(ITA) Assinale a alternativa que melhor complete o seguinte trecho:
No plano expressivo, a força da ____________ em _____________ provém essencialmente de sua capacidade de _____________ o episódio, fazendo ______________ da situação a personagem, tornando-a viva para o ouvinte, à maneira de uma cena de teatro __________ o narrador desempenha a mera função de indicador de falas.
a) narração - discurso indireto - enfatizar - ressurgir – onde;
b) narração - discurso onisciente - vivificar - demonstrar-se – donde;
c) narração - discurso direto - atualizar - emergir - em que;
d) narração - discurso indireto livre - humanizar - imergir - na qual;
e) dissertação - discurso direto e indireto - dinamizar - protagonizar - em que.
Questão: 2
(ESAN) "Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha."
O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:
a) discurso indireto livre
b) discurso direto
c) discurso indireto
d) discurso implícito
e) discurso explícito
Questão: 3
Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO:
a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.
b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens.
c) Normalmente é escrito na terceira pessoa. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.
d) No discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras.
Questão: 4
Faça a associação entre os tipos de discurso e assinale a sequência correta.
( ) discurso indireto
( ) discurso indireto livre
( ) discurso direto
a) 3, 2 e 1.
b) 2, 3 e 1.
c) 1, 2 e 3.
d) 3, 1 e 2.
Alternativa “c”.
Questão: 2
Alternativa “a”. O discurso indireto livre é um tipo de discurso misto, em que se associam as características do discurso direto e do indireto.
Questão: 3
Alternativa “d”. Apenas no discurso direto as personagens ganham voz. Para construirmos um discurso direto, devemos utilizar o travessão e os chamados verbos de elocução, ou verbos dicendi.
Questão: 4
Alternativa “b”.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-redacao/exercicios-sobre-tipos-discurso-na-narrativa.htm