Exercícios sobre a predominância de alguns termos que comprometem a oralidade e a escrita
(FAAP) Oswald de Andrade proclamava no poema-programa “Falação”:
“A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros.”
Os trechos que seguem mostram que o poeta foi fiel ao programa. Neles, você encontrará alguns solecismo. Sua tarefa consiste em determiná-los e corrigi-los, segundo as exigências da norma gramatical culta.
“O noivo da moça
Foi para a guerra
E prometeu se morresse
Vir escutar ela tocar piano”
“Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia”
Acerca do fragmento primeiro, podemos destacar a presença do solecismo no seguinte trecho: Vir escutar ela tocar piano, o qual, uma vez retificado, torna-se expresso por “Vir escutá-la tocar piano.”
Já, quanto ao segundo, tal ocorrência se demarca por meio do trecho “Eu boto ele na cadeia”, sendo que, uma vez retificado, apresenta-se expresso por “Eu o boto na cadeia”.
(FESP) Nos exemplos abaixo, encontram-se, respectivamente, os seguintes vícios de linguagem. Aponte a opção correta:
Foi ao casamento sem o meu consentimento.
O carnet já estava quitado.
Os estudantes cantaram nosso hino.
Há dois anos atrás já havia televisão.
a- ( ) eco, anglicismo, cacofonia, pleonasmo.
b – ( ) eco, galicismo, cacofonia, pleonasmo.
c – ( ) cacofonia, barbarismo, eco, cacofonia.
d- ( ) cacografia, eco, elisão, barbarismo.
e - ( ) eco, anglicismo, cacografia, pleonasmo.
Demarca-se como correta a alternativa representada pela letra “B”.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista o código ora expresso, cujo propósito se define pela análise dos conhecimentos de que dispõe acerca dos vícios de linguagem:
( 1 ) Ambiguidade
( 2 ) Cacofonia
( 3 ) Silabada
( 4) Eco
( 5) Solecismo
( 6) Cacografia
( ) Falta dois dias para o início das Olimpíadas Estudantis.
( ) O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.
( ) Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.
( ) De mão em mão a encomendas não chegarão até João.
( ) Chegando lá comeram pão com mortandela.
( ) O rapaz saiu no carro de sua mãe.
( 5 ) Falta dois dias para o início da Olimpíadas Estudantis.
( 3 ) O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.
( 2 ) Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.
( 4 ) De mão em mão a encomendas não chegarão até João.
(6) Chegando lá comeram pão com mortandela.
Tendo em vista os vícios de linguagem ora expressos nos excertos abaixo, sua tarefa consistirá em retificá-los, procurando adequar a linguagem aos moldes padrões que nutrem o sistema linguístico:
Falta dois dias para o início das Olimpíadas Estudantis.
O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.
Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.
De mão em mão a encomendas não chegarão até João.
Chegando lá comeram pão com mortandela.
O rapaz saiu no carro de sua mãe.
Faltam dois dias para o início das Olimpíadas Estudantis.
O gerente fez a rubrica em todos os relatórios enviados.
Vou indo já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.
Passadas de pessoa para pessoa as encomendas não irão chegar até João.
Chegando lá comeram pão com mortadela.
O rapaz saiu no carro da mãe dele.