Como sabemos, nem todas as doenças são causadas por seres vivos. Algumas, como a vaca louca, por exemplo, são ocasionadas por:
a) vírus, estruturas que não são consideradas seres vivos pela maioria dos pesquisadores.
b) príons, proteínas modificadas que atacam o sistema nervoso.
c) viroides, estruturas constituídas exclusivamente de RNA.
d) células infecciosas do próprio corpo que atacam o sistema imune.
e) carboidratos presentes na nossa alimentação.
Questão: 2
As doenças causadas por príons são raras e normalmente atingem indivíduos adultos. Entre as enfermidades a seguir, marque a única que não possui os príons como agentes causadores.
a) Insônia familiar fatal.
b) Kuru.
c) Doença de Creutzfeldt-Jakob.
d) Doença de Crohn.
e) Síndrome de Gerstmann-Sträussler-Scheinker.
Questão: 3
Kuru é uma doença priônica descoberta na década de 50 em uma tribo indígena denominada tribo Fore. Dentre os principais sintomas, destacam-se a perda de coordenação e a demência.
Entre as alternativas a seguir, marque a que indica a forma de transmissão dessa enfermidade na tribo.
a) Ingestão de água contaminada.
b) Mutação herdada do gene PrP.
c) Ingestão de carne de vaca contaminada.
d) Canibalismo.
e) Relação sexual com pessoa contaminada.
Questão: 4
O mal da vaca louca, também chamado de Encefalopatia Espongiforme Bovina, é uma doença priônica descoberta em 1986. Essa doença, no entanto, ficou mundialmente conhecida nos anos noventa, quando vários animais foram diagnosticados com o problema no Reino Unido.
A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta.
a) A doença da vaca louca tomou grandes proporções porque os criadores de gado alimentavam seu rebanho com rações que continham restos de animais doentes.
b) Na doença da vaca louca, observa-se uma maior agressividade por parte do animal acometido.
c) Uma das variantes da doença da vaca louca atinge os humanos e é contraída pela ingestão de carne bovina.
d) Humanos acometidos pela variante da doença da vaca louca não morrem em consequência da doença.
Questão: 5
(Enem-2010) Três dos quatro tipos de testes atualmente empregados para a detecção de príons patogênicos em tecidos cerebrais do gado morto são mostrados nas figuras a seguir. Uma vez identificado um animal morto infectado, funcionários das agências de saúde pública e fazendeiros podem removê-lo do suprimento alimentar ou rastrear os alimentos infectados que o animal possa ter consumido.
Observe atentamente os três testes ilustrados
Analisando os testes I, II e III, para a detecção de príons patogênicos, identifique as condições em que os resultados foram positivos para a presença de príons nos três testes:
a) Animal A, lâmina B e gel A.
b) Animal A, lâmina A e gel B.
c) Animal B, lâmina A e gel B.
d) Animal B, lâmina B e gel A.
e) Animal A, lâmina B e gel B.
Alternativa “b”. Os príons são proteínas modificadas infectantes que causam algumas doenças raras e fatais, como é o caso da vaca louca.
Questão: 2
Alternativa “d”. A doença de Crohn é uma enfermidade de causas desconhecidas que provoca uma grave inflamação do trato gastrointestinal.
Questão: 3
Alternativa “d”. A kuru era transmitida em rituais fúnebres nos quais membros da tribo alimentavam-se dos restos mortais de outros membros. Como as mulheres e crianças comiam cérebros dos mortos, o número de mulheres que morriam em decorrência da doença eram maiores do que o de homens.
Questão: 4
Alternativa “d”. Todas as doenças priônicas são raras e fatais.
Questão: 5
Alternativa “c”. Como as doenças priônicas sempre levam o indivíduo à morte, o animal B do teste I indica resultado positivo para a presença de príons. No teste II, em que foram colocados anticorpos, percebe-se resultado positivo na lâmina A, onde ocorreu a aglutinação. Por fim, no teste III é utilizado protease, uma enzima à qual os príons apresentam resistência. Sendo assim, o resultado positivo é apresentado no gel B.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-prion.htm