Durante a comemoração do aniversário do Heitor, foram consumidos 35 do bolo. No outro dia, pela manhã, Heitor comeu 12 do que restava do bolo. Sendo assim, a fração que representa a quantidade de bolo que ainda resta é:
A) 2/3
B) 1/4
C) 1/5
D) 2/5
E) 1/10
Questão: 2
Para incentivar a prática esportiva na escola, foi realizada uma pesquisa com os estudantes sobre qual é o esporte favorito dos estudantes da instituição. Dos 350 estudantes entrevistados, 200 afirmaram que o esporte favorito é futebol, 120 voleibol e o restante afirmou que prefere outros esportes. Nessas condições, a fração que representa a razão entre o total de estudantes que preferem futebol e o total de estudantes entrevistados é:
A) 2/5
B) 1/6
C) 1/3
D) 2/7
E) 4/7
Questão: 3
Em uma sala, 60 alunos realizaram uma prova de Geografia. Deles, 2/5 tiraram nota acima de oito, 1/3 tirou entre seis e oito e o restante tirou abaixo de seis. Sabendo que a média dessa escola é 6, a quantidade de estudantes que tiraram nota abaixo da média foi de:
A) 16
B) 15
C) 12
D) 9
E) 8
Questão: 4
Analise as frações a seguir:
I. 95
II. 93
III. 13
As frações listadas podem ser classificadas respectivamente como:
A) Própria, impropria e aparente
B) Própria, aparente e imprópria
C) Imprópria, própria e aparente
D) Imprópria, aparente e própria
E) Aparente, imprópria e própria
Questão: 5
Uma sala de aula possui 24 alunos, sendo que 8 são meninas e 16 são meninos. A fração que representa a quantidade de meninas em relação ao todo é:
A) 1/3
B) 1/4
C) 2/3
D) 1/2
E) 4/3
Questão: 6
Durante a eleição de síndico de um condomínio, 1/3 dos moradores votou no candidato A e 2/5 votaram no candidato B. A fração que representa o número de eleitores que não votaram em nenhum dos candidatos é:
A) 11/15
B) 1/15
C) 2/15
D) 1/5
E) 4/15
Questão: 7
Uma herança será repartida entre 3 herdeiros. Mariana é uma das herdeiras, e ficará com 1/4 dessa herança. Matheus ficará com 2/5. O restante é do Jovair. Então a fração que representa a parte da herança do Jovair é:
A) 3/20
B) 7/20
C) 13/20
D) 7/10
E) 13/10
Questão: 8
Julgue as afirmativas as seguir:
I – Toda fração imprópria é um número maior que 1.
II – Toda fração própria é um número menor que 1.
III – Toda fração aparente é um número inteiro.
Marque a alternativa correta:
A) Somente a I é falsa
B) Somente a II é falsa
C) Somente a III é falsa
D) Todas são verdadeiras
Questão: 9
(Enem 2020) Foi feita uma pesquisa sobre a escolaridade dos funcionários de uma empresa. Verificou-se que 1/4 dos homens que ali trabalham têm o ensino médio completo, enquanto 2/3 das mulheres que trabalham na empresa têm o ensino médio completo. Constatou-se, também, que entre todos os que têm o ensino médio completo, metade são homens.
A fração que representa o número de funcionários homens em relação ao total de funcionários dessa empresa é
A) 1/8
B) 3/11
C) 11/24
D) 2/3
E) 8/11
Questão: 10
(Enem 2016) No tanque de um certo carro de passeio cabem até 50L de combustível, e o rendimento médio desse carro na estrada é de 15 km/L de combustível. Ao sair para uma viagem de 600 km, o motorista observou que o marcador de combustível estava exatamente sobre uma das marcas da escala divisória do medidor, conforme figura a seguir.
Como o motorista conhece o percurso, sabe que existem, até a chegada a seu destino, cinco postos de abastecimento de combustível, localizados a 150 km, 187 km, 450 km, 500 km e 570 km do ponto de partida.
Qual a máxima distância, em quilômetro, que poderá percorrer até ser necessário reabastecer o veículo, de modo a não ficar sem combustível na estrada?
