Exercícios sobre a predominância de alguns termos que comprometem a oralidade e a escrita

Em se tratando de nossa postura enquanto usuários, não podemos ser prejudicados pela predominância de alguns termos que comprometem a oralidade e a escrita. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

(FAAP) Oswald de Andrade proclamava no poema-programa “Falação”:

“A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros.”

Os trechos que seguem mostram que o poeta foi fiel ao programa. Neles, você encontrará alguns solecismo. Sua tarefa consiste em determiná-los e corrigi-los, segundo as exigências da norma gramatical culta.

“O noivo da moça
Foi para a guerra
E prometeu se morresse
Vir escutar ela tocar piano”

“Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia”

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Resposta

Acerca do fragmento primeiro, podemos destacar a presença do solecismo no seguinte trecho: Vir escutar ela tocar piano, o qual, uma vez retificado, torna-se expresso por “Vir escutá-la tocar piano.”

Já, quanto ao segundo, tal ocorrência se demarca por meio do trecho “Eu boto ele na cadeia”, sendo que, uma vez retificado, apresenta-se expresso por “Eu o boto na cadeia”.

Questão 2

(FESP) Nos exemplos abaixo, encontram-se, respectivamente, os seguintes vícios de linguagem. Aponte a opção correta:

Foi ao casamento sem o meu consentimento.
O carnet já estava quitado.
Os estudantes cantaram nosso hino.
Há dois anos atrás já havia televisão.

a- (   ) eco, anglicismo, cacofonia, pleonasmo.
b – (  ) eco, galicismo, cacofonia, pleonasmo.
c – (  ) cacofonia, barbarismo, eco, cacofonia.
d- (   ) cacografia, eco, elisão, barbarismo.
e - (   ) eco, anglicismo, cacografia, pleonasmo.

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Resposta

Demarca-se como correta a alternativa representada pela letra “B”.

Questão 3

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista o código ora expresso, cujo propósito se define pela análise dos conhecimentos de que dispõe acerca dos vícios de linguagem:

( 1  ) Ambiguidade
( 2 ) Cacofonia
( 3 ) Silabada
( 4) Eco
( 5) Solecismo
( 6) Cacografia

(    ) Falta dois dias para  o início das Olimpíadas Estudantis.

(    ) O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.

(    ) Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.

(   ) De mão em mão a encomendas não chegarão até João.

(   ) Chegando lá comeram pão com mortandela.

(    ) O rapaz saiu no carro de sua mãe.

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Resposta

(  5  ) Falta dois dias para o início da Olimpíadas Estudantis.

(  3  ) O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.

(  2  ) Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.

( 4 ) De mão em mão a encomendas não chegarão até João.

(6) Chegando lá comeram pão com mortandela.

Questão 4

Tendo em vista os vícios de linguagem ora expressos nos excertos abaixo, sua tarefa consistirá em retificá-los, procurando adequar a linguagem aos moldes padrões que nutrem o sistema linguístico:

Falta dois dias para o início das Olimpíadas Estudantis.

O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.

Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.

De mão em mão a encomendas não chegarão até João.

Chegando lá comeram pão com mortandela.

O rapaz saiu no carro de sua mãe.

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Resposta

Faltam dois dias para o início das Olimpíadas Estudantis.

O gerente fez a rubrica em todos os relatórios enviados.

Vou indo já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.

Passadas de pessoa para pessoa as encomendas não irão chegar até João.

Chegando lá comeram pão com mortadela.

O rapaz saiu no carro da mãe dele.

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