(FGV-SP) Assinale a alternativa em que as formas mal ou mau estão utilizadas de acordo com a norma culta:
a) Mau agradecidas, as juízas se postaram diante do procurador, a exigir recompensas.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
Explicite a diferença semântica que demarca as expressões “ao par” e “a par”.
Questão: 3
Atribua às lacunas em evidência as expressões que lhes são correspondentes, tendo em vista o contexto em que se emprega o discurso.
a) Não havia outra alternativa ------------------ deixá-la partir. (senão/ se não)
b) Estou exausta ---------------------, por isso não irei ao cinema. (demais/de mais)
c) -----------------------você vai com tanta pressa? (onde/aonde)
d) -----------------------Beatriz mora? (onde/aonde)
e) Estas propostas vão ---------------------- às expectativas dos clientes. (ao encontro de/de encontro a)
f) Depois de uma longa espera, finalmente os filhos vão ----------------------------- de seus pais. (ao encontro de/ de encontro a)
g) ---------------------- a mais acho que o que ocorreu serviu-lhe de lição. (de mais/ demais)
Questão: 4
(UFPR) Complete as lacunas, usando adequadamente mas/mais/mal/mau:
Pedro e João, -------entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um momento ------- para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; --------------seus dois irmãos deixaram os pais ------- sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.
a) mau – mal – mais – mas
b) mal – mal – mais – mais
c) mal – mau – mas – mais
d) mal – mau – mas – mas
e) mau – mau – mas – mais.
Atenha-se aos enunciados subsequentes, de forma a analisar acerca do emprego da expressão em destaque. Realizado tal procedimento, caso detecte alguma inadequação, comente-a:
Esse é o bosque onde às vezes passeávamos juntos.
Esse é o problema onde não desejo me envolver. |
Alternativa “c”.
Questão: 2
A título de exemplificação, basear-nos-emos nos seguintes exemplos:
O garoto está a par de todos os acontecimentos.
O sentido aqui se relaciona a ter ciência, informar-se acerca de algo.
As moedas americana e europeia mantêm-se praticamente ao par.
A ideia agora expressa uma relação de equivalência ou de igualdade entre ambos os elementos.
Questão: 3
a) senão
b) demais
c) aonde
d) onde
e) neste caso, dependendo do contexto, as duas formas estariam corretas.
f) ao encontro
g) de mais
Questão: 4
Alternativa “c”
Questão: 5
Em se tratando do primeiro exemplo, constatamos que a expressão em referência se encontra adequada ao padrão formal da linguagem. Já no segundo, por vezes representando uma recorrente prática linguística, vale dizer que o mesmo não ocorre, pois “onde” somente é utilizado para retratar a ideia de lugar, uma vez que representa um advérbio indicando tal circunstância. Sendo assim, de modo a tornar o discurso adequado, temos que esse deveria ser assim expresso:
Esse é o problema no qual não desejo me envolver.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-forma-grafia-algumas-palavras.htm