Quais eram as determinações dos Tratado de Aliança e Amizade e Tratado do Comércio e Navegação, assinados em 1810, pelo príncipe dom João VI?
Questão: 2
Qual o significado da abertura dos portos para o pacto colonial existente entre Portugal e o Brasil?
Questão: 3
Estabeleça três medidas reformadoras desenvolvidas por Dom João VI, no Rio de Janeiro.
Questão: 4
Quais os objetivos de d. João VI no envolvimento em conflitos militares na Guiana Francesa e na região da Cisplatina?
Questão: 5
(FGV)
A instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, representou uma alternativa para um contexto de crise política na Metrópole e a possibilidade de implementar as bases para a formação de um império luso-brasileiro na América. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO diz respeito ao período joanino.
a) Ocupação da Guiana Francesa e da Província Cisplatina e sua incorporação ao
Império Português, como resultado da política externa agressiva adotada por D. João.
b) Abertura dos portos da Colônia às nações aliadas de Portugal, como a Inglaterra, dando início a uma fase de livre-comércio.
c) Ocorreu uma inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
d) Atendeu às exigências do comércio britânico, que conseguiu isenções alfandegárias.
e) Ocorreu a Revolução Pernambucana de1817, que defendia o separatismo com o governo republicano e a manutenção da escravidão.
Segundo estes acordos, o Brasil passaria a ter liberdade para comercializar com qualquer nação do mundo através da abertura de seus portos. Sob esse aspecto, o tratado concedia taxas preferenciais aos ingleses por conta do auxílio que este país prestou na fuga de Portugal para as terras brasileiras. Além disso, Portugal tomaria outras ações que permitissem o fim gradual da escravidão em terras brasileiras.
Questão: 2
Do ponto de vista prático, a abertura dos portos brasileiros não permitiu somente a chegada de um maior volume de produtos manufaturados ao Brasil. A possibilidade de empreender relações comerciais com qualquer nação do mundo significava a chance de se inserir definitivamente no sistema econômico capitalista através da quebra do pacto colonial.
Questão: 3
Na condição de morada da Corte, a cidade do Rio de Janeiro teve o seu cenário transformado com a criação da Biblioteca Nacional, a construção do Jardim Botânico e o surgimento de várias casas de comércio que atendiam o gosto refinado dos cortesãos vindos diretamente da Europa. Ao longo do tempo, essas mudanças quebravam com aquela antiga imagem de colônia que diferia o Brasil do espaço metropolitano.
Questão: 4
A invasão da Guiana Francesa, ao norte, funcionava como uma espécie de represália do governo de Portugal contra a invasão das tropas napoleônica ao território português. Na região da Cisplatina, a presença de tropas lusitanas tinha por objetivo evitar que Napoleão Bonaparte tivesse condições de acessar a região do Prata e desse modo acessar as riquezas disponíveis nessa parcela do continente americano.
Questão: 5
Letra D. A abertura dos portos brasileiros não foi acompanhada pelo oferecimento de isenção impostos a Inglaterra. Na verdade, os ingleses foram beneficiados com o pagamento de uma taxa preferencial, menor em relação à de outros países que poderiam comercializar com o Brasil.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia-do-brasil/exercicios-sobre-periodo-joanino.htm