Exercícios sobre Barroco

Esta lista de exercícios vai testar seus conhecimentos sobre Barroco. Esse estilo de época é marcado pelo dualismo, cultismo, conceptismo e angústia existencial.

Perguntas

Questão: 1

(Ufla)

Com relação ao estudo da literatura barroca, analise as proposições seguintes e, a seguir, marque a alternativa CORRETA

I- A literatura barroca marca-se pela eterna existência de contradições geradas pelo espírito cristão (antiterreno, teocêntrico) e pelo espírito renascentista (racionalista, mundano).

II- O homem e a vida terrena são muito valorizados, sendo vistos sob o prisma da razão — na busca pelo ser humano racional, consciente de seu papel no mundo.

III- A simplicidade na poesia e a ideia de abolir as inutilidades foram constantes, recurso também utilizado na literatura de informação.

IV- A literatura traduz os conflitos e o descontentamento do homem em face de sua existência. São comuns os temas pessimistas, a ênfase na dor e na vergonha.

A) Somente as proposições I e II são corretas.

B) Somente as proposições II e III são corretas.

C) Somente as proposições I e IV são corretas.

D) Somente as proposições III e IV são corretas.

Questão: 2

(Ufla)

Com relação ao Barroco, considere as afirmações abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.

I- A fugacidade da vida e das coisas e o sobrenatural são alguns dos temas mais frequentes dessa literatura.

II- Há a utilização muito frequente de frases interrogativas e o emprego da ordem inversa das palavras.

III- Profundamente relacionado com a Contrarreforma, esse estilo procura a síntese entre o teocentrismo e o antropocentrismo.

IV- O cultismo (jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de ideias) são típicos desse período.

A) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.

B) Apenas as afirmativas II e III são corretas.

C) Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.

D) Apenas a afirmativa IV é correta.

E) Apenas as afirmativas III e IV são corretas.

Questão: 3

(Ufla)

Epílogos

Que falta nesta cidade?..... Verdade
Que mais por sua desonra?..... Honra
Falta mais que se lhe ponha...... Vergonha.
O demo a viver se exponha,
por mais que a fama a exalta,
numa cidade, onde falta
Verdade, Honra, Vergonha.

Quem a pôs neste socrócio?..... Negócio
Quem causa tal perdição?..... Ambição
E o maior desta loucura?..... Usura.
Notável desventura
de um povo néscio, e sandeu,
que não sabe, que o perdeu
Negócio, Ambição, Usura.

MATOS, G. de. Antologia. Porto Alegre: L&PM, 1999.

O fragmento de poema expressa:

A) vontade de resgate de valores tradicionais portugueses.

B) indiferença aos costumes da população baiana do século XVII.

C) crítica ao sistema político seiscentista na Bahia.

D) desejo de retomada de valores religiosos do catolicismo.

Questão: 4

(Ufam)

Assinale a opção cujo enunciado se refere corretamente ao barroco brasileiro:

A) Constitui-se, basicamente, de obras que visitantes e missionários colheram sobre a

geografia e o homem nativo, com o objetivo de informar a Coroa Portuguesa.

B) Na poesia do período, encontra-se um labirinto de significantes, mediante o uso abusivo de jogos de palavras, trocadilhos e enigmas.

C) Encontram-se traços pré-românticos nas obras poéticas, traços que, por serem poucos, não conseguem romper com o arraigado Neoclassicismo do período.

D) Gregório de Matos, o principal poeta desse momento, distingue-se, como acabado neoclássico, pela sobriedade do caráter e a contenção das emoções.

E) A prática da poesia bucólica tem como fundamento o mito do homem natural, em oposição ao homem urbano, cheio de vícios e prazeres desregrados.

Questão: 5

Todas as características abaixo estão relacionadas ao Barroco, EXCETO:

A) Fusionismo.

B) Contradição.

C) Pessimismo.

D) Idealização.

E) Feísmo.