A) 570
B) 500
C) 450
D) 187
E) 150
Questão: 11
(Enem 2020) Uma empresa de ônibus utiliza um sistema de vendas de passagens que fornece a imagem de todos os assentos do ônibus, diferenciando os assentos já vendidos, por uma cor mais escura, dos assentos ainda disponíveis. A empresa monitora, permanentemente, o número de assentos já vendidos e compara-o com o número total de assentos do ônibus para avaliar a necessidade de alocação de veículos extras.
Na imagem tem-se a informação dos assentos já vendidos e dos ainda disponíveis em um determinado instante.
A razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos desse ônibus, no instante considerado na imagem, é:
A) 16/42
B) 16/26
C) 26/42
D) 42/26
E) 42/16
Questão: 12
(Enem 2013) Em um certo teatro, as poltronas são divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram vendidas.
A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é
A) 17/70.
B) 17/53.
C) 53/70.
D) 53/17.
E) 70/17.
Alternativa C
Se no primeiro momento foram consumidos 35 do bolo, então restaram 25, pois 5 – 3 = 2. Agora, calculando 12 de 25:
25⋅12=210
2:210:2=15
Questão: 2
Alternativa E
Calculando a fração irredutível:
200:50350:50=47
Questão: 3
Alternativa A
Sabemos que 2/5 mais 1/3 tiraram nota acima da média, e que havia 60 alunos na sala, logo o número de estudantes abaixo da média x pode ser calculado por:
x=60−25⋅60−13⋅60
x=60−1205−603
x= 60 − 24 − 20
x=16
Então 16 estudantes ficaram abaixo da média.
Questão: 4
Alternativa D
I) 95 é imprópria, pois o numerador é maior que o denominador.
II) 93 é aparente, pois 9 : 3 é um número inteiro.
III) 13 é própria, pois o numerador é menor que o denominador.
A ordem correta é imprópria, aparente e própria.
Questão: 5
Alternativa A
Sabemos que há 8 meninas no total de 24 alunos, logo a fração será:
824
Note que é necessário simplificar essa fração:
8:824:8=13
Questão: 6
Alternativa E
Calculando a soma de 1/3 com 2/5:
13+25=5+615=1115
Calculando o total de eleitores que não votaram:
1−1115=15−1115=415
Questão: 7
Alternativa B
Calculando, temos que:
1−14−25
20−5−820
720
Questão: 8
Alternativa D
I – Toda fração imprópria é um número maior que 1. (verdadeira)
Como o numerador é maior que o denominador, então o resultado da divisão será maior que 1.
II – Toda fração própria é um número menor que 1. (verdadeira)
Como o numerador é menor que o denominador, então o resultado da divisão será menor que 1.
III – Toda fração aparente é um número inteiro (verdadeira)
A fração é aparente se a divisão for exata, ou seja, um número inteiro.
Questão: 9
Alternativa E
Dados:
Sabemos que:
(14h+23m): 2=h4
Então, temos que:
14h+23m=h2
23m=h2−h4
23m=2h−h4
23m=h4
2⋅4 m = 3h
8m = 3h
m=38h
Queremos encontrar a razão entre o número de homens e o número total de funcionários. Sabemos que o número total de funcionários é a soma h + m, portanto:
hh+m
Substituindo m pelo valor encontrado anteriormente:
hh+38h
h8h+3h8
h11h8
h⋅811h
8h11h
811
Questão: 10
Alternativa B.
O marcador de consumo de combustível indica que foi gasto 1/4 do combustível, logo restam 3/4. Como no tanque cabem 50 litros e o automóvel faz 15 km/L, com um tanque é possível percorrer 50 · 15 = 750 km. Agora basta calcular 3/4 de 750:
34⋅750
22504
562,5
Questão: 11
Alternativa A.
Sabemos que há um total de 16 assentos vendidos entre os 42 acentos, logo a fração desejada é 16/42.
Questão: 12
Alternativa A
Há 17 cadeiras ocupadas entre as 70 cadeiras do setor, logo a fração desejada é 17/70.
Fonte: Brasil Escola - https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-fracoes.htm