Exercícios sobre o sistema reprodutor masculino

Para resolver estes exercícios sobre sistema reprodutor masculino, revise os órgãos desse sistema e suas respectivas funções.

Perguntas

Questão: 1

Os espermatozoide são os gametas masculinos da espécie humana e são produzidos no sistema genital do homem, mais precisamente:

a) nos ductos eferentes.

b) no epidídimo.

c) nos túbulos seminíferos.

d) na próstata.

e) no testículo.

Questão: 2

Após serem produzidos, os espermatozoides ficam armazenados até o momento da eliminação (ejaculação). Durante o período de armazenamento, essas células também adquirem mobilidade, tornando-se aptas a nadar em direção ao ovócito. A região onde os espermatozoides ficam armazenados é chamada de:

a) testículo.

b) glândula seminal.

c) túbulo seminífero.

d) epidídimo.

e) próstata.

Questão: 3

O sistema reprodutor masculino, além de produzir os gametas masculinos, é responsável por sintetizar nos testículos um hormônio bastante importante. Marque a alternativa em que está indicado o nome desse hormônio.

a) Insulina.

b) Hormônio do crescimento.

c) Progesterona.

d) Adrenalina.

e) Testosterona.

Questão: 4

A vasectomia é um método contraceptivo que impede a liberação dos espermatozoides na ejaculação. Nesse processo, é realizada uma secção em qual parte do sistema genital masculino?

a) Uretra.

b) Pênis.

c) Testículo.

d) Ducto deferente.

e) Epidídimo.

Questão: 5

O pênis é o órgão masculino responsável pela cópula. Nele existem porções de tecido erétil denominadas de

a) corpo cavernoso e corpo esponjoso.

b) corpo esponjoso e corpo caloso.

c) corpo erétil e corpo cavernoso.

d) corpos esponjoso e corpo espaçoso.

Respostas

Questão: 1

Alternativa “e”. Os espermatozoides são produzidos nas gônadas masculinas, que são chamadas de testículos e encontram-se localizadas na bolsa escrotal.

Questão: 2

Alternativa “d”. O epidídimo é o órgão responsável por proteger, estocar e garantir a maturação dos espermatozoides.

Questão: 3

Alternativa “e”. A testosterona é um hormônio produzido nos testículos pelas células intersticiais, também chamadas de células de Leydig.

Questão: 4

Alternativa “d”. Na vasectomia, é realizada uma secção no ducto deferente que impede o transporte do espermatozoide do epidídimo até o ducto ejaculatório.

Questão: 5

Alternativa “a”. O pênis é formado por três porções de tecido erétil, sendo dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso.


Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-sistema-reprodutor-masculino.htm