(PUC-Rio) A conquista e a colonização europeias na América, entre os séculos XVI e XVII, condicionaram a formação de sociedades coloniais diversas e particulares. Sobre tais sociedades podemos afirmar que:
I – Nas áreas de colonização espanhola, explorou-se, exclusivamente, a força de trabalho das populações ameríndias, sob a forma de relações servis, como a mita e a ecomienda.
II – Nas áreas de colonização portuguesa, particularmente nas regiões destinadas ao fabrico do açúcar, foi empregada, em larga escala, a mão de obra escrava de negros africanos e/ou de indígenas locais.
III – Ao norte do litoral atlântico norte-americano, área de colonização inglesa, houve o estabelecimento de pequenas e médias propriedades, nas quais se utilizou tanto o trabalho livre quanto a servidão por contrato.
IV – Na região do Caribe, em áreas de colonização inglesa e francesa, assistiu-se à implantação da grande lavoura, voltada para a exportação e assentada no uso predominante da mão de obra de escravos africanos.
Assinale a alternativa correta.
(UFRJ) Leia o texto a seguir.
Um dos períodos [da história do México] mais riscados, apagados e emendados com maior fúria tem sido a da Nova Espanha. [...] A Nova Espanha não se parece nem com o México pré-colombiano nem com o atual. E muito menos com a Espanha, embora tenha sido um território submetido à coroa espanhola.
PAZ, O. Sóror Juana Inés de la Cruz: As artimanhas da fé. São Paulo: Mandarim, 1998.
Sobre a sociedade colonial construída em Nova Espanha, é correto afirmar que:
Sobre a sociedade colonial espanhola na América, indique a afirmativa que contém informações incorretas.
“[...] A primeira colonização foi feita por um punhado de homens. Na Espanha, desde o início, a emigração era controlada pela Casa de Contratación: precisava-se de uma licença para se instalar na América, só os súditos da Coroa de Castela podiam consegui-la – os conversos de origem judaica estavam excluídos. [...]”
FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências – séculos XIII a XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Ao chegar à América, esses espanhóis passaram a gozar de privilégios pelo nascimento e criação na Europa, ocupando os altos postos civis e militares. Indique a alternativa que denomina corretamente esses espanhóis.
Letra C. Nas áreas de colonização espanhola não foi explorada exclusivamente a mão de obra ameríndia. Houve locais, como na região caribenha, em que se fez uso da mão de obra de africanos escravizados.
Questão: 2
Letra D. A distinção do local de nascimento era componente da divisão existente na elite da sociedade colonial espanhola.
Questão: 3
Letra A. Apesar do poder econômico ter influência na localização dentro da estrutura social, o fato de ter sido nascido e criado na Espanha era uma determinação mais importante.
Questão: 4
Letra C.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-sociedade-colonial-espanhola.htm