Questão: 6

Quem entrar hoje nesta casa — todo-poderoso e todo amoroso Senhor — quem entrar hoje nesta casa — que é o refúgio último da pobreza e o remédio universal das enfermidades — quem entrar, digo, a visitar-vos nela — como faz todo este concurso da piedade cristã — com muito fundamento pode duvidar se viestes aqui por pródigo, se por enfermo. Destes o céu, destes a terra, destes-vos a vós mesmo, e quem tão prodigamente despendeu quanto era e quanto tinha, não é muito que viesse a parar em um hospital. Quase persuadido estava eu a este pensamento, mas no juízo dos males sempre conjecturou melhor quem presumiu os maiores. Diz o vosso evangelista, Senhor, que a enfermidade vos trouxe a este lugar, e não a prodigalidade. Enfermo diz que estais, e tão enfermo que a vossa mesma ciência vos promete poucas horas de vida, e que por momentos se vem chegando a última: Sciens Jesus quia venit hora ejus (Jo. 13,1). Qual seja esta enfermidade, também o declara o Evangelista. Diz que é de amor, e de amor nosso, e de amor incurável. De amor: cum dilexisset; de amor nosso: suos qui erant in mundo; e de amor incurável e sem remédio: in finem dilexit eos. Este é, enfermo Senhor, e saúde de nossas almas, este é o mal ou o bem de que adoecestes, e o que vos há de tirar a vida. E porque quisera mostrar aos que me ouvem que, devendo-vos tudo pela morte, vos devem ainda mais pela enfermidade, só falarei dela. Acomodando-me pois ao dia, ao lugar e ao Evangelho, sobre as palavras que tomei dele, tratarei quatro coisas, e uma só. Os remédios do amor e o amor sem remédio. Este será, amante divino, com licença de vosso coração, o argumento do meu discurso. Ainda não sabemos de certo se o vosso amor se distingue da vossa graça. Se se não distinguem, peço-vos o vosso amor, sem o qual se não pode falar dele, e se são coisas distintas, por amor do mesmo amor vos peço a vossa graça. Ave Maria.

VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão do mandato.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000018pdf.pdf.

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações acerca do fragmento do Sermão do mandato:

( ) O texto de Vieira apresenta um traço identificável de pessimismo.

( ) O texto de Vieira apresenta antítese, figura típica do estilo barroco.

( ) O texto de Vieira não apresenta contradição, apesar de ser barroco.

A sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, V.

C) V, V, F.

D) F, V, F.

E) V, F, V.

Questão: 7

Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!

VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão de Santo Antônio.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000257.pdf.

Analise estas afirmações acerca do fragmento do Sermão de Santo Antônio:

I- Fica evidente no trecho do sermão a crítica de Vieira à Igreja Católica.

II- O sermão de Vieira apresenta a linguagem rebuscada típica do estilo barroco.

III- A medida nova é empregada na estruturação do sermão de Antônio Vieira.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) II e III.

Questão: 8

O fusionismo, uma das principais características barrocas, consiste em unir:

A) a visão medieval com a renascentista.

B) a metáfora com o paradoxo.

C) o pessimismo com o feísmo.

D) o cultismo com o conceptismo.

E) a morbidez com o sentimento de culpa.

Questão: 9

Todos os trechos em destaque da obra poética de Gregório de Matos apresentam caráter satírico, EXCETO:

A) “Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,/ Em cuja lei protesto de viver,/ Em cuja santa lei hei de morrer/ Animoso, constante, firme e inteiro.”

B) “Senhora Dona Bahia,/ nobre e opulenta cidade,/ madrasta dos naturais,/ e dos estrangeiros madre.”

C) “A fome me tem já mudo,/ que é muda a boca esfaimada,/ mas se a frota não traz nada,/ por que razão leva tudo?”

D) “De quem com letras secretas/ tudo o que alcança é por tretas,/ baculejando sem pejo,/ por matar o seu desejo,/ desde a manhã té a tarde:/ Deus me guarde.”

E) “Dizem que falam verdade,/ mas eu, pelo que imagino,/ nenhum creio que a conhece,/ nem sabe seus aforismos.”

Questão: 10

O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga, que é parte, sendo todo.

Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica o todo.

O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.

Não se sabendo parte deste todo,
Um braço, que lhe acharam, sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. Seleção e organização de José Miguel Wisnik. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Sobre o poema barroco de Gregório de Matos, é correto afirmar que:

A) apresenta um jogo de palavras de caráter antitético.

B) faz parte da poesia satírica do poeta baiano.

C) uma de suas principais características é o feísmo.

D) apesar das aparências, não possui cunho religioso.

E) devido à sua temática, possui caráter pré-romântico.

Questão: 11

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

( ) A oposição paganismo x cristianismo é uma característica barroca.

( ) A fragilidade humana é uma temática presente na literatura barroca.

( ) A animalização de personagens humanos é marcante no Barroco.

A sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, V.

C) F, V, F.

D) V, F, V.

E) V, V, F.

Questão: 12

Qual dos autores europeus mencionados abaixo produziu obras barrocas?

