(Ufscar)
Soneto de fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
(Vinicius de Moraes)
Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta
a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.
e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.
Questão: 2
(CEFET - MG)
Vinícius de Moraes, ao longo de sua trajetória de poeta, permitiu-se aderir a diferentes tendências estéticas, sejam anteriores ou contemporâneas à sua obra. NÃO apresentam os traços da estética indicada os versos transcritos em:
a) “E dentro das estruturas/ Via coisas, objetos/ Produtos, manufaturas./ Via tudo o que fazia/ O lucro do seu patrão/ E em cada coisa que via/ Misteriosamente havia/ A marca de sua mão.” PARNASIANISMO
b) “O teu perfume, amada – em tuas cartas/ Renasce azul...– são tuas mãos sentidas!/ Relembro-as brancas, leves, fenecidas/ Pendendo ao longo de corolas fartas.” ROMANTISMO
c) “Ah, jovens putas das tardes/ O que vos aconteceu/ (...) Em vossas jaulas acesas/ Mostrando o rubro das presas/ Falando coisas do amor/ E às vezes cantais uivando/ Como cadelas à lua/ Que em vossa rua sem nome/ Rola perdida no céu” NATURALISMO
d) “– Era uma vez um poeta/ No morro do Cavalão/ Tantas fez que a dor-de-corno/ Bateu com ele no chão/ Arrastou ele nas pedras/ Espremeu seu coração/ Que pensa usted que saiu?/ Saiu cachaça e limão” MODERNISMO
e) “Tensos/ Pela corda luminosa/ Que pende invisível/ E cujos nós são astros/ Queimando nas mãos/ Subamos à tona/ do grande mar de estrelas/ Onde dorme a noite/ Subamos” SIMBOLISMO
Questão: 3
Soneto de devoção
Essa mulher que se arremessa, fria
E lúbrica em meus braços, e nos seios
Me arrebata e me beija e balbucia
Versos, votos de amor e nomes feios.
Essa mulher, flor de melancolia
Que se ri dos meus pálidos receios
A única entre todas a quem dei
Os carinhos que nunca a outra daria.
Essa mulher que a cada amor proclama
A miséria e a grandeza de quem ama
E guarda a marca dos meus dentes nela.
Essa mulher é um mundo! - uma cadela
Talvez... - mas na moldura de uma cama
Nunca mulher nenhuma foi tão bela!
(Vinicius de Moraes)
Sobre o poema de Vinicius de Moraes é correto afirmar:
a) Predominância de elementos místicos e religiosos, características da primeira fase da poesia de Vinicius de Moraes.
b) Presença do erotismo, recriado a partir de uma forma clássica e de uma linguagem crua e direta.
c) Emprego de uma linguagem direta e quase didática para manifestar solidariedade às classes oprimidas e também à mulher.
d) Apresenta elementos que revelam grande preocupação com a condição humana e o desejo de superar, através da transcendência mística, as sensações de culpa do pecado do amor carnal.
Questão: 4
Vinicius de Moraes está, temática e cronologicamente, vinculado ao
a) Parnasianismo.
b) Romantismo.
c) Modernismo.
d) Simbolismo.
e) Neo-Simbolismo.
Alternativa “d”.
Questão: 2
Alternativa “a”. O poema Operário em construção é o melhor exemplo da poesia social de Vinicius de Moraes. Diferentemente do que emprega o Parnasianismo, no poema pode-se observar o emprego de uma linguagem simples e direta, distante do rebuscamento encontrado na poesia parnasiana.
Questão: 3
Alternativa “b”. No poema Soneto de devoção, de Vinicius de Moraes, podemos encontrar características da chamada poesia sensual, fase em que o poeta demonstrou maior proximidade com o mundo material ao explorar temas como o sensualismo, o amor e a mulher.
Questão: 4
Alternativa “c”. Além de ter sido um dos mais famosos compositores da música popular brasileira, Vinicius de Moraes foi também poeta significativo da segunda fase do Modernismo.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-vinicius-moraes.htm