Exercícios sobre a CEI – Comunidade dos Estados Independentes

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a CEI – Comunidade dos Estados Independentes e veja a resolução comentada.

Perguntas

Questão: 1

Conforme o texto e os seus conhecimentos, explique o processo que culminou na formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Questão: 2

A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações.

a) Letônia, Lituânia e Estônia

b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão

c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia

d) Armênia, Rússia e Uzbequistão

e) Romênia, Bulgária e Hungria

Questão: 3

Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, a CEI possui população expressiva. No entanto, alguns países apresentam grande contingente populacional enquanto outros são pouco habitados. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso da CEI.

a) Estônia

b) Ucrânia

c) Bielorrússia

d) Rússia

e) Armênia

Questão: 4

Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.

II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas. 


Portanto, as afirmativas corretas são:

a) Todas as alternativas

b) Alternativas I e II

c) Alternativas I e III

d) Alternativas II e III

e) Somente a alternativa I

Questão: 5

(FUVEST) Em relação à vida econômica da antiga União Soviética podemos afirmar:

a) os recursos naturais, os transportes, as indústrias de base e o comércio exterior sofrem rígido controle estatal, enquanto a atividade agrícola e as demais indústrias permanecem entregues à iniciativa privada.

b) a retenção das águas pelo congelamento hibernal e seu posterior escoamento beneficiam a produção de energia hidrelétrica e a navegação fluvial.

c) participavam do COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) órgãos coordenadores do desenvolvimento econômico em geral, juntamente com outras nações socialistas.

d) as atividades econômicas estão mais concentradas na porção central e oriental, como consequência do esforço de descentralização após a Segunda Guerra Mundial.

e) o valor da produção agrícola é superior ao da industrial, justificando o grande empenho no desenvolvimento das indústrias de base.

Respostas

Questão: 1

Com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, surgiram quinze novos países independentes. A maioria dessas nações que integravam a URSS apresentava grande dependência uma das outras nos aspectos econômico, militar e político, visto que esses países compartilharam durante décadas uma política comum, governo central e forças armadas unificadas. 

Com a autonomia de cada nação da ex-União Soviética, houve a necessidade de criar um bloco para solucionar uma série de questões importantes. Nesse sentido, foi criada, no dia 8 de dezembro de 1991, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era desenvolver um sistema econômico e de defesa entre os países integrantes.

Questão: 2

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – Desde a fragmentação da União Soviética, em 1991, os países bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) optaram por não integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), pois essas nações visavam uma maior aproximação da União Europeia, além de reduzir os vínculos com os países da ex-União Soviética, em especial com a Rússia. 

b) Falso – Ucrânia, Rússia e Azerbaijão são países que pertenceram à URSS e são membros da Comunidade dos Estados Independentes.

c) Falso – A Geórgia desligou-se da CEI, entretanto, Bielorrússia e Cazaquistão continuam integrando o bloco.

d) Falso – Todas essas três nações integraram a União Soviética e fazem parte da CEI.

e) Falso – Romênia, Bulgária e Hungria não integram a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), entretanto, esses três países nunca pertenceram à União Soviética.

Questão: 3

Alternativa correta: letra “D”.

a) Falso – Com população de 1.340.263 habitantes, a Estônia não é um país membro da CEI.

b) Falso – A Ucrânia, uma das primeiras a integrar a CEI, é habitada por 45,7 milhões de pessoas, sendo o segundo país mais populoso desse bloco.

c) Falso – A Bielorrússia possui 9,6 milhões de habitantes.

d) Verdadeiro – A Rússia é a nação mais populosa da Comunidade dos Estados Independentes (CEI): 140,8 milhões de habitantes.

e) Falso – A Armênia possui apenas 3,1 milhões de habitantes.

Questão: 4

Alternativa correta: letra “A”.

I – Verdadeiro – A criação da CEI ocorreu após a desintegração da União Soviética. Esse bloco é formado pela maioria das nações da ex-URSS, visto que esses novos países compartilharam, durante décadas, um governo central, exército e políticas econômicas, havendo, portanto, a necessidade de criar um bloco de defesa e econômico entre os novos países.

II – Verdadeiro – Estônia, Letônia e Lituânia são denominadas Países Bálticos, visto que essas três nações são banhadas pelo Mar Báltico. Esses países foram anexados à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entretanto, com a fragmentação da URSS e a consequente independência das nações, os Países Bálticos optaram por não integrar a Comunidade dos Estados Independentes (bloco formado pela Rússia e as antigas nações da União Soviética). Essa atitude teve como fator decisivo a busca por uma proximidade com a União Europeia e a redução dos laços com os países da extinta União Soviética.

III – Verdadeiro – Os países que integravam a URSS e obtiveram a independência apresentam vários problemas socioeconômicos (desemprego, violência, infraestrutura, carência de alimentos, etc.) detectados desde a União Soviética.
Outro fator que agrava uma expectativa de estabilidade política em algumas nações da CEI são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas. A expansão do fundamentalismo islâmico tem provocado atentados terroristas em vários países. A grande diversidade étnica em algumas nações desencadeia conflitos armados entre os diferentes grupos. Os movimentos separatistas também estão presentes em alguns países, como, por exemplo, a tentativa de independência da Chechênia, fato que provoca confrontos com os militares russos.  

Portanto, as afirmativas corretas são:

a) Todas as alternativas
Verdadeiro

b) Alternativas I e II
Falso

c) Alternativas I e III
Falso

d) Alternativas II e III
Falso

e) Somente a alternativa I
Falso

Questão: 5

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – Não havia controle da iniciativa privada em nenhum setor econômico da antiga União Soviética, sendo todos os seguimentos de responsabilidade do governo central.

b) Falso – Esse processo não proporciona a produção de energia elétrica e condições para a navegação. 

c) Verdadeiro – O COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) consistiu na integração econômica entre as nações do Leste Europeu (socialistas), proporcionando subsídios para os países integrantes: Alemanha Oriental, Polônia, Bulgária, Tchecoslováquia, Romênia e Hungria.

d) Falso – As atividades econômicas se concentravam na porção centro-oeste da URSS, incluindo países como a Ucrânia e a Rússia. Não houve esforços significativos para a descentralização das atividades econômicas.

e) Falso – Os valores destinados à produção industrial eram muito superiores à produção agrícola.


Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-cei-comunidade-dos-estados-independentes.htm