectual dos estudantes”.
Na tirinha de Quino, as personagens Mafalda e Susanita apresentam visões opostas, já que:
A) Mafalda é feminista, enquanto Susanita é conservadora.
B) Susanita é feminista, enquanto Mafalda é conservadora.
C) Mafalda é religiosa, enquanto Susanita é materialista.
D) Susanita é religiosa, enquanto Mafalda é materialista.
E) Susanita quer filhos, enquanto Mafalda não quer ser mãe.
Alternativa A
Mafalda apresenta uma visão feminista ao defender que a mulher pode e deve ser mais do que simplesmente mãe. Já Susanita é conservadora, pois, para ela, a importância da mulher reside apenas na maternidade e na prática de futilidades do trato social. No mais, a tirinha não traz oposição entre religiosidade e materialidade. Além disso, não menciona se Mafalda quer ou não ser mãe.