(Afasp) Durante um intervalo de tempo de 4 s, atua uma força constante sobre um corpo de massa 8,0 kg que está inicialmente em movimento retilíneo com velocidade escalar de 9 m/s. Sabendo-se que no fim desse intervalo de tempo a velocidade do corpo tem módulo de 6 m/s, na direção e sentido do movimento original, a força que atuou sobre ele tem intensidade de:
A) 3,0 N no sentido do movimento original.
B) 6,0 N em sentido contrário ao movimento original.
C) 12,0 N no sentido do movimento original.
D) 24,0 N em sentido contrário ao movimento original.
Questão: 2
(Enem) Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar. As motos atingem o solo simultaneamente porque
A) possuem a mesma inércia.
B) estão sujeitas à mesma força resultante.
C) têm a mesma quantidade de movimento inicial.
D) adquirem a mesma aceleração durante a queda.
E) são lançadas com a mesma velocidade horizontal.
Questão: 3
(Fuvest) Um veículo de 5 kg descreve uma trajetória retilínea que obedece à seguinte equação horária: s=3t2+2t+1, em que s é medido em metros e t, em segundos. O módulo da força resultante sobre o veículo vale:
A) 30 N
B) 5 N
C) 10 N
D) 15 N
E) 20 N
Questão: 4
(UFMG) Um corpo de massa m está sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante, é porque:
A) a força F é maior do que a da gravidade.
B) a força resultante sobre o corpo é nula.
C) a força F é menor do que a gravidade.
D) a diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero.
E) a afirmação da questão está errada, pois qualquer que seja F o corpo estará acelerado porque sempre existe a aceleração da gravidade.
Questão: 5
Um objeto de 500 gramas está sobre uma superfície horizontal, sujeito à ação da força peso. Determine o módulo da força peso sobre esse objeto, sabendo que a aceleração da gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s2.
A) 4900 N
B) 2450 N
C) 245 N
D) 490 N
E) 4,9 N
Questão: 6
Qual a aceleração adquirida por um carro de 900 kg que é empurrado por duas pessoas que fazem uma força resultante de 13 500 N?
A) 14 m/s2
B) 20 m/s2
C) 15 m/s2
D) 12 m/s2
E) 17 m/s2
Questão: 7
Qual a massa de um bloco puxado por um carro com força de 1500 N que adquire aceleração de 10 m/s2?
A) 1500 kg
B) 15 kg
C) 1,5 kg
D) 150 kg
E) 0,15 kg
Questão: 8
Duas pessoas empurram uma caixa da forma que vemos na imagem a seguir. Sabendo que a força que a primeira pessoa faz é →F1 e a força que a segunda pessoa faz é →F2, cujos valores são →F1 =30 N e →F2 =40 N, encontre o módulo da força resultante que move a caixa.
A) 50 N
B) 40 N
C) 30 N
D) 20 N
E) 10 N
Questão: 9
Uma família está fazendo sua mudança e precisou mover uma caixa de massa 40 kg para dentro do caminhão. Ela foi movida por seus dois filhos simultaneamente, sendo que o primeiro aplicou uma força de 60 N e o segundo aplicou uma força de 20 N. Assim, encontre o valor da força resultante e a aceleração da caixa.
A) 1 m/s2
B) 2 m/s2
C) 3 m/s2
D) 4 m/s2
E) 5 m/s2
Questão: 10
Algumas crianças brincam de cabo de guerra. Do lado esquerdo, há três crianças fazendo as forças →F1=10 N, →F2=15 N e →F3=30 N. Já do lado direito há outras três crianças, que fazem as forças →F4=40 N, →F5=15 N e →F6=5 N. Determine o módulo da força resultante na corda e qual dos lados ganhará a brincadeira.
A) −5 N, lado direito.
B) −5 N, lado esquerdo.
C) 5 N, lado direito.
D) 0 N, nenhum lado.
E) 5 N, lado esquerdo.
Questão: 11
Uma força F é aplicada sobre dois blocos, de massa m1=10 kg e m2=5 kg, que adquirem uma aceleração de 4 m/s2, conforme podemos verificar na imagem a seguir. Em vista disso, encontre o valor da força F.
A) 70 N
B) 40 N
C) 60 N
D) 20 N
E) 30 N
Questão: 12
Quais das alternativas apresentam a unidade de medida correspondente à grandeza física estudada na segunda lei de Newton?
I. A força peso é medida em metros por segundo ao quadrado.
II. A força resultante é medida em Newton.
III. A velocidade é medida em metros por segundo.
IV. A aceleração é medida em Newton.
V. A massa é medida em Coulomb por metro.
A) Alternativas I e II.