A) Luis de Góngora.

B) Manuel du Bocage.

C) Oscar Wilde.

D) Jane Austen.

E) Gustave Flaubert.

Questão: 13

Qual dos fatos históricos mencionados abaixo está relacionado ao contexto histórico do Barroco?

A) Contrarreforma.

B) Revolução Francesa.

C) Revolução Industrial.

D) Revolução Americana.

E) Batalha de Waterloo.

Questão: 14

Analise estas afirmações:

I- O Barroco surgiu em Portugal no final do século XVI.

II- No Brasil, os dois principais autores barrocos são Gregório de Matos e padre José de Anchieta.

III- Cultismo e conceptismo são duas características do estilo barroco.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) II e III.

Questão: 15

Qual das temáticas abaixo está relacionada à literatura barroca?

A) Crítica à burguesia.

B) Crítica à vaidade.

C) Amor impossível.

D) Supremacia dos instintos.

E) Supremacia da razão.

Respostas

Questão: 1

Alternativa C.

A proposição II é negada pela I (verdadeira), pois o homem barroco vive entre o teocentrismo e o antropocentrismo, conflito que gera contradições. Já a proposição III refere-se ao Arcadismo: “A simplicidade na poesia e a ideia de abolir as inutilidades foram constantes”. Por fim, as características árcades não coincidem com as da literatura de informação.

Questão: 2

Alternativa C.

A fugacidade da vida e das coisas é um tema frequente na literatura barroca. O Barroco apresenta temática religiosa, mas não sobrenatural (fantástica).

Questão: 3

Alternativa C.

A cidade a que o eu lírico se refere é a cidade da Bahia (Salvador). O poema faz parte da poesia satírica do poeta barroco Gregório de Matos e se configura em uma crítica sociopolítica referente à época em que viveu o poeta, ou seja, século XVII. Por fim, os versos não mencionam nem Portugal nem valores católicos.

Questão: 4

Alternativa B.

A alternativa A faz referência ao Quinhentismo. As alternativas C e E fazem referência ao Arcadismo. Por fim, Gregório de Matos é o principal poeta barroco. Portanto, não é neoclássico, já que a sobriedade do caráter e a contenção das emoções são características árcades.

Questão: 5

Alternativa D.

A idealização não é uma característica barroca. Ela está presente em estilos como o Arcadismo e o Romantismo.

Questão: 6

Alternativa C.

Um traço pessimista explícito no texto é este enunciado: “mas no juízo dos males sempre conjecturou melhor quem presumiu os maiores”. O texto apresenta antíteses como: “mal” e “bem”, “vida” e “morte”, além de “remédios do amor” e “amor sem remédio”. Por fim, apresenta o seguinte paradoxo ou contradição: “tratarei quatro coisas, e uma só”.

Questão: 7

Alternativa B.

No sermão, Vieira critica certos pregadores, e não a Igreja. Por meio de comparações, o padre usa uma linguagem rebuscada. Por fim, a medida nova (versos decassílabos) é usada em poemas barrocos.

Questão: 8

Alternativa A.

O que caracteriza o fusionismo barroco é a fusão entre a perspectiva medieval com a renascentista, o que leva ao dualismo e à contradição.

Questão: 9

Alternativa A.

Os versos “Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,/ Em cuja lei protesto de viver,/ Em cuja santa lei hei de morrer/ Animoso, constante, firme e inteiro” exemplificam a poesia sacra ou religiosa de Gregório de Matos.

Questão: 10

Alternativa A.

O eu lírico utiliza um jogo de palavras por meio da repetição da antítese “partes x todo”, em um soneto de caráter sacro ou religioso. Como o Barroco antecede o Arcadismo, ele não pode ser considerado pré-romântico.

Questão: 11

Alternativa E.

A animalização de personagens humanos é marcante no estilo de época conhecido como Naturalismo.

Questão: 12

Alternativa A.

O escritor espanhol Luis de Góngora é um dos principais nomes do Barroco europeu.

Questão: 13

Alternativa A.

Fatos históricos como a Reforma Protestante e a Contrarreforma foram grandes influências na estética barroca, associada à religiosidade, à culpa e ao pecado.

Questão: 14

Alternativa C.

O Barroco surgiu na Itália. No Brasil, os dois principais autores barrocos são Gregório de Matos e padre Antônio Vieira.

Questão: 15

Alternativa B.

A literatura barroca critica a vaidade ao mostrar que a beleza, assim como a vida, é passageira, fugaz.


Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-barroco.htm