Exercícios sobre textos publicitários

Com estes exercícios a respeito dos textos publicitários, você pode avaliar seus conhecimentos sobre gêneros textuais. Publicado por: Luciana Kuchenbecker Araújo
Questão 1

Com relação aos textos publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.

a) Os textos publicitários têm o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.

b) Os textos publicitários têm o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.

c) Os textos publicitários têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.

d) Os textos publicitários têm o objetivo de conscientizar as pessoas com relação às campanhas de saúde pública, como vacinação e contra o mosquito causador da Dengue.

e) Os textos publicitários têm o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.

Ver resposta
Resposta

Letra C: Os textos publicitários são desenvolvidos e criados com o objetivo de anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.

Questão 2

Assinale a alternativa correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos publicitários.

a) Os textos publicitários são veiculados em revistas e jornais impressos.

b) Os textos publicitários circulam apenas na internet, em sites e blogs.

c) Os textos publicitários são veiculados em livros didáticos para que os professores possam utilizá-los como hipertexto e ensinarem os alunos a desenvolverem um texto cuja função da linguagem é apelativa.

d) Os textos publicitários são os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas das grandes cidades alertando as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.

e) Os textos publicitários são veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.

Ver resposta
Resposta

Letra E: Os textos publicitários encontram suporte em grande parte dos meios de comunicação de massa para que possam alcançar grande variedade e quantidade de público.

Questão 3

Com relação à linguagem empregada nos textos publicitários, assinale a alternativa correta:

a) A escolha do estilo, tipo e função da linguagem não é relevante quando se pretende criar um texto publicitário.

b) A linguagem dos textos publicitários é pensada no sentido de atingir um grande número de interlocutores, ou seja, as massas, e, por essa razão, deve ser de fácil compreensão, objetiva, simples e acessível a interlocutores de todos as classes e faixas etárias.

c) De maneira geral, podemos dizer que não existem textos publicitários sem o auxílio de textos não verbais, já que é mais difícil anunciar um produto sem que este esteja exposto no anúncio.

d) A linguagem dos textos publicitários é, na maioria das vezes, mais rebuscada, já que pretende alcançar um público consumidor das classes A e B.

e) Na maioria dos textos publicitários, é empregada a função da linguagem poética para atrair o público consumidor a adquirir o produto anunciado.

Ver resposta
Resposta

Letra B: Como os textos publicitários circulam nos mais diversos suportes de comunicação, a linguagem empregada é pensada no sentido de atingir um grande número de interlocutores, de todas as classes e faixas etárias. Por isso, deve ser de fácil compreensão, objetiva, simples e acessível.

Questão 4

Com relação à linguagem empregada nos textos publicitários, marque a alternativa incorreta:

a) Há textos publicitários criados a partir da função referencial da linguagem quando eles têm o objetivo de divulgar informações e utilidades públicas.

b) Há textos publicitários desenvolvidos a partir da função emotiva da linguagem quando eles pretendem alcançar seus objetivos por meio da emotividade dos leitores.

c) Os textos publicitários podem ter função apelativa ou conativa quando têm o objetivo de convencer alguém (imperativamente) a fazer ou comprar alguma coisa.

d) Grande parte dos textos publicitários é criada essencialmente a partir da função fática da linguagem para enfatizar a marca do produto anunciado.

e) Com relação ao tipo de linguagem, os textos publicitários podem ser criados a partir das linguagens verbal (oral ou escrita), não verbal (imagens, fotografias, desenhos) e mista (verbal e não verbal).

Ver resposta
Resposta

Letra D: A linguagem fática é pouco utilizada nos textos publicitários, já que é uma função da linguagem que objetiva estabelecer ou interromper a comunicação e é aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas, sim, o contato entre o emissor e o receptor. Fática não quer dizer “enfática”, mas, sim, "relativa ao fato que está ocorrendo”.

Leia o artigo