B) Alternativas III e IV.
C) Alternativas I e V.
D) Alternativas II e III.
E) Nenhuma das alternativas está correta.
Alternativa B
Primeiramente, vamos calcular a aceleração do corpo por meio da fórmula que a relaciona a velocidade e ao tempo:
v=vo±a⋅t
Como houve uma desaceleração, a aceleração é negativa:
6=9−a⋅4
6−9=−a⋅4
−3=−a⋅4
3=a⋅4
a=34
a=0,75m/s2
Então, encontraremos a intensidade da força usando a segunda lei de Newton:
FR=m⋅a
FR=8⋅0,75
FR=6 N
A força está no sentido contrário do movimento inicial, já que a velocidade do corpo diminuiu.
Questão: 2
Alternativa D
Como foi desconsiderada a resistência do ar, a massa não vai interferir no tempo de queda. Eles saltaram da mesma altura, então a aceleração que atuará sobre eles é a aceleração da gravidade, que é a mesma para todos os corpos em uma mesma altura. Assim, as motos chegarão ao solo simultaneamente, porque adquirem a mesma aceleração durante a queda.
Questão: 3
Alternativa A
Essa equação horária é similar a uma das fórmulas do movimento uniformemente variado:
s=so+vo⋅t+at22
Reorganizando a equação horária, conseguimos identificar os termos correspondentes:
s=1+2t+3t2
Assim:
Portanto, a força resultante pode ser calculada pela fórmula da segunda lei de Newton:
FR=m⋅a
FR=5⋅6
FR=30 N
Questão: 4
Alternativa B
Como o corpo se move a uma velocidade constante, isso significa que sua aceleração é nula, então a sua força resultante também será nula.
Questão: 5
Alternativa E
Inicialmente, converteremos a massa de gramas em quilogramas:
500 g=0,5 kg
Por fim, vamos calcular o módulo da força peso por meio da sua fórmula:
P=m⋅g
P=0,5⋅9,8
P=4,9 N
Questão: 6
Alternativa C
Calcularemos a aceleração do carro usando a fórmula da segunda lei de Newton:
FR=m⋅a
13500=900⋅a
a=13500900
a=15 m/s2
Questão: 7
Alternativa D
Descobriremos a massa do bloco por meio da fórmula da segunda lei de Newton:
FR=m⋅a
1500=m⋅10
m=150010
m=150 kg
Questão: 8
Alternativa A
Podemos perceber que as forças na caixa são perpendiculares, portanto para calcular a força resultante usaremos o teorema de Pitágoras:
→FR2=→F12+→F22
→FR2=302+402
→FR2=900+1600
→FR2=2500
→FR=√2500
→FR=50 N
Questão: 9
Alternativa B
Como os irmãos movem a caixa simultaneamente no mesmo sentido, a força resultante é a soma de suas forças:
→FR=→F1+→F2
→FR=60+20
→FR=80 N
Para encontrarmos a aceleração dessa caixa, basta usarmos a fórmula da segunda lei de Newton:
→FR=m⋅→a
80=40⋅→a
→a=8040
→a=2 m/s2
Questão: 10
Alternativa E
Como as crianças fazem força em sentidos opostos, para encontrarmos a força resultante é necessário subtrair as forças do lado esquerdo com as forças do lado direito:
→FR=→F1+→F2+→F3−(→F4+→F5+→F6)
→FR=10+15+30−(40+15+5)
→FR=55−(60)
→FR=55−60
→FR=−5 N
O módulo da força resultante é sempre positivo, portanto esse sinal negativo indica que o lado ganhador é o lado direito, que fez mais força que o lado esquerdo.
Questão: 11
Alternativa C
Determinaremos a força resultante por meio da fórmula da segunda lei de Newton:
→FR=m⋅→a
Como os blocos estão em contato, a massa será a soma da massa de cada bloco:
FR=(10+5)⋅4
FR=(15)⋅4
FR=60 N
Questão: 12
Alternativa D
I. A força peso é medida em metros por segundo ao quadrado. (Falso)
A força peso é medida em Newton.
II. A força resultante é medida em Newton. (Verdadeiro)
III. A velocidade é medida em metros por segundo. (Verdadeiro)
IV. A aceleração é medida em Newton. (Falso)
A aceleração é medida em metros por segundo ao quadrado.
V. A massa é medida em Coulomb por metro. (Falso)
A massa é medida em quilogramas.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-segunda-lei-newton.htm