Didaticamente, costuma-se dividir as plantas em quatro grupos:
a) Algas verdes, briófitas, pteridófitas e angiospermas.
b) Briófitas, carófitas, pteridófitas e angiospermas.
c) Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
d) Criptófitas, briófitas, pteridófitas e gimnospermas.
e) Algas verdes, carófitas, criptófitas e angiospermas.
Questão: 2
A foto abaixo nos mostra uma estrutura reprodutiva dos vegetais: a flor. Analisando apenas essa estrutura, podemos concluir que a planta em questão faz parte do grupo das:
a) Briófitas.
b) Algas verdes.
c) Pteridófitas.
d) Gimnospermas.
e) Angiospermas.
Questão: 3
As briófitas são plantas denominadas avasculares, pois:
a) não possuem flores.
b) não possuem parênquima.
c) não possuem xilema e floema.
d) não apresentam folhas verdadeiras.
e) não produzem frutos.
Questão: 4
Samambaias e avencas são exemplos de:
a) Algas.
b) Briófitas.
c) Pteridófitas.
d) Gimnospermas.
e) Angiospermas.
Questão: 5
As raízes dos vegetais são estruturas relacionadas, principalmente, com a fixação no substrato e com a absorção de água e sais minerais. Algumas raízes, no entanto, atuam também como órgão de reserva e são muito usadas na alimentação. Dos exemplos abaixo, qual não é uma raiz?
a) Rabanete.
b) Cenoura.
c) Batata-doce.
d) Batata-inglesa.
e) Mandioca.
Questão: 6
Qual o nome dado às partes femininas de uma flor?
a) Sépala.
b) Pétala.
c) Pedicelo.
d) Estame.
e) Carpelo.
Questão: 7
Sobre as principais partes de um vegetal, marque a alternativa incorreta:
a) As raízes podem desempenhar também a função de órgãos de reserva.
b) Através do caule, por meio dos vasos condutores, pode-se observar o transporte de água e sais minerais e também de substâncias orgânicas.
c) As folhas estão relacionadas com diferentes funções, incluindo a realização de fotossíntese e até mesmo proteção do vegetal, sendo esse o caso dos espinhos de origem foliar.
d) As sementes são estruturas exclusivas de angiospermas.
e) As flores são uma importante forma de atrair polinizadores.
Questão: 8
As plantas possuem ciclo de vida com alternância de gerações, apresentando fases com diferentes durações a depender do grupo vegetal estudado. Nas briófitas, a fase duradoura é
a) o esporófito.
b) o gametófito.
c) o protalo.
d) o pólen.
e) a flor.
Questão: 9
(Unip) As plantas vulgarmente conhecidas por samambaias, musgos e avencas correspondem a fases dos seus ciclos reprodutores, que os biólogos denominam, respectivamente, de:
a) esporófito, gametófito e esporófito.
b) gametófito, esporófito e gametófito.
c) gametófito, gametófito e esporófito.
d) esporófito, esporófito e esporófito.
e) esporófito, gametófito e gametófito.
Questão: 10
(FPS) As plantas foram os primeiros organismos a colonizar a terra firme e apresentam ciclos de vida com alternância de geração e diversidade de estruturas. Acerca desses organismos, assinale a alternativa incorreta.
a) Nas briófitas, o gametófito representa a fase dominante.
b) Nas pteridófitas, o esporófito representa a fase dominante.
c) O gineceu representa um conjunto de estames.
d) Corola representa um conjunto de pétalas.
e) Cálice representa um conjunto de sépalas.
Questão: 11
(Fuvest) Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes:
a) Dos frutos e depois das flores.
b) Das flores e depois dos frutos.
c) Das sementes e depois das flores.
d) Das sementes e antes dos frutos.
e) Das flores e antes dos frutos.
Questão: 12
(Mack) Um professor de Botânica levou os seus alunos a uma região de Mata Atlântica para mostrar alguns representantes dos seguintes grupos de organismos:
I. Fungos
II. Líquens
III. Briófitas
IV. Pteridófitas
V. Gimnospermas
VI. Angiospermas
A respeito desses grupos, é correto afirmar que:
a) todos realizam fotossíntese.
b) três deles são considerados como plantas traqueófitas.
c) apenas dois apresentam a fase esporofítica predominando sobre a gametofítica.
d) dois deles são associações mutualísticas.
e) dois deles produzem frutos com sementes.
Alternativa C. As plantas são classificadas didaticamente em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Questão: 2
Alternativa E. A planta da foto se trata de uma angiosperma, pois apenas esse grupo de plantas apresenta flores.
Questão: 3
Alternativa C. Devido ao fato de não possuírem vasos condutores de seiva, ou seja, não apresentarem xilema e floema, essas plantas são denominadas avasculares.
Questão: 4
Alternativa C. Samambaias e avencas são plantas do grupo das pteridófitas.
Questão: 5
Alternativa D. A batata-inglesa é um tubérculo, um tipo de caule subterrâneo.
Questão: 6
Alternativa E. Os carpelos são folhas férteis femininas que portam os óvulos.
Questão: 7
Alternativa D. As sementes são estruturas presentes em gimnospermas e angiospermas.
Questão: 8
Alternativa B. A fase do ciclo de vida duradouro das briófitas é o gametófito.
Questão: 9
Alternativa A. Em pteridófitas (samambaias e avencas), a fase dominante do ciclo é a de esporófito, enquanto nas briófitas (musgo) a fase dominante é a de gametófito.
Questão: 10
Alternativa C. O gineceu representa o conjunto de carpelos.
Questão: 11
Alternativa E. O grão de pólen surgiu nas gimnospermas, ou seja, antes de flores e frutos, estruturas que surgiram em angiospermas.
Questão: 12
Alternativa B. Plantas traqueófitas são plantas que possuem vasos condutores: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-botanica.htm