Topo
pesquisar

Exercícios sobre mais-valia

Exercícios de Sociologia

Estes exercícios sobre mais-valia testarão seus conhecimentos sobre um dos pilares da teoria marxista. Publicado por: Lucas de Oliveira Rodrigues
questão 1

(UEL) No final de 2000 o jornalista Scott Miller publicou um artigo no The Wall Street Journal, reproduzido no Estado de S. Paulo (13 dez. 2000), com o título “Regalia para empregados compromete os lucros da Volks na Alemanha”. No artigo ele afirma: “A Volkswagen vende cinco vezes mais automóveis do que a BMW, mas vale menos no mercado do que a rival. Para saber por que, é preciso pegar um operário típico da montadora alemã. Klaus Seifert é um veterano da casa. Cabelo grisalho, Seifert é um planejador eletrônico de currículo impecável. Sua filha trabalha na montadora e, nas horas vagas, o pai dá aulas de segurança no trânsito em escolas vizinhas. Mas Seifert tem, ainda, uma bela estabilidade no emprego. Ganha mais de 100 mil marcos por ano (51.125 euros), embora trabalhe apenas 7 horas e meia por dia, quatro dias por semana. ‘Sei que falam que somos caros e inflexíveis’, protesta o alemão durante o almoço no refeitório da sede da Volkswagen AG. ‘Mas o que ninguém entende é que produzimos veículos muito bons.’ E quanto a lucros muito bons?”

A relação entre lucro capitalista e remuneração da força de trabalho pode ser abordada a partir do conceito de mais-valia, definido como aquele “valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca.” (BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 227).

Com o intuito de ampliar a taxa de extração de mais-valia absoluta, qual seria a medida imediata mais adequada a ser tomada por uma empresa de automóveis?

a) Aumentar o número de veículos vendidos.

b) Transferir sua fábrica para regiões cuja força de trabalho seja altamente qualificada.

c) Incrementar a produtividade por meio da automatização dos processos de produção.

d) Ampliar os gastos com o capital constante, ou seja, o valor dispendido em meios de produção.

e) Intensificar a produtividade da força de trabalho sem novos investimentos de capital.

questão 2

(UEL) Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:

a) A lei da hora extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.

b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.

c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.

d) A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.

e) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.

questão 3

Sobre a mais-valia, conceito de Karl Marx, é correto afirmar que:

a) Trata-se de um engano, uma vez que o lucro captado pelo investidor é gerado por si só, a partir da rentabilidade de seus investimentos.

b) Está incorreto, pois o patrão partilha de forma igual com seu empregado todos os lucros gerados.

c) A concretização da mais-valia relativa está na não diminuição da jornada de trabalho e na manutenção do valor do trabalho aplicado ao produto independentemente do aumento da produção pelo avanço tecnológico do maquinário.

d) A mais-valia só existe em países atrasados tecnologicamente, em que o investidor é obrigado a explorar seus empregados para poder conseguir algum tipo de lucro.

questão 4

Esse processo apresenta-se quando o desenvolvimento de maquinário mais avançado e de maior eficiência, o que, teoricamente, levaria à diminuição dos custos e do tempo de produção, não se traduz em melhorias para o trabalhador.

O trecho acima faz referência a que processo?

a) Mais-valia absoluta.

b) Materialismo histórico.

c) Materialismo dialético.

d) Mais-valia relativa.

respostas
Questão 1

A resposta correta é a afirmação da letra “e”. A mais-valia absoluta configura-se no aumento da produção de mercadorias por meio da intensificação do uso da força de trabalho sem que haja aumento no custo de produção. Isso quer dizer que não haveria aumento salarial para o trabalhador, mas seria exigida maior capacidade de produção.

Voltar a questão
Questão 2

A alternativa “c” está correta. Marx determina que o valor de uso de uma mercadoria é determinado de acordo com os custos da matéria-prima utilizada na produção de um produto e o valor agregado pelo trabalho utilizado em sua transformação. A produção que excede o necessário para o pagamento do salário e que é recolhida pelo capitalista.

Voltar a questão
Questão 3

A alternativa “c” é a correta. A mais-valia relativa concretiza-se quando o avanço tecnológico que produz aumento na produção de mercadoria não se configura em melhorias para o trabalhador.

Voltar a questão
Questão 4

A alternativa “d” é a correta.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
loading...
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola