(Fuvest-SP) Em 10 de novembro de 1937, para justificar o golpe que instaurava o Estado Novo, Getúlio Vargas discursava:
“Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das Forças Armadas, não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa.”
Baseando-se no texto acima, pode-se entender que:
Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas criou inúmeras instâncias administrativas com o objetivo de estimular a industrialização do país e modernizar e racionalizar a gestão estatal.
Dentre as alternativas abaixo, não representa um órgão criado durante o Estado Novo:
(PUC-RS) Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava:
Sobre o Estado Novo de Getúlio Vargas, é incorreto afirmar:
Letra A. Exercendo uma posição de liderança e com o objetivo de centralizar o poder em sua pessoa, Vargas, no discurso, coloca-se como representante da nação, que é incapaz de enfrentar nos quadros legais os supostos perigos que a ameaçam, cabendo ao Estado sob seu comando tomar essas medidas excepcionais.
Questão: 2
Letra C. Apesar de também ter sido criada durante um dos governos de Vargas, a Petrobras não foi produto do Estado Novo, mas sim do governo democrático de Vargas, ocorrido entre 1951 e 1954.
Questão: 3
Letra C. Uma das principais características do Estado Novo foi o impulso à industrialização dado pelo Estado, única instituição com capitais centralizados necessários aos investimentos nos setores industriais de base.
Questão: 4
Letra B. A orientação do governo getulista não era socialista, e sim populista, como é apontado por alguns historiadores.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia-do-brasil/exercicios-sobre-estado-novo-vargas.htm