(UERJ)
Mineiro de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times
No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:
a) dificuldade de conexão entre as pessoas
b) aceleração da vida na contemporaneidade
c) desconhecimento das possibilidades de diálogo
d) desencontro de pensamentos sobre um assunto
Questão: 2
Nos quadrinhos, o uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal contribui para a construção de sentidos do texto
Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema.
A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir:
a) ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação.
b) ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação.
c) destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância.
d) apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.
Questão: 3
Tirinha Garfield, de Jim Davis
Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.
Questão: 4
Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.
d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.
Questão: 5
Gráficos são exemplos de utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. É preciso analisar as duas ocorrências para a compreensão do texto
Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:
a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.
b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.
c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.
d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.
Alternativa “a”. Observe que no cartum os elementos visuais e textuais estão combinados, portanto, ambos são necessários para a sua compreensão. As letras da palavra “solidão” aparecem em diferentes balões pertencentes a personagens também distintos, reforçando a ideia de que nenhum tipo de comunicação é estabelecido entre eles. Os personagens caminham em sentidos opostos, o que denota a dificuldade que os seres humanos têm de se conectarem.
Questão: 2
Alternativa “b”. Para o melhor entendimento da questão, é preciso observar todos os elementos presentes nos quadrinhos, entre eles, as linguagens verbal e não verbal. A linguagem não verbal é representada pelos recursos gráficos utilizados pelo cartunista, com destaque para a imagem da mulher que, à medida que a história é contada, sofre ampliação, simulando o efeito de close muito utilizado no cinema.
Questão: 3
Alternativa “c”. Apesar da predominância da linguagem não verbal, a linguagem verbal colabora para a construção de sentidos da tirinha.
Questão: 4
Alternativa "a".
Questão: 5
Alternativa “c”. A intenção do gráfico é demonstrar o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos em relação ao número de casamentos da população brasileira fora dessa faixa etária, assim como o aumento da população acima de 60 anos no mercado de trabalho.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-redacao/exercicios-sobre-linguagem-verbal-linguagem-nao-verbal.